agosto 19, 2010

Regras de torneios da Pokerstars: quando é legal pedir a alguém para jogar na nossa conta?

A situação relatada pelo José "Zeca Diabo" Ruivo no Mural veio ao encontro de uma posta que já tinha encaminhada em rascunhos e que pretendia clarificar um ponto essencial que escapa ao jogador comum: existem excepções autorizadas pela Pokerstars à regra normalmente veiculada de que as contas de cada jogador não devem ser partilhadas em caso algum.
Assim, o Zeca, estando a jogar um mtt de $50 de buy-in, chegou carregado com 170k aos últimos 29 sobreviventes do field, com a 4ª stack em prova. De repente, e mesmo tendo o seu ISP de internet a funcionar, aparentemente e sem um parecer técnico qualificado, de forma normal, perdeu a ligação ao servidor da Stars sem que para isso houvesse qualquer explicação plausível aos olhos de um leigo nessas matérias. Ao invés dos 9k pela vitória, que estavam na mira em face do bom percurso que vinha rubricando no torneio, o Zeca recebeu pouco menos de $500 apesar de ter "sobrevivido" até às 12ª posição.
Para casos destes é que temos de explorar o facto de sermos uma Comunidade numerosa, unida e recheada de bons jogadores, que podem socorrer alguém que tenha uma dificuldade pontual. Assim, chamo a atenção para este extracto das Regras de Torneios da própria Pokerstars:

Com algumas excepções (descritas abaixo), um jogador só pode jogar a partir de uma única conta durante um torneio e não pode 'ceder' o seu lugar a outro jogador a meio de um evento. A violação destas regras pode resultar em penalidades, que vão desde advertências até à desqualificação do torneio (com perda total ou parcial de ganhos) e à expulsão da PokerStars.

Apresentamos abaixo exemplos de excepções permitidas: estas têm o propósito de descrever exemplos de situações sérias, mas não planeadas, que fogem ao seu controlo.

Exemplos de questões que não estão fora do seu controlo e que são, portanto, proibidas incluem:

1. Ir dormir e permitir que outra pessoa termine o torneio.
2. Entrar num torneio, e depois apanhar um avião, ou embarcar em qualquer outra viagem pré-planeada, e pedir a um amigo que jogue com a sua conta até chegar ao seu destino.
3. Decidir terminar o Sunday Million em casa do João, pedindo-lhe que assuma a sua conta, enquanto faz o percurso de 30 minutos para chegar a casa dele.
4. Você e o seu amigo estão a jogar no mesmo torneio. Vocês combinam que, caso ele seja eliminado antes de si, ele passará a jogar com a sua conta.
5. O seu marido está fora da cidade durante o fim de semana, mas dá-lhe a sua palavra-passe. Liga-se à sua conta e à dele no mesmo torneio.
6. Chegou às últimas mesas de um torneio e alguém oferece-lhe o valor correspondente pelo seu lugar. Permite que o outro jogador entre na sua conta, ou continua a jogar, terminando o torneio de acordo com as instruções explícitas oferecidas por ele.
Até aqui vai tudo de encontro ao conhecimento empírico que qualquer jogador tem, mais ou menos das regras que deve seguir na gestão da sua conta e na preservação dos seus dados pessoais no sentido de não ter problemas com as salas, respeitando as regras elementares deste jogo. No entanto, a própria Stars define alguma excepções que devemos conhecer, daí ser importante investirmos sempre algum tempo a estudarmos as regras, condições e especificidades de cada sala antes de lá metermos dinheiro. Então aí vai:
Exemplos de questões fora do seu controlo e, portanto, permitidas, e sujeitas à comprovação da PokerStars com as devidas provas, são:

1. Uma tempestade atinge o local em que reside e provoca uma quebra de energia na área; liga a um amigo e pede-lhe que jogue na sua conta enquanto resolve a situação.
2. O seu filho está doente e tem que o levar ao hospital, por isso telefona a um amigo e pede que ele assuma a sua conta.
3. Está a jogar um torneio e perde o acesso à internet em sua casa devido a uma falha no seu ISP. Liga a um amigo e ele joga por si enquanto resolve a situação.
Creio que, numa interpretação abrangente do que sucedeu com o Zeca Diabo, a referida situação está perfeitamente enquadrada no ponto 3, dado que pode ter havido alguma falha no intercâmbio de dados entre os servidores da Stars e do ISP que o nosso amigo usa nas suas navegações pela internet. Enquanto tentasse "resolver a situação", seria assim lícito que o Zeca, ou qualquer um de nós, pedisse a "um amigo" que acabasse o torneio, rentabilizando neste caso a imensa stack que havia sido acumulada, comunicando depois a situação à Stars no sentido de que não existisse qualquer risco de penalização. Fica a mensagem para que, em casos futuros, não sejam desperdiçadas oportunidades de conseguir grandes resultados por culpa de complicações técnicas. É que há sempre algum futpokeriano a postos pela madrugada dentro para socorrer um Amigo em apuros!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

ora ai esta:)

estava a acompanhar o zeca nessa run que podia ser fantastica.
estranhei o facto de ele estar constantemente sit out.
falei-lhe varias vezes no chat, mas....não respondia.
achei estranho, bahhh

se esse lampião JA TIVESSE aceite o meu convite no msn.( 1 mes)..as coisas podiam ser resolvidas na hora, hehehehheehe.

abraço
MOLICEIROS

LBZy disse...

Eu para estes casos tenho o telemóvel do nezzi.

Mas era bom ter o msn de todos.

LBZy disse...

Já agora, Gato e existe alguma regra na Liga que proibisse que DONKS e PAIOSOS ganhassem descaradamente uma etapa da Liga como aconteceu ontem na Bwin onde o mesmo e com muitos pontos em jogo conseguiu correr com a maioria dos regulares que nesta etapa podiam ficar mais descansados na qualificação semestral?

Rikardovsky disse...

Exacto, que tenha o know-how podia criar um grupo do msn da Futpoker.

Quem me quiser adicionar ao msn faz favori --> rikardovsky@gmail.com

Greetz

Anónimo disse...

Boas,

A minha questão é como podemos comprovar com a pokerstars que houve falha de internet por culpa do isp?

Irá ser chato começar a usar esta ajuda e depois serem surpreendidos por alguma decisão da pokerstars...

Abraços,

Thundertrina

Gato disse...

João,

A Pokerstars tem sistema de segurança dos mais eficazes. Não podemos ser ingénuos ao ponto de pensar que os comemos por lorpas, dado que há dezenas de pessoas que ganham a vida a apanhar trambiqueiros...

Isto é uma solução para utilizar pontualmente, em caso de uma crise como a do Zeca, onde estavam milhares de dólares em jogo.

Caso contrário, eles em 2 tempos, pela simples leitura dos IP's, descobrem se há marosca ou não, ou se há users a entrar em lugares distantes com poucos minutos de intervalo.

Por outro lado, a ideia é mal o torneio acabe, o facto ser logo comunicado ao Suporte, comprovando a boa fé do jogador. Seja por problema com o ISP, seja porque um filho teu adoeceu... etc etc...

No meu caso, depois de pedir a alguém que entrasse na minha conta, faria um vídeo do desktop com as tentativas de correr o cliente da Stars para comprovar o problema.

Estamos somente a falar de soluções para acorrer a emergências e não de comportamentos continuados.

Seja como for, o importante mesmo é ter consciência do que está regulamentado, usando isso a nosso favor como clientes/jogadores. No caso do Zeca, pode ter feito a diferença entre sacar 3 ou 4k, na pior das hipóteses, ou apenas 400 dólares...

Siga!!!

Anónimo disse...

Gato,

Eu sei é isso que eu quero alertar. O comprovar que a culpa do isp irá ser muito difícil...

Isto é para usar mesmo em casos de emergência, quando muito dinheiro estiver em jogo...

Eu lembro-me que á seis meses atrás os meus problemas à internet eram muito frequentes. E se fosse usar este tipo de ajuda já teria sido expulso de certeza :)... O melhor mesmo é ter uma pen da vodafone daquelas que se carregam 10h e dão para 6 meses. Nesse caso se houver chatice é só mandar a factura da vodafone.... :)

Abraços,

Thundertrina

Luis "luisribas" Ribeiro disse...

Eu quando li o comentário do Zeca no mural, lembrei-me logo que alguém poderia ter acabado o torneio por ele, atendendo à situação.

Moliços, tirando eu, mais ninguém aceita falar contigo no MSN, já viste??? Nem os teus convites aceitam!!! É o descrédito total!! Eheheheeh!!

Nas situações em que apenas se verifique a impossibilidade de acesso à sala, mas não à internet, há softwares que te permitem jogar noutro PC, ou seja...

O amigo abre a sala, comectam-se por esse programa, e o próprio jogador continua a jogar através do desktop do amigo.

Penso que a maioria deve saber do que falo, sendo programas frequentemente utilizados em sweat sessions (eu usei algumas vezes em cash).

O ideal em situações dessas é ligar ao Gato, e ele que resolva (quem é amiguinho Gato???)!!!