julho 02, 2009

Quem deve suceder a Lucho González no FC Porto: Javier Pastore ou Diego Buonanotte?


O FC Porto vendeu Lucho González por 18 milhões ao Marselha, em negócio que pode atingir os 24 milhões mediante pressupostos desportivos estabelecidos.. Creio não haver grande discussão sobre o facto de El Comandante ter sido o jogador mais marcante da Liga portuguesa nas últimas 4 temporadas. Agora, abre-se o dilema. Como deve o FC Porto gerir a sucessão de Lucho González? Na berlinda estão dois nomes, também eles argentinos. Javier Pastore, do Huracán, e Diego Buonanotte, do River Plate.
Nos comentários darei a minha opinião sobre ambos, mas teoricamente enquadram-se no perfil definido pela SAD azul e branca. São jovens e têm margem de evolução, embora obriguem a algum investimento. Tendo em conta o que se está a passar no Benfica (chegada de Saviola) e Sporting (aposta em Matias Fernández), a saída de Lucho altera decisivamente os dados da balança com vista a 2009/10? Digam de vossa justiça.

8 comentários:

Gato disse...

Os bons jogadores custam dinheiro e, tanto Pastore como Buonanotte, não vão sair baratos.

Na balança está um problema de 30 centímetros de dimensão: Pastore mede 1,87m e Buonanotte somente... 1,57m.

Pastore é mais armador de jogo, mas parece-me lento. Antes de executar os passes tem tendência para baixar o ritmo, ao contrário do que sucedia com Lucho. Terá de adaptar-se, mas em técnica e visão de jogo, é impressionante.

Buonanotte é mais Rui Barros. Um jogador mais ofensivo, que remata melhor e marca golos, mas menos vocacionado para fazer a equipa crescer à sua volta. É uma figura por si só e claramente o melhor jogador argentino desta geração.

São estas decisões críticas que por vezes decidem campeonatos, mas conhecendo a forma como Jesualdo pensa e a SAD actuar, acredito mais em Pastore como alvo primordial. No entanto, como tanto um como outro têm de ser trabalhados e maturar as suas qualidades, Buonanotte poderia ser uma aposta com mais futuro se não me parecesse um jogador de maior vocação ofensiva, tipo para actuar na frente em 4x4x2 ou no vértice de um losango.

Sem El Comandante, é nesta aposta que o FC Porto não pode falhar.

abn0se disse...

Infelizmente acho que não devem andar muito preocupados com Violas e Violões... pelo que se tem visto num passado recente, caçam o primeiro camelo que lá passar à porta e em pouco tempo fazem dele o melhor jogador do campeonato... aiiii o que me custa dizer isto, mas tem sido a realidade...

Tacuara disse...

Não vi os vídeos mas do que sei do Buonanotte não me parece que fosse o jogador ideal. É um jogador muita frágil do ponto físico e penso que não se adaptaria ao agressivo futebol europeu

yuran disse...

quando coloquei o video do ramirez titular da Selecção do Brasil e jogador do SLBenfica um tal de gato disse e passo a citar " Ó Yuran, foda-se, agora é que me lixaste. Mas algum jogador é mau numa compilação de vídeo?

Por 7,5 milhões de euros tem de ser um craque para fazer a diferença. Agora, a ideia é substituir o Katsouranis ou esvaziar qualquer possibilidade do Aimar jogar se de facto se tratar de um "box to box" para 4x3x3?

....

Há ainda aquele pequeno detalhe da transição do futebol da tanga para a realidade das marcações cerradas e velocidade de jogo europeias.

....

Basta estares atento no vídeo para perceberes o quanto é bom o adversário dar 3 metros para a gente poder respirar com a bola.

Veremos por cá como se safa.

"

Bem mais uma vez muda os jogadores muda a opiniao - agora por videos ja se pode / deve analisar jogadores

muda-se o campeonato ( brasileiro ) / ( argentino ) e deixamos de ter 3 metrs para passar a ter 5 metros de distancia

muda-se de clube e jogadores e tudo ja pode acontecer mas eu ja sabia e tinha guardado esta posta para mais tarde...

o anao do Buonanotte ou o pastore sao bons jogadores mas nenhum se enquadra no esquema do fcporco

o pastore como tu dizes faz juz ao nome é tao rápido como um pastor de ovelhas.

o Buonanotte acho que em fisico ate perdia com qualquer juvenil. se vier nao joga 4 jogos seguidos.

tenho dito

mac81 disse...

eu acho k serao os 2 bons,mas vao precisar de tempo para se habituarem ao nosso campeonato,o unico senao é se conseguirao fazer eskecer o lucho...eu acho k nao,mas veremos

Veiga disse...

pelos videos gosto mais do Javier e ate é mais parecido com o LUcho.

abraço

Anónimo disse...

boas
pois eu axo k o gato devia dizer ao pintinho para nao ir buscar ninguem!!vai ser campeao outra x!!ou entao mandava regressar o ibson.
nezzi77

yuran disse...

o ibson é bom mas é um menino chorao

meh com o jesualdo lá ibson nao

nao sei se os dois seria jogadores para o porto na minha opinião o falçao era o jogador ideal para o porto e recuava o lizandro ou passava o rodriguez para o centro e o licha para a ala . não sei