março 03, 2009

Strategy: Pocket Pair - 88 or worst

Boas a todos!

A menos de uma semana do Solverde #3 resolvi escrever aqui sobre pares de mão iguais ou inferiores a 88.

Ha tanta informação para dar que nem sei por onde começar. Como dizem os ingleses: I will try to keep it simple.

Vou deixar os SNG de lado, vou deixar os cash games de fora e vou apenas focar nos MTT (torneios multi table).

Eu AMO pares baixos, e acho que os sei jogar na perfeição. Paguei um preço caro demais pois fui cometendo erros atrás de erros mas acho que agora estou no ponto. O par baixo é aquele que te faz ganhar muito no poker porque se vais numa mid stage com 33 vs um AK e bate A38 rainbow dificilmente o jogador que tem o top pair top kicker vai largar sem gastar umas quantas fichas.

O que é que devo fazer se apanhar um PP de 88 ou inferior numa fase inicial do torneio? A resposta aqui varia de diferentes factores, por isso é que é tão complexa. Muita gente apenas faz limp quando tem um desses pares, a meu ver isso pode ser a melhor opção em certas mesas mas seguramente não é em todas. Porquê?
Primeiro, vamos imaginar que temos 4 limps. Aqui temos 2 hipotéses:

a) Fazer um raise com posição para aumentar o Pot assim se acertamos no flop vamos ter um EV+ e um pot muito jeitoso;
b) Fazer um limp, e keep it simple, do género acerto o flop (trio) continuo ou não acerto o flop e saio simples;

Acho, na minha modesta opiniao que devemos ser agressivos e raisar quando temos posição e fazer limp quando não a temos (fazendo call se existir um raise e fold e se existir um raise e um re-raise). Contudo, mesmo quando temos posição se existir uma 3bet (ou seja re-raise a nossa aposta) devemos foldar fácil. Com um raise da nossa parte vamos eliminar qualquer mão tipo JT ou ou QJ que nos podem ganhar mas sem posição não podem fazer o call (obviamente que quando digo não podem, estou a falar de bons jogadores... há muitos donks que fazem easy call com essas mãos). Reduzindo o numero de jogadores podemos também reduzir o range das suas mãos e podemos sempre fazer uma Cbet (continuation bet) se o flop for um par + uma high card tentando ganhar o pot logo aí.

Quando temos um PP igual ou inferior a 8 só queremos uma coisa - acertar um trio. Aqui muita gente erra pois fica "satisfeita" quando com uma board under tem TOP pair or 2nd top pair. Erro!

Outro problema que muito frequentemente acontece, em mid-stages/final stages são call a all-in (quando temos posição) com um par destes. Qual a melhor coisa que nos pode acontecer???
ESTAR NUMA CORRIDA CONTRA 2 HIGH CARDS
Isso é limitar o nosso jogo a um único factor: sorte!
Estamos a frente se tal acontecer mas podemos perder a nossa stack toda ou parcial com esse movimento.
A maioria das vezes estamos mortos pois vamos contra pares superiores.

O inverso também não se aplica... Se for eu a ir all-in com um par destes?
A única vantagem que tem é que somos nós a meter pressão, mas meus amigos, se existir um call podemos estar de novo numa situação complicada contra 2 overcards na melhor das hipóteses.

A melhor solução a meu ver é, se existir stack, efectuar um raise se tal não existir o fold será sempre a melhor opção. O all-in será apenas aceitavel se já estivermos short mas se nós estamos short provavelmente vamos receber um call de um que não seja short com any 2 overcards. Mas aqui a situação é diferente, estamos a morrer e precisamos de dobrar.

Outra situação muito importante que devemos dar a relevância merecida é as stacks dos nossos adversários. Um raise talvez pode não ser a melhor situação se existir um ou mais shorts à nossa direita. Porquê ?
Esses jogadores poderão fazer um call ou um raise das suas restantes fichas facilmente com qualquer duas e nos não vamos queres arriscar a nossa stack que está sólida numa situação dessas.
Para finalizar outro aspecto que devemos ter em consideração são os estilos de jogo dos jogadores a nossa direita. Se são tight, loose, agressivos ou passivos e analisar bem pois muitas vezes isso pode ajudar a nossa decisão de betar/foldar.

Obviamente há muito mais situações a falar, muitos aspectos escondidos no jogo, contudo esta deverá ser a base de como se deve jogar os PP under 8.

Francisco "The Truth" Costa

2 comentários:

Anónimo disse...

e assim,gostei do post e posso dizer k e sempre bom ler este tipo de posts pois aprendesse sempre...da mnh parte obrigado por mais uma liçao...boas sortes...abraço

Tacuara disse...

Eu não diria melhor!

Tou confiante que vais acabar com a prop bet este fim-de-semana! Mas para isso tens que me ganhar o HU ahahah :D Negoceio suborno :P