maio 02, 2009

ÍDOLOS... do Mac81: Jimmy Fricke

Todos nós temos um jogador que gostamos muito, por isso eu decidi criar uma nova coluna aqui no Futpoker.org, denominada ÍDOLOS.
O 1º tinha que ser alguém especial, por nunca mais nenhum será o 1º. Por isso resolvi mostrar aqui o ídolo do Mac81, o Jimmy Fricke.
Jimmy Fricke tem como maior feito no poker ter chegado à final table do Aussie Millions 2007 com 1 para 5 em termos de fichas e ter perdido tudo no heads up. Contudo, além de um fantástico 2º lugar e o prémio de 1 milhão de dólares australianos (800 mil USD), conseguiu um feito ainda mais importante. O coração do Mac!
Aqui fica o vídeo, HILARIANTE momentos antes da FT onde ele achava que ia esmagar o Gus Hansen



PS: Não deixem esta coluna morrer coloquem os vossos ídolos :)

NOTA DO EDITOR: Como adenda à posta do Yuran, creio que para compreenderem bem o fenómeno têm mesmo de analisar mais estes dois vídeos. O primeiro diz respeito a um pote de quase 3 milhões de fichas jogado entre o Hansen e o Fricke que ilustra na perfeição o que foi todo o torneio do moço. O segundo reporta-se à mão final do Aussie Millions 2007. O resto, direi nos comentários.


14 comentários:

Gato disse...

Bem, se a ideia da coluna é falar sobre os nossos ídolos, e através disso do seu poker e como nos influencia, pode ser um contributo muito positivo. Neste registo, vamos lá ver no que dá.

O Aussie Millions 2007 dá em repetições contínuas no Poker Channel, por isso já vi dezenas de vezes o que se passou nos momentos determinantes do torneio, com situações muito interessantes do ponto de vista pedagógico. Recomendo.

Com o Jimmy Fricke não me identifico minimamente porque não lhe consegui ver uma jogada que considere decente. O moço ganhou uma stack monstruosa conseguindo, como dizem os comentadores, "tirar coelhos e mais coelhos da cartola". Ou seja, dando calls incríveis até bater alguma coisa ou então entrando em corridas onde era sempre o "underdog" mas dava a volta por cima. Algumas mãos foram perfeitamente doentias.

Na final table, e disparando fichas a torto e a direito da stack que era quase tão gorda como ele, conseguiu bullyzar alguns oponentes. O resto, foram situações maradas como essa em que fez de "station" até ao river contra o Gus e bateu. No HU, o Fricke entrou num campeonato que não era o dele e só podia perder.

Yuran, se estivesses lugar do Fricke, com a stack dele e a dares uma entrevista antes da final table, não te estou a ver a prestares vassalagem ao Gus Hansen. Pelo contrário, aposto é que te esticarias muito mais na letra...

Quanto ao Fricke, não pode vir choramingar que não teve cartas na fase final, dado que pulverizou o guinness das pissadas ao longo de todo o torneio...

Ganhou o melhor. Aliás, foi ao longo do Aussie'07 que o Gus preparou o seu livro "Every hand revealed", que de facto tenho grande curiosidade em ler.

Quanto à situação do Mac81 ter identificado o Fricke como a sua referência, acho que só ele pode explicar melhor. Mas acho que terá a ver com o facto de se tratar de um jovem que, honra seja feita, não se curvou minimamente perante os "pesos-pesados"... esta obviamente com ironia.

No entanto, também acho que o Yuran tem, como de costume, de pensar um pouco antes de esvaziar os carregadores... O Fricke tem o aspecto que tem e o poker que jogou não me inspira minimamente, mas a verdade é que leva 1,5 milhões de dólares ganhos na carreira
´
Só no ano seguinte ao Aussie, em 2008, fez 3 cashes nas WSOP e venceu o WPT do Bellagio, talvez o mais prestigiado desse circuito, facturando 443 mil dólares. Em 2007, tornou-se o jogador mais jovem de sempre a cashar nas WSOP, através de evento de HORSE.

Cada um acredita nas teorias de conspiração que quiser, mas não me parece que apenas à custa da sorte seja possível apresentar tantos resultados de relevo. Como diz a outra, não há coincidências...

petruzzi disse...

a primeira jogada não é só doentia; é própria de um iniciante, gambler, o que quiserem..

nem sequer conhecia o fricke, como não conheço muitos jogadores de poker. logo, não tenho ídolos.

mas, se tiver de identificar dois jogadores de quem gosto (numa perspectiva futebolística e acho que é essa a finalidade deste post) diria que, a nível global, o meu eleito é o phil ivey. a nível nacional, admiro bastante aquele miúdo que assina com o nome d'um álbum de sepultura.

mac81 disse...

BIG LOL....

vamos a isto...

quando falei no frickie,nao falei so nele,tb falei no gus hansen e no kagawa,foi exemplos k dei de jogadores k vi na tv e sim o frickie para alem do jogo tb tem a ver com o ver um "puto" nakela mesa e mesmo nao sendo o melhor, e melhor k muitos e estava la com merito, mas nunca kis dizer k fossem meus idolos,alias ainda nao percebo tanto de poker para poder escolher um...
a meu ver dos 3 k falei o melhor e mesmo o gus,o mais serio,e o k acho k melhor estuda o adversario, e ate ele proprio,o gravador nao deve ser pa chegar a casa e por na gaveta...
a estes 3 posso acrecentar um sr k sinceramente nao sei o nome, mas sei k e escritor de livros infantis,tinha cabelos e barba grande(brancos) e usava um chapeu igual ao fergunson mas branco,um sr super hiper simpatico e facil de conviver...se um dia for jogar ao vivo vou levar um chapeu identico em homenagem a ele...

nisto tudo,gato peço emensa dsc mas de facto frickie nao e um idolo mas um jogador k ademiro,mas se kiseres esse tal sr ou entao o gus tao mais perto disso ok?

alguma coisa tou ca pa exclarecer,lol

abraços

Tacuara disse...

Se vamos falar de poker cientifico, controlo total de emoções e conhecimentos fantásticos...um nome tem que sobressair: Allen Cunningham

Viralatah disse...

Meu ídolo eh o gato...que me fez ficar viciado em poker...ehhe
Aliás, hj fiz meu primeiro Royal Straight Flush de copas num torneio da on game, no river. Limpei o cabra e entrei no itm depois de outro straight flush de ouros. Põe meu vídeo ae gato!!!!

Sobre o gordinho ae...acho que qquer um da nossa liga jogaria como as mausn q vi no vídeo. Sem querer desmerecer nosso colega fofucho que ganhou grana pacas.

abn0se disse...

Caraças tive de andar a procurar os álbuns dos sepultura para saber a quem se referia o petruzzi... se era o lostlucky, então, já somos dois.

Anónimo disse...

o mac??!!!fickie!!eh eh eh eh eh!!
nezzi77

Anónimo disse...

ah!!gato esse livro do gus e mt bom...mas nao se aprende a jogar...mas k e revelador e..kuanto a idolos...gosto do neagranu pelas suas leituras..o ivey k nunca blinka...o propio luca pagano e mt solido(penso k 10 itm em ept)mas HA mts!!torneios de poker e mt diferente de cash.atençao aos russos k tao a aparecer em força....idolos!??olhem parao nosso cr7!joao barbosa!e como nunca dispo a camisola da futpoker...o YURAN!!agora frickie??nunca.o gus e potente(ainda a pouco fez ft num wpt)
nezzi77

petruzzi disse...

abnose, não, não é esse.

mac81 disse...

ppl vamos de uma vez por todas esclarecer uma coisa,ele nao é e eu nunca disse k era meu idolo ok?
agora uma coisa vos digo,kem me dera a mim ter ficado na vez dele nakela mesa e a jogar mal k nao me importava nem ficava chateado...alias kalker um de nos nao se importava de ser donk mas tar la,ou é mentira o k digo?

ok eskeçam o frickie e falem do gus,so pa variar um kiko...

Gato disse...

Bem, já que o debate está animado, aí vai:

O meu ÍDOLO no poker chama-se Gus Hansen. Como dizia uma conhecida jogadora do circuito sobre ele: "You just can't read him..."

É impossível colocá-lo numa mão e essa capacidade de dominar uma mesa com any 2 cards causou-me impacto desde os meus primeiros contactos com a realidade desta modalidade.

No entanto, o estilo que sigo no poker nada tem a ver com o dele. No entanto, numa perspectiva de todo o terreno, sem dúvida Phil Ivey é o mais completo.

Em Portugal, e quanto ao poker live, fiquei impressionado com 3 jogadores: Kinas, por ser um poço de sapiência que intimida pela qualidade dos seus movimentos. LostLucky precisamente por ser capaz de jogar qualquer mão ao estilo Gus Hansen. E, uma escolha pessoal, André "Millionmaster" Moreira, um jogador enorme que recentemente foi contratado para a equipa Chilli Poker. Foi o único jogador que até hoje, perante os meus mind games na mesa, conseguiu colocar-me em dificuldades com a sua pokerface. Ter conquistado o seu respeito causou-me orgulho e permitiu-me aprender bastante com o seu poker.

Online, a solidez do Leguito e Shadow88 em grandes torneios seduz-me, mas pretendo aprofundar a análise ao jogo do JayJay. Tento ir aprendendo com todos, estando já um pouco distanciado da linha do meu mentor original, o Sonazol. Costumo dizer na brincadeira que fiquei menos "Hooli" (tirando os rings shorthanded...) e apostei mais na vertente do "Gato".

Centrando-me sobretudo no nosso field, é a primeira vez que vou assumir que a minha referência chama-se Vítor "OQCaralho" Mendonça. É um jogador de uma solidez arrepiante e, embora por vezes explore algumas facetas do seu jogo que conheço fruto de tanto tempo de convivência, admiro bastante a sua disciplina. Uma qualidade que também reconheço na Angelonly: os resultados e a regularidade falam por si. A cada vez maior consistência do RugbyWolf também me deixa com as orelhas levantadas. Do Yuran, que está a consolidar de forma brilhante a sua evolução live, quero sobretudo as "sapatilhas" para as corridas decisivas, o único ponto que me falhou nos últimos torneios.

Obrigado ao Beto pelas palavras simpáticas, mas o meu único objectivo é o de ser uma referência na amizade. Valeu, mermaum.

PS: O Petruzzi, espero não estar enganado, referia-se ao Rui "Arise" Milhomens, que acompanhava nas mesas da Unibet.

Yuranus disse...

pessoal nao consegui ler nem metade do que o pessoal escreveu :S

estamos em plena queima das fitas aqui no porto e eu como faço parte do CV da minha faculdade, embora ja tenha acabado ha uns anitos, junto-me sempre neste periodo do ano a malta mais nova e velha que continua a aparecer. Desde 6feira que quase nao durmo se nao me engano dormi apenas umas 4horas hoje :S

e nao devo poder jogar o torneio desta semana na PKS pois devo sair de casa daqui a pouco.

Btw ou li mal ou o sr de cabelo branco que escreve livros é o mad professor of poker, o homem dos tells mr. mike caro. Isto é se alguem falou nele e eu não sonhei :s

quanto aos meus idolos
em cash game
1º Durr
2º Durr
3º Durr
4º Durr
5º Patrick Antónios

pq é imprevisivel. Vou colocar dentro em breve o HSP serie 5 onde ele entrou. Vejam como ele joga e mais não é preciso dizer.

Quanto a torneios
é possivelmente a cena mais facil de responder

Stu Unger

por tudo aqui que já disse sobre ele.

Hoje em dia gosto de uma combinação de varios jogadores
a leitura dos adversários do Daniel Negraneau e do Mike Caro
a agressividade da Anette e do Ivan Demidov
o conhecimento do Doyle Brunson e do Howard Lederer
o trash talk do Mike Matusaw e do Phil Hellmuth
a presença do Phil Ivey e do Patric Antonius

Tugas
Zumy - pela imprevisibilidade
Hencus - pelo conhecimento do jogo que possui
TonyL / joao barbosa- Pela leitura das maos
Cid- pela presença na mesa
Canossa- pelo trash talk na mesa
lost lucky / addict - pela agressividade

mac81 disse...

yuran,nao deve ser esse sr pk o k falei e escritor de livros infantis...
mas tb nao tenho certeza se escreve outros

Yuranus disse...

lol desculpa entao mac81
mas nao sei quem é esse
:)