abril 26, 2010

Uma reflexão sobre o mundo em que vivemos...


Um sem-abrigo que tentou ajudar uma mulher que estava a ser assaltada numa rua do bairro nova-iorquino de Queens foi esfaqueado e sangrou até à morte num passeio enquanto dezenas de transeuntes passaram sem prestar auxílio.
Foi na madrugada de domingo passado que Hugo Tale-Yax, de 32 anos, um natural da Guatemala que tinha passado a sem-abrigo após perder o emprego, percebeu que uma mulher estava a ser assaltada por um homem armado com uma faca.
Hugo Tale-Yax conseguiu salvar a mulher mas foi golpeado pelo criminoso, que ainda não foi identificado pela polícia de Nova Iorque. Ainda tentou apanhá-lo mas tombou no passeio. Ao longo de hora e meia dezenas de pessoas foram gravadas por uma câmara de vigilância a ignorar a agonia do sem-abrigo. Quando um camião dos bombeiros chegou ao local, depois de terem recebido um telefonema a alertar para ferimentos pouco graves, Tale-Yax estava morto.
Antes de falarmos de outros assuntos bem mais triviais, como os resultados dos nossos torneios de poker dominicais, este caso que tanto me chocou surge como um excelente desafio para investirmos alguns minutos fazendo uma reflexão sobre o mundo em que vivemos...

6 comentários:

Unknown disse...

É daquelas coisas...nunca se sabe o que pode vir de uma situação destas mas caido daquela maneira era de alguem chamar uma ambulância mesmo sem precisar de chegar perto..

petersimon69 disse...

Eu sou Lisboeta e vivo em Lisboa há muitos anos!
Ao longo dos tempos tenho assistido ao crescente alheamento das pessoas em relação ao próximo!
Penso que é uma "doença" que tem surgido acima de tudo nas grandes cidades, e em cidades em que a violência cresce desmesuradamente!
Mas também vos digo, o que aconteceu é exatamente o que as pessoas temem e por isso não ajudam.
já vi várias vezes pessoas tentar ajudar e serem elas próprias as vitimas!
Já pensaram no que dizem em casa aos vossos/nossos filhos?
Eu digo "Catarina! Não te metas... se alguem te assaltar dá tudo... etc"
Eu próprio sou "culpado" de situações como esta! Onde a própria Policia também não actua, por falta de meios e por falta de coragem politica que lhes tem retirado quase toda a "força".
Num pais onde é crescente os alunos baterem nos professores, os gatunos nos policias etc... só me resta dizer que vem tudo do "berço" e hoje em dia em que cada vez temos menos tempo para educar os nossos filhos não espanta que esta seja cada vez mais a realidade dos nossos dias!
Temos de ter menos professores e cada vez mais educadores, temos de dar confiança ás forças de segurança e temos de criar leis mais punitivas!
uffff... desculpem o desabafo!

Anónimo disse...

bom dia...

é sempre bom nos superar-mos, e o nosso boss, vai a cada momento sempre nos surpreendendo, sendo que esta comunidade, lá está, é muito mais que um grupo de gajos, e Senhoras que se juntam para jogar poker!

tenho um primo meu, que diz que existem três tipos de homens, os bons, os outros e os assim-assim.

diz ele que todos pertencemos aos outros., os outros são em suma, na opinião dele, aqueles que passam pela a vida e aprendem aquilo que lhes é ensinado, não apenas ao nivel so saber e do saber fazer, mas também ao nivel, dos sentimentos, dos valores, da ética.

depois, ou ficam apenas outros, muito sem saber o que fazer com a informação que lhes foi dada, ou passam a ser bons, e ser bom não é ser melhor que quem quer que seja, ser bom é ser melhor que ontem, ser bom é recolher as coisas boas que lhes é ensinado, ser bom é não valorizar as outras menos boas que mesmo que ensinadas não merecem que percamos tempo, ser bom é partilhar a informação que nos foi ensinada, ser bom é ser amigo, e como dizem, que a amizade é a mais nobre forma de amar, ser bom, é saber amar.

depois, temos os assim-assim, esses sabem tudo, são os melhores para eles, contam apenas com a sua inteligência, são arrogantes,pensam e fazem dos outros otários, tudo isto na maioria das vezes com um sorriso na cara, e entre tantas coisas, são aqueles que passam pelos passeios e veem alguém caído no chão e ignoram porque são seres superiores, porque têm mais que fazer.

esta sociedade cada vez mais hipocrita, têm cada vez mais assim-assim, cada vez mais pessoas que julgam que podem ser livres, ser independentes,mas que para serem isso, não precisam dos outros.

diz o meu primo, que os bons, os valentes, os puros, essem foram todos nas naus e nas caravelas, por esse mundo fora, e por cá ficaram os barda merdas, logo se nós somos descendentes de barda merdas, é complicado não o ser, mas isso diz o meu primo, eu quero continuar a acreditar, que nós somos animais de hábitos, e se alterarmos umas coisitas, podemos facilmente nos habituarmos as outras e novas realidades.

tanto mais para dizer, mas faço das palavras do peter as minhas, porque na essência está lá tudo!!!

zeca

Unknown disse...

Peter eu não sou da cidade, felizmente esta não é uma realidade muito frequente onde vivo, mas já estive 4 anos a estudar no Porto e agora vou algumas vezes a Lisboa e sempre que saiu a noite reparo nestas situações nunca ficando indiferente, mas realmente é como dizes, fomos ensinados a não intervir e como tal preferimos ignorar e "pensar" que isto não acontece... mas a realidade é aquela, mas talvez por receio a mim e aos meus não entro num contacto directo com as pessoa.

É sempre complicado, tem de se ter em atenção que muitas vezes não são vitimas, mas alguem a fazer-se passar por uma, sendo nós a verdadeira vitima, mas neste caso, mesmo podendo evitar chegar perto, ao ver alguem completamente estendido no chão não deixaria de ligar para o 112.

Por fim Gato grande topico é sempre bom lembrar estas situações para que não voltem acontecer, se não quiserem contactar com a pessoa chamem alguem que o faça.

Titinho_11 disse...

Realmente e um caso complicado e com muitas faces,mas tanta gente e vendo bem axo se veria k o homem precisava de ajuda nem k fosse xamar auxilil de pessoal adekuado,penso k e triste acontecer situaçoes destas mas e o mundo k vivemos e temos estar sp de olhos abertos pra tudo.

Bom topico k nos fax pensar

LBZy disse...

Infelizmente o ser humano consegue o melhor e o pior.

Este vídeo choca-me pela forma como as pessoas passam pelo sem-abrigo com desprezo e nem sequer procuram ver se está ferido ou não. Mas há muitas situações como esta, todos os dias, a todos os segundos e em todo o mundo incluindo Portugal.

Só quem passar por isto sabe dar valor.