junho 29, 2007

Banho Táctico: "Sem técnica não há táctica", diz o novo reforço técnico do FC Porto

"Sem técnica não há táctica". Esta é a filosofia de trabalho defendida pelo holandês que vai integrar os quadros técnicos do FC Porto, integrado no projecto "Visão 611", conta-nos o Jornal O Jogo.
O FC Porto contratou o holandês Pepijn Lijnders para a estrutura técnica da formação com a responsabilidade de desenvolver a técnica - o objectivo é aperfeiçoar e corrigir as qualidades individuais - dos jovens do clube, desde as escolinhas até aos juniores. Lijnders tem apenas 24 anos, mas traz no currículo um trabalho de vários anos desenvolvido no PSV Eindhoven, campeão holandês, onde orientou os sub-13 na época passada e foi o técnico responsável pelas qualidades técnicas de todos os escalões de formação, trabalhando tanto com miúdos de 8 anos como com jogadores de 23. O convite do FC Porto seduziu-o ao ponto de apresentar a demissão do PSV, vindo para Portugal de forma a trabalhar as qualidades individuais com bola dos jovens dragões. Objectivo: aprender a ultrapassar os adversários em situações de um para um e manter a posse de bola em qualquer situação.
Numa rápida pesquisa sobre o seu trabalho, percebe-se que o mais recente elemento integrado no projecto "Visão 611" defende a técnica individual como base de tudo. "Reparei que muitos treinadores ainda pensam que o treino das capacidades técnicas só pode ser feito durante o aquecimento ou que é apenas uma pequena parte de um todo muito grande. Este pensamento tem de ser eliminado. Se conseguires ver para onde tens de passar a bola, mas não tens técnica suficiente para o fazer de forma correcta, ou, então, reconhecer o momento ideal para a passar não serve para nada. Sem técnica não há táctica", explicou num artigo publicado numa revista sobre métodos de treino. Com Co Adriaanse o FC Porto chegou a ter um técnico com as funções semelhantes, embora Chris Kronshorst estivesse diariamente junto da equipa principal. Especialista no "método de Coerver", Kronshorst não teve sequer tempo de apresentar resultados do seu trabalho, já que acabou também ele por ser surpreendido pela demissão de Adriaanse. Contudo, Lijnders, que também tem em Wiel Coerver um dos seus mentores, não trabalhará sob a alçada de Jesualdo Ferreira, mas apenas nos escalões inferiores.

Sem comentários: