junho 26, 2007

FutMedia: Nem o Porto Canal escapa à invasão espanhola


O jornalista catalão Ramon Font, ex-responsável pela TVE em Lisboa e ex-consultor da capital Europeia de Cultura em 2001, é o novo administrador do "Porto Canal", tendo simbolicamente tomado posse na noite de S. João. Uma alteração provocada pelo facto de a empresa Medialuso, o braço português da Mediapro, ter reforçado a posição como accionista, agora com 49% do capital. Bruno Carvalho, fundador e director do Canal, também detém 49%, cabendo ao Finibanco e à Fujitsu os restantes 2%.
Ramon Font passa, assim, a integrar o novo Conselho de Administração, agora de maioria espanhola, que é presidido por Francisco de la Fuente, da Medialuso, e por Mário Sousa, proprietário da wTvision.
De acordo com o que disse ao JN, há já uns tempos que Ramon Font colaborava com o grupo Medialuso. Agora, tratou-se "apenas de uma questão de oficializar a colaboração".
O novo administrador considera que o "Porto Canal é uma das grandes apostas e um dos grandes projectos da Medialuso".Para o ex-representante da TVE, o canal do Porto "já deu provas de inovação e qualidade, e além do mais, é muito acarinhado pelas pessoas do Porto e do Norte, em geral, merecendo assim o seu total apoio e confiança".
A Administração e ele próprio apoiarão o "excelente trabalho do director-geral Bruno Carvalho, que continuará, naturalmente a ser o homem-forte do canal". Ramón Font adiantou-nos ainda que a sua intervenção não será especificamente na área dos conteúdos ou da informação, pois insistiu que a área "está bem entregue ao director-geral", mas incidirá "no desenvolvimento de iniciativas de estratégia". "Pretendemos que à volta do canal seja criado toda uma série de iniciativas que visem a sua consolidação com outras instâncias de carácter económico e social; nesse sentido, creio que poderei ser útil e garanto que me irei empenhar o mais possível. Irei debruçar-me sobre a introdução de iniciativas que contribuam para a a projecção do canal, designadamente noutras zonas do país e até em Espanha", afirmou ainda Ramon Font.
De acordo com o mesmo interlocutor, uma das particularidades que envolve o projecto "é o facto de se sentir que existe uma grande vontade na sociedade civil do Porto e do Norte para que o canal vingue e isso é, na realidade, um grande incentivo para nós. Pretendemos que o Porto Canal seja um instrumento para canalizar energia na área da comunicação social e em particular da televisão, na chamada Área Metropolitana do Porto".
A Mediapro é uma empresa espanhola que ocupa um lugar de destaque no mercado audiovisiual europeu e tem sedes em Barcelona, Madrid, Sevilha, Tenerife, Amesterdão, Budapeste, Miami, Lisboa e Porto. Está presente nos sectores dos conteúdos, gestão de direitos desportivos e cinematográficos.Poderá dizer-se que é a empresa-mãe de um conjunto de empresas, nomeadamente a Medioluso, a Audioclip, Bikini, CLS, Eumóvil, Liquid Media, Media 3.14, Media Burst, Media Mag, Media Móvil, Mercuri, Molinare, Ovídeo TV, Unitecnic e wTVision.

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