março 09, 2009

"Insultos a jornalistas são inaceitáveis", diz o Sindicato sobre o caso do Leixões-FC Porto

Rui Cerqueira, o director de Comunicação do FC Porto, ex-jornalista da RTP e ex-professor da Escola Superior de Jornalismo

Insultos a jornalistas são inaceitáveis
A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento de que o jornalista ao serviço da RTP, João Pedro Silva, foi alvo de insultos e de uma acusação grave, no passado dia 7, por parte do director de Comunicação do Futebol Clube do Porto (FCP), Rui Cerqueira.

Face a esta situação, o SJ tem a dizer que:

1. Lamenta que continuem a ocorrer incidentes entre responsáveis de clubes desportivos e jornalistas e repudia o recurso, em quaisquer circunstâncias, ao insulto ou a outras formas de intimidação ou de tentativa de cerceamento do direito de informar.

2. Recorda que a formulação de perguntas pelos jornalistas, sem quaisquer constrangimentos, constitui uma garantia da liberdade de imprensa, independentemente das preferências ou das reservas dos questionados ou dos responsáveis de comunicação das instituições.

3. Considera que a alegação – feita pelo director de Comunicação do Futebol Clube do Porto perante testemunhas – de que o jornalista formulou uma “pergunta encomendada” encerra uma suspeita grave sobre a sua conduta profissional que, a não ser provada, constitui uma ofensa grave ao bom nome e à reputação profissional do jornalista.

4. Considera que o jornalista João Pedro Silva é credor de um pedido de desculpas e de uma retratação pública por parte do referido director de Comunicação do FCP.

5. Manifesta a sua solidariedade para com o jornalista João Pedro Silva e apela à Direcção de Informação e à Administração da RTP para que o acompanhem em todas as diligências necessárias à defesa da sua honra profissional.

6. Apela à Federação Portuguesa de Futebol, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e aos dirigentes desportivos para que seja posto definitivamente termo a toda a espécie de intimidações e de tentativas de cerceamento à liberdade de imprensa.

Lisboa, 9 de Março de 2009

A Direcção

PS: O caso em apreço ocorreu no final do Leixões-FC Porto e foi relatado pelo Correio da Manhã da seguinte forma: Segundo o CR, Rui Cerqueira, que aliás já foi jornalista da RTP, terá insultado o repórter, João Pedro Silva, tendo começado por acusá-lo de desrespeitar "a instituição FCP" e de "fazer perguntas encomendadas". De seguida, segundo o comunicado do CR, o jornalista ripostou e disse se não poderia fazer perguntas, ao que Rui Cerqueira terá dito: "És um filho da p...., um barda..., és muito pequeno para mim."

1 comentário:

Tacuara disse...

O habitual...