março 26, 2009

A lenda - the kid

A um dia de jogar o BPPT no estoril, resolvi escrever aqui sobre quem me inspira quando vou jogar um torneio, a lenda Stu Ungar.

Stu foi de 0 a milionário e de milionário a 0 para voltar de 0 a milionario e tornar a perder tudo. Stu foi o primeiro jogador a ganhar o WSOP main event duas vezes seguidas e mais tarde ainda ganhou outra.

Stu tinha um estilo desconcertante se tu betavas ele raisava, se tu fazias limp ele betava, as suas fichas estavam em constante movimente, stu foi o primeiro jogador agressivo de poker.

Stu tinha uma frase " qualquer um consegue ganhar um torneio, defender a sua vitória é que não é para qualquer um ", Stu Ungar ganhou as WSOP em 2 anos seguidos, NUNCA nenhum outro jogador fez isso.

Stu vivia a vida nos limites, cara ou coroa, 50% - 50%, não se importava de ir sair com os amigos gastar rios de dinheiro só porque tinha... Doyle brunson conta uma história de uma pessoa que abordou os dois na rua e disse : " estou falido podem ajudar-me " stu colocou a mão ao bolso e deu uma nota de 100$ ao homem. Doyle virou-se para Stu e perguntou " Stu conheçes esse homem " Stu respondeu : " não, se o conhece-se dava-lhe 200$ ".

A generosidade de Stu levou a que falsos amigos se aproveitassem dele e que ele ficasse sem dinheiro nenhum. Obviamente que a sua forma de vida, o consumo de cocaina não ajudaram e Stu que de 0 se tinha transformado em milionário tornou a voltar a zero. Stu era um gambler!

Numa mesa de High Stakes Poker, um dos jogadores que estava lá resolveu perguntar aos outros quanto tempo é que eles achavam que Stu ia durar com esse estilo de vida. Começaram todos a dizer diversas idades, depois pararam pois aperceberam-se que está era uma aposta que nenhum deles queria ganhar. Stu aguentou-se, segundo os seus amigos mais chegados por causa da sua filha, pois queria acompanhar o seu crescimento.

Em 1997 Stu estava falido e completamente desgastado pelo uso de cocaína e nem tinha dinheiro para pagar os 10k para entrar no main event das WSOP. Foi aí que Stu encontrou um dos seus amigos de longa data, Billy Baxter, que lhe empresta-lhe os 10k para Stu ir jogar o torneio.

A meio do primeiro dia Stu confessou a um amigo que o seu corpo não estava a conseguir acompanhar. Mas Stu era como um lobo no meio da capoeira e com a filha como inspiração ( Stu ligava-lhe, durante todos os dias a dizer, já só faltam 1000, já só faltam 500, 400 ... ) Stu consegue fazer história e ganhou pela 3 vez as WSOP.

Em vez de pagar os 10k que billy baxter lhe tinha emprestado Stu Ungar resolveu dar metade do 1º premio ao amigo.

No ano seguinte Stu estava falido outra vez e billy baxter ofereceu-se para pagar outa vez a entrada ao seu amigo mas Stu disse que estava cansado, o seu corpo já não consegui acompanhar o seu cerebro. Stu morreu 7 meses depois num hotel, com uma overdose. Um pessoa pode ter um ou dois vícios, Stu tinha todos os maus vícios. Obviamente que eu não queria vangloriar os se vícios mas a sua genialidade e generosidade. No jogo da vida a mão de Stu, estava dominada, tinha 0 outs. Stu Ungar morreu dia 22 de Novembro de 1998.

A lenda, ao kid, eu amanha dedico o meu torneio.











2 comentários:

Anónimo disse...

Very inspirational. Stungar's spirit has everything to do with the way you face poker and... life. All the best at the tables this weekend.

Anónimo disse...

bastante inspirador e cheio de força. que te corra bem o BPPT !