julho 07, 2009

Pokerpt Series Etapa #14 by Zeca Diabo

AOS FUTPOKER´S
Gostaria de endereçar um abraço, ao ALVIM que realizou um torneio verdadeiramente ao seu nível, agressivo, facilmente a dobrar a stack, depois baixando um pouco, e numa mão com um bom movimento, é traído por aquele 6 no river, verdadeiramente injusto, mas sei que tu, tal como eu, não somos daqueles de chorar a sorte.
Tiveste bem e ao teu nível, parabéns AMIGO, porque tenho o prazer de te poder chamar AMIGO, sabendo que é recíproco.
Depois disto e também por isso, e essencialmente por respeito ao extraordinário trabalho realizado pelo GATO, o mínimo que posso fazer é contribuir com a minha humilde explicação sobre o meu torneio.
Tinha como estratégia para este torneio, com 5k iniciais, blinds de 15m, uma boa estrutura, na 1ª hora jogar um poker sólido, em poucas mãos, para tentar subir às 7k e nunca baixar as 4k, sabendo todos nós que por vezes as mãos e os flops alteram as nossas estratégias. Cheguei as 8,5k tive 3,8k, acabei a 1ª hora com 6,2k.
Na 2ª hora tinha como estratégia dobrar a stack, sabia que pagava a 15, normalmente no final da 2ªhora estaríamos com um pouco menos de metade dos jogadores cerca de 40, dado ser um torneio em média para 4h30/5 horas, em suma, se tivesse entre as 12k/15k estaria na média ou um pouco acima desta, o que me daria alguma segurança para na 3ª hora ter espaço para jogar um poker um pouco mais agressivo.
Chego as 8.5k quase a meio da 2ª hora e recebo na BB 99, blind (ou 75-150 ou 100-200) um raise de 600, um call da sb, eu dou call.
flop TJT.
Sb dá check, eu check, o raise de 600 pré flop, dá bet de 1250, sb dá call, e eu penso um pouco, e dou call.
Turn 8,
sb check, eu check, bet 1250, sb call, e eu call.
River 2,
Sb call, eu a falar, temos todos a mesma stack para trás 5k o pote tem mais de 9k, e eu desde o flop que penso estar perante AK ou AQ, e par mais baixo que o meu, com aquela aquela bord, não posso dar call, e meto 2k, porque fico com 3k para trás o que ainda me deixa mais ou menos vivo, e o pote justifica, em suma, fold e fold, passo para as 14.7k.
Até aqui julgo que faço um torneio relativamente interessante, depois, uma situação chata, como alguns sabem, estava a trabalhar na fil ao mesmo tempo em que decorria o torneio, recebo um cliente e fico por momentos sit out, momentos esses que coincidem com as minhas blinds, perdi a possibilidade de as defender, mas pior que isso, fiquei sem a preciosa almofada do tempo, aliás cheguei a comentar isso com o Nveiga que estava comigo na sala do Circo, que entretanto começara.
Vem a mão suicida, a penúltima mão, antes do 2º intervalo, na SB, recebo QQ.
Vou descrever a jogada toda seguida e depois dar a explicação aos meus movimentos.
Utg -1 raise 900, sb call, eu call, BB fold
folp, K ouros, 5 copas, 9 ouros,
sb check, eu check, utg -1 check,
turn T copas
sb bet 2.4 k, eu raise 5.7k, utg-1 fold, sb all in, eu fico com 6k para trás, no pote estão 14.1k, mais o all in dele, (ele é o guga28 que acabou em 3º no torneio) o que no caso de ganhar ficaria com 26k, e dou call.
sb – QJ sequência, e eu QQ.
River já não interessa é posterior à acção.


AOS FUTPOKER´S, gostava que mediante esta acção comentassem o que fariam em cada movimento, pré-plop, pós-flop, e pós turn.
Quanto a mim, acho que:
Joguei mal pré-flop, engordar o pote quando já la estavam 2.1k, acho que um reraise para umas 4bb assustava.
Joguei mal pós-flop, porque teria de confirmar se o utg-1 tinha K, mesmo correndo o risco de com aquele flop a sb pagar.
Por estranho que vos pareça, acho que não joguei mal, pós turn, e passo a explicar:
O jogador utg +1 era um jogador muito sólido, ia com boas mãos, na mão dele coloquei-lhe um K, e era jogador para com K realizar os movimentos que fez, além do mais tinha posição. O jogador na sb, era um jogador agressivo, com jogo betava aquele flop, logo, por isso não lhe via um K na mão.
Quando bate o 10 no turn, ele beta 2.4k um pouco acima do pote, eu coloco na mão dele, varias hipóteses, cor, com 2 ouros e 2 copas a mais forte, AT a seguir, e ainda AJ para sequencia, por isso, incomodava-me bem mais o utg +1 naquele momento, mas achava que dando call, seria também um easy call para o utg+1 ele tinha para trás 10k, e eu tinha de saber a mão dele antes do river, daí ter raisado para 5.7k, deixando para trás 6k o que ainda bem deixado vivo naquela fase do torneio, não sendo de todo o mais aconselhável. o utg+1 dá fold, fico descansado uns segundos, porque a seguir vem o all in da sb, volto a ter de repensar tudo, pior a repensar em 14 segundos, sem a almofada do tempo. Penso rápido e volto a chegar a mesma conclusão K não tem, e o 10 melhorou-lhe a mão era um dado que tinha como seguro, pensei tem AT, tendo ainda ido ao trio T, jamais fui, à sequência feita, não lhe via uma Q na mão tinha duas, pouco provável, por isso arrisquei o torneio ali, sabendo que podia perder no river, de várias formas, mas achava que no turn estava à frente e saltaria para 26k, ou seja estando 43 jogadores em jogo seria uma boa porta pelo menos para os prémios.
AOS FUTPOKER´S que investiram $5 pela minha participação, as minhas mais sinceras desculpas, por isso, façam agora o favor de se vingarem com todas as criticas possíveis e imaginárias, mas sempre com elevação, porque tal como o meu avô me dizia…”oh puto aprende a ouvir o dobro daquilo que falas, que é para quando falares perceberem metade daquilo que dizes”

ZECADIABO72

8 comentários:

Gato disse...

Amigo, Zeca, já ia meter aqui a tua mão mesmo que não escrevesses a crónica para cumprir com um pedido do Mac81 sobre SQUEEZES.

A situação da tua eliminação é o spot perfeito para uma ESPREMIDELA.

Com Damas, perante raise e call, não queres ver flops contra dois vilões. Por isso, não estás interessado em simplesmente engordar o pote.

O SQUEEZE ali era um shove com praticamente any2. Tendo uma premium, como Damas, nem havia que hesitar. Eram 1800 fichas baratinhas que recolhias.

O panorama de sonho para um SQUEEZE é um raise de um jogador loose e um call de um player mais tight. Ao dar call ao invés de 3bet, esse caller está a mostrar que a sua mão precisa de ser melhorada na board. Por isso, quem está na big blind, se shovar ou pushar com força, cria um grave problema a quem fica ali entalado. O raiser loose não pode dar call porque tem em princípio um range mais alargado e ainda está outro para falar. O caller se tivesse mão para dar call a um all-in teria certamente tribetado pre-flop. Em praticamente todos os cenários EM QUE O ALVIM NÃO ESTEJA E ENVOLVIDO, a big blind leva o pote.

Neste caso das Series, o raiser tem imagem tight. No entanto, esse factor é compensado pela força da mão do Zeca. Com Damas, justifica-se o shove. Era o meu movimento ali. Com Damas, não vou querer, de forma alguma, dar um flop barato aos vilões. Nem é preciso explicar porquê.

Na board, aplico um ditado popular: o que nasce torto, tarde ou nunca endireita. Aceitei o raciocínio que o Zeca me deu na altura, mas com 6k para trás, sinceramente não me estou a ver a dar call ao shove no turn. Ficava com 20 bb's e ainda tinha todas as condições para recuperar.

Zeca, obrigado pelas tuas palavras e parabéns pela capacidade de auto-crítica e reflexão sobre o jogo. Um grande exemplo, o teu. Assim, tipo, como tu. ehehe Abraço.

Tacuara disse...

Desde já parabéns aos 2 pelo torneio que realizaram.

Passando ao comentário da jogada, concordo com praticamente tudo o que dizes. Em pré flop devias ter dado re-raise para +- 3k. No flop deves apostar e se levares call é porque há um K ou um draw e aí tens que controlar ao máximo o pote.

Algo que não fazer no turn e por isso aí já nao concordo contigo. A que se deve o mini raise? Para o jogador estar a bettar sem posição é porque tem que ter ali alguma coisa e não vai estar a apostar em draw. Ele não vai apostar nada menos que um K e por isso estás perdido na jogada.

No entanto..quem nunca cometeu erros destes?

Força nisso e abraço

mac81 disse...

zeca, fizeste um bom torneio e parabens por isso mesmo,como dizes e bem,se ganhavas ficavas muito bem...no entanto eu ali ou teria feito allin pre flop...no entanto o meu poder de raciocinio nao é tao bom como o vosso por isso posso tar a pensar mal mas era o k fazia,mas como diz o tacuara,kem nao faz erros?grande abraço para ti e para o alvim tb...gg aos 2.

gato,obrigado pela explicaçao,vou ter de ler 2 ou 3 vezes para assimilar mas ja deu para entender,abraço

yuran disse...

zeca terei todo o prazer em analisar as jogadas mas agora nao posso ... :D

li na diagonal e vi o video da ultima jogada mas posso apontar desde já 3 erros

pre-flop

1º QQ no butão
raise de um jovem MP ( nao sei quem é ) mas tu que estavas lá devias conhecer melhor que eu. Depois da Sb fazer complete ao raise do jovem só tens uma hipotese fazer um raise.

perguntas a colocar
a) o raiser inicial é tight ou loose
b) qual é o range dele
c) a Sb o que terá para dar call

depois de responderes a estas 3 perguntas devias escolher o raise a fazer para jogar em HU e nunca contra 3 jovens

nota que eu falo em raise e nunca em shove ou squezz
tens QQ se fores contra um AK esse jovem só tem 6 outs :D
queres maximizar a mao e nao perder valor
btw contra outro par mais baixo estavas a frente 80-20

Pós Flop
kd 9d 5h

aqui 2 erro grave
pq ? 1 tens uma overcard na board e um possivel FD

a sb check e tu check???
porque???

estavas a espera do raiser inicial para dar call? LOL

aqui tens que apostar para ver as reacções dos teus adversários e para poderes comandar o pot.


O teu check deu um free card que no turn te matou

3 erro turn

a Sb que tinha checado o flop beta e tu que achas que estas a frente 3betas o jovem até aqui tudo bem nada a apontar. Quando ele vai all-in cometes o teu erro fatal. tinhas +6k para tras e tens que foldar pois nao estas a frente de nada. Pq ?

1) num torneio de 50$ apenas um idiota shova sem ter a melhor mao. Chama-se shovar for value
2) a meu ver pensas-te que ele estaria em Flush draw para dar o call que nessa altura era a unica coisa que estavas a frente
mas les mal a mão pq
2.1) O jogador da SB da call a um raise do adversário pre-flop
2.1.1) para dar call a um raise deves ter uma mao melhor do que quando tu abres o pot com um raise
2.1.2)Como ele apenas deu call e o mais natural era tu tb dares pois ficavas com pot odds o range de maos seria: o tradicional:
Ax suitted - tight
um par - tight
AQoff - tight
AToff, AJoff, KQs/o , Kjs/o, QJs/o ou um qualquer suitted connector - caso dos jogadores mais looses
2.1.3) como ele era o primeiro a falar no flop podia ter batido no seu K e resolvido nao betar e esperar a acção se desenvolver, podia estar em FD, podia estar a Gutshot pois estava lá um K e um 9 e ter feito pot control ou esperar um raise para fazer check / raise.
2.1.4) logo o all-in dele tem que ser respeitado pois ele podia ter acertado k no flop, ou estava em gutshot e bateu ou fez 2 pares e tu com 6k ainda tinhas 20BB relembro que as blinds estavam a 150-300 logo o call no turn é o teu 3 erro.

BTW só me apetece acrescentar uma coisa temos 2 ouvidos e uma boca devemos ouvir 2x mais do que aquilo que falamos :S bem sei que nao sou o melhor exemplo mas :D

bem tenho que ir e melhor sorte para o solverde

slowplay é EV-

petersimon69 disse...

Boas Zeca!

Já tive oportunidade de te dar os parabéns!

Como todos sabem sou a pessoa menos técnica aqui na futpoker e jogo por regras feitas por mim!

No meu entender o erro é quando no flop sai K e não raisas (eu raiso para saber quem tem K) ou saltam eles ou salto eu...

Abraço!

Gato disse...

Viva,

Porque penso ser interessante para o debate, eu e o Sapo mostrámos a jogada ao Sonazol street by street, sem ele saber o desfecho, para ir dizendo como jogaria sem estar condicionado pelo resultado:

PRE-FLOP: Raise para 2.900

FLOP: bet de 3k

TURN: Não concordando com a linha seguida pelo Zeca, mas pronunciando-se "as played", shove à bet do vilão.

Gato disse...

Agora outra nota para reflexão.

Quando a acção chega ao Zeca, estão 2300 fichas no pote. Se ele executar uma 3bet normal, vai raisar a modos que para 2900, por exemplo.

O pote fica com 4.900 fichas.

O primeiro vilão tem de meter mais 2k num pote de 4,9k quando já tem 900 lá dentro.

Basicamente, basta-lhe uma mão que dê 40% de garantias de vitória. Matematicamente, qualquer mão decente que justifique um open raise também justifica o call pre-flop.

A jogada pode funcionar devido ao tal efeito de "squeeze" em relação ao Vilão 1, e levar este a foldar com receio de ficar entalado pelo movimento do Vilão 2.

Mas depois, o Vilão 2, que supostamente terá de ter uma mão com potencial para ter dado call ao raise, mas não um monstro que justificasse 3bet, volta a ter odds para continuar na luta. Todavia, está fora de posição.

Se houver um call à 3bet, o pote fica descontrolado com 6.900 fichas. A partir daí, qualquer movimento no flop vai deixar o Hero commited, com o risco de bater em overcards, como aconteceu "as played".

Daí a linha que defendi anteriormente.

Pedral19 disse...

.. ai uma 4bet pre flop era o que devias ter feito..

depois do teu call... so tens uma hipotese check check check... fold a qualquer bet..