julho 28, 2009

Tesourinho deprimente - A diferença entre bingo e Poker



Este domingo tiltei graças a um companheiro que fez uma jogada de mestre de bingo.

Eu raisei UTG com QQ (obviamente) para 275 blinds 100-50 e recebi call de outro conhecido binguista em utg+1 e do tal companheiro na SB.

Vamos analisar os calls
utg+1= só pode ter um par obviamente e mesmo assim um par de mrd pois ao dar call em utg+1 vai dar odds (aquela coisa que tambem existe no jogo de bingo) para a SB e a BB darem call
SB= tinha as odds correctas para dar o call com any 2

O pot ficou simpático com 825.
O flop vem Ts 9s 2x

O companheiro check eu em utg beto 700
utg+1 faz fold e depois de """"pensar"""" o tal companheiro dá call. Obviamente o Pensar está dentro de muitas aspas pois isso é relativo. Em que pensa um jogador de bingo? Obviamente não é quais são os números que os outros jogadores têm no seu cartão mas sim preciso do numero X para fazer Bingo!!!
Ao invés um jogador de poker deve pensar:
a) qual o range do adversário naquela posição
b) tem jogado muitos pots?
c) quais foram as mãos que eu vi do meu adversário?
d) que mãos estou eu a frente?
e) que mãos estou eu atrás?

o turn veio um 5x
e para um pot de 2225 eu betei 1900 o nosso amigo tinha 2000
ele torna a pensar e vai all-in eu dou call

Ele vira J9off vs as minhas QQ

River 9 e o companheiro em causa grita bingooooooooooooooooooooooooooo!

Por isso, e como diz o Tacuara, não tens nutts aka bingo, procura que ele vai bater!!!

NOTA DO EDITOR: A jogada descrita pelo Yuran é esta aqui em baixo. As odds no flop eram de 79/21% e no turn de 89/11%. Como no FutPoker.org o objetivo é discutir jogadas com pedagogia, de forma a podermos evoluir identificando os nossos erros, e não personalizar críticas, os participantes na mão foram "anonimizados". Todos temos os nossos maus momentos, tanto no poker como na vida, tendo de saber viver com isso.

12 comentários:

Beto disse...

ahaha...q pissada mais linda

petersimon69 disse...

Hoje vou dar uma opinião... embora nao seja um jogador tecnico nem analitico!
Sem dúvida que ganhou quem a partida tinha menos hipoteses e que em situações "normais" é sempre mal jogado!
Mas é aqui que eu quero contrapor um ponto!
A analise tambem tem se ser feita em relação ao jogador que se enfrenta e as jogadas anteriores!
O yuran muitas vezes faz estes push sem "nada" e axo que já não é a 1ª vez que estas situações lhe acontecem... e até nos seus reports dos torneios nos ensina que por vezes "provoca" situações semelhantes.
Ontem a grande pissada da noite foi minha ... sem dúvida! Mas se joguei mal e fui feliz tambem foi porque o OQC (mestre) já por duas vezes tinha feito all in quase seguido... e além disso eu não estava a colocar o meu torneio em jogo!
Arrisquei... tive muita sorte..

angelonly disse...

Stars e sala das pissadas:S

yuran disse...

Peter Peter

Os jogadores podem/devem analisar o jogador contra quem estamos a jogar contudo a pergunta que devemos fazer a nós proprios é:" se fosse contra outro jogador dava o call?"
a) sim
b) não

se a resposta for a) então devemos dar o call pois estamos realmente fortes

se a resposta for b) devemos fazer outra pergunta a nos proprios

b1) esse jogador as vezes tambem tem jogo
b2) ou será que é preto e sempre que faz esse movimento tem air?

Se a resposta for b2) devemos dar call pois este jogador é weak e penas faz esse movimento com air

Se a resposta for b1) devemos fazer outra pergunta a nós próprios

b.1.1)fico vivo se der o call? tenho odds para dar o call? quais as mãos contra as quais ganho/perco?

Devemos ser disciplinados. A unica mão que ele me podia colocar e que estava a frente era AK e com AK será que eu colocava o meu torneio em risco ? tinha 2k antes de fazer a bet no turn logo estava na média não iria betar no turn se não soubesse que estava muito a frente!

Ainda pensei que fossem brincar e dizer que eu nao larguei top pair ao que eu ia dizer que nao tinha sido eu dar o call

como nota final digo apenas 1 coisa: esse mesmo jogador que ficou
1) com 6,5k em 1º lugar
2) com 32 jogadores left
3) o segundo classificado tinha apenas 3,5k
4) as blinds estavam a 100-50

Mesmo assim nem no top 15 conseguiu ficar ...

Um jogador tem que ser metodico e nao pode dar o call porque esta a jogar contra o jogador A) ou B)

Porque eu já vi isso tenho jogado "os circos" de forma diferente... jogo menos maos e escolho melhor os spots pena ( ou não ) que ainda não tenham reparado

I rest my case

Neon disse...

Grande piçada Yuran, "parabéns" :S

petersimon69 disse...

Concordo Yuran!

Bem explicado!
E também te estava a colocar com AK ou AQ...
De qq modo disse que era mal jogado da parte dele... eu não faria o call
só chamei a atenção que quando se analisa uma jogada muitos factores devem ser considerados!
Obrigado pela lição! E sim já reparei que tens jogado diferente!
Abraço!

Gato disse...

Viva,

Vou finalmente pronunciar-me sobre a mão.

Não vou revelar algumas ilações que tenho retirado sobre o jogo do Yuran, por respeito a um amigo e até porque há adversários comuns que vêm ler este blog, mas basta estar atento para entendermos algumas jogadas.

Sim, o nosso craque do poker live mudou por completo a abordagem aos Circos e está com stats impressionantes em termos de disciplina de jogo. Fiz o upload do torneio para o sistema de análise da Cardrunners e, se não tivesse acompanhado essa evolução, teria ficado estupefacto.

Contra um field como o nosso, tão heterogéneo e imprevisível, inventar ou enveredar pelas jogadas criativas é a pior política possível. O Yuran percebeu isso e, muito bem, ajustou o seu game.

Agora vamos à mão em concreto. Vou esquecer o resultado. Se estivesse na mesa, aquele raise de 279 fichas para mim era significado de 7 mãos possíveis: qualquer par TT+ ou AKo ou AKs. Suficiente para impor respeito mas atractivo ao ponto de pelo menos a bb dar call quase que pelas pot odds.

Se estivesse em UTG+1, e tendo posição, só com uma mão credível entraria no barulho. Todavia, jamais faria 3bet. Sempre flat call porque isso deixaria o Yuran sem posição e sem leituras. É aí que o Yuran comete o primeiro erro: manda bocas no chat ao UTG +1 pelo facto dele apenas dar call. Logo aí riscava AA e KK, provavelmente os AK, e reduzia o range a TT (duvidoso...), JJ e QQ em face da preocupação de ter de jogar uma board contra overcards fora de posição e eventualmente em multiway se algumas das blinds se envolvesse.

Perante uma board traiçoeira, por poder gerar vários draws, o Yuran sai a disparar diz logo ao Vilão da BB que, se ele fizer shove, dá call. A partir daí, a mão está face up: overpair, votaria em JJ/QQ. Com trio de Dezes, o Yuran tentaria extrair valor da mão checkando atrás ou betando mais light.

A partir daí, há um péssimo call do vilão no flop, quilómetros atrás, e uma decisão ainda pior no turn, anos-luz atrás. Mesmo assim, havia 5 outs que davam o triunfo na mão ao referido jogador, e bateu um deles. Em 100 jogadas destas, o Yuran ganha 89 e o adversário somente 11.

Esse dado puro e duro é mais forte e esclarecedor do que qualquer consideração subjectiva.

Peter, se estiveres atento ao que o Yuran escreve, e retira os floreados e a parte da azia, que é sempre complicada de gerir, ele está a dar-te armas que podes usar para melhorar o teu raciocínio, o teu jogo, logo cometeres menos erros jogando contra o próprio Yuran.

Agora, o que eu vou dedicar ao próprio Yuran será a tradução e publicação de um trecho do livro do Harrington sobre table image. E amanhã, provavelmente, vou desafiá-lo a comentar outra mão que ocorreu no mesmo torneio. Para variar, uma daquelas em que o vilão jogou ainda pior do que sucedeu neste caso do "binguista". Porém, o Yuran ganhou. E os adjectivos, tal como as análises às mãos, não devem ser "result oriented".

Abraço.

Gato disse...

Faltou apenas referir que, quando a jogada polémica ocorreu:

- O Yuran estava na mesa há 31 mãos e tinha stats de 10% VPIP e 7% PFR.

- Tinha raisado uma small blind vs limp do Caco. Levou pote com push no river.

- Tinha raisado uma middle position (132 para bb 50). Ganhou pre-flop.

- Ou seja, não teve showdowns e, em 31 mãos, não se mexeu em early position.

- São dados determinantes para a leitura do posterior raise UTG e definição do range de mãos agregado ao mesmo.

Abraço.

Leozzuca disse...

Cada um joga como quer, ele pagou pq o Yuran tem fama de blefão...hahahhahahaha e dessa vez si deu mal ...
SHIT HAPPENS....

Tacuara disse...

Vou apenas falar do que é discutivel na mão:

-não desgosto do check/call da SB no flop. ele vai tar ali a cbetar praticamente tudo e, por isso, também dou call para ver a acção no turn

-como é óbvio, a única acção possivel no turn da SB é check fold

Yuran, confirma-me 1 coisa. Há uns dias ouvi a teoria de que em casos como este se deve fazer aquilo que fizeste...de apostar praticamente toda a stack do villain, mas não toda, por um simples aspecto psicologico de ele ter que fazer re-raise all in (e que à 1a vista pode parecer estupido mas tem lógica). Foi com base nisto o montante que apostaste no turn ou nada a ver?

yuran disse...

gato quase que vomito com essas minhas estátisticas :p tão tightzinho que eu ando :S

agora quanto a mao que falas eu sei qual é

é uma mao contra aquele sr de cabelo branco que se chama martins acho eu :D

ele fez limp utg e eu que tenho notas sobre todos os jogadores tinha anotado que ha 5 circos ele fez o mesmo com AQ e ha 3 circos tinha feito com AK. Logo fui buscar a fotografia tirada no passado eu estava ou no botao ou co sei que era dos ultimos a falar pre-flop e vejo KT de ouros e faço limp
as blinds acho que deram call
o flop foram undercards com 2 ouros e ele betou 200 ou seja uma overbet. Logo aqui eu pensei se ele tivesse por exemplo um par ( coisa que ainda nao tinha feito em circos anteriores ) e tivesse acertado o flop aka feito trio nao ia fazer overbet alias ele é muito do genero I only know how to slow play. entao eu aqui acho que ele tem mesmo um AQ ou AK.
no turn bateu o K e ele mandou outra calhoada e quando digo calhoada é mesmo uma calhoada de prai 900 e eu aqui coloco o jovem em AQ pois como disse anteriormente se ele tivesse o K ia fazer slow play alem do mais ainda tinha os outs para Flush logo coloco-o all-in e ele dá call com AQoff whatelse :D

espero que te tenhas percebido a mao mesmo antes de a colocares eu tenho uma cabeça do CRL

tacuara

aquela bet é por 3 razoes
btw convem explicar que havi possibilidade de St8 draw e Flush draw na board

a) primeiro nao da odds ao adversário para dar o call
b) mostra o adversário que eu estou commited e mesmo que ele vá all-in eu dou call
c) depois obviamente tambem ha o factor psicologio : " o pah o gajo não foi all-in pq? :D" mas também não posso explicar tudo

Gato disse...

Yuran,

Estavas a jogar tão poucas mãos que claro que te lembravas da jogada, ó tightzinho. Tem cuidado que essa cabeça é um super-computador... eheh

E também já sabia que não te ias segurar e explicar logo a situação nos comentários. Depois coloco na página principal.

Quanto às notas, foram importantes, mas o senhor Jmsmr é daqueles que nem engana. Na base de dados que uso actualmente, tem 4,8% PFR e faz 18 limps por cada 6 raises. Mesmo obtendo resultados dignos nas Divisions 1 e 2 da Pokerstars, tem um estilo que se manteve igual desde que começou a jogar connosco.

No turn ele mete 950 deixando 45 para trás.

E sim, contra este tipo de jogador eu também não tribetaria na small blinds com KTs.

Enfim, vwp da tua parte.