janeiro 11, 2011

Que rico monopólio: Santa Casa facturou 1378 milhões de euros brutos em 2009!!!

Os 35 jackpots do Euromilhões ajudaram à subida de 6,7 por cento nos proveitos dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em 2009.

A aposta europeia foi responsável por 70,7 por cento dos 1378 milhões de euros arrecadados pela instituição, que só agora divulgou os resultados relativos ao exercício de 2009. As receitas do Joker cresceram 131,6 por cento, mas os jogos tradicionais, como a Lotaria Clássica, continuam a perder terreno.

Os dados cedidos pela SCML ao PÚBLICO, que fazem parte do relatório e contas de 2009 (ainda por divulgar publicamente), revelam que, em 2009, os proveitos brutos aumentaram 6,7 por cento, passando de 1291 para 1378 milhões de euros. Um crescimento que foi essencialmente suportado pelo Euromilhões, pelo peso que esta aposta tem nas receitas totais (70,7 por cento).

Fonte da SCML explicou que este jogo é "muito influenciado pelo número de jackpots que ocorrem ao longo do ano". O facto de, entre 2008 e 2009, ter havido um aumento do número de prémios milionários (passando de 28 para 35) alimentou a corrida ao Euromilhões, e, consequentemente, uma melhoria das contas globais da instituição.

Apesar da tendência de crescimento da aposta europeia, que contribuiu com 974 milhões de euros em 2009, há áreas que continuam em abrandamento. É o caso da Lotaria Clássica, cujo peso nos proveitos globais desceu de 5,3 para 4,6 por cento. Este jogo sofreu uma quebra de 6,5 por cento nas receitas, passando de 68,2 para 63,4 milhões de euros. Fonte oficial da SCML explicou que esta descida está relacionada com "a canibalização que os jogos mais recentes provocam nos mais antigos", criando uma transferência de apostadores que penaliza os últimos.

Tendência que também se verifica no Loto 2, na Lotaria Popular e no Totoloto, cujos proveitos caíram 6,2, 5,3 e cinco por cento, respectivamente.

No caso do Totoloto, poderá haver uma inversão das quebras, já que, tal como aconteceu com o Joker (que teve um aumento de 131,6 por cento, chegando aos 65,7 milhões de euros), o jogo vai passar a ter um prémio de, pelo menos, um milhão de euros. No caso do Totobola, cujos proveitos subiram 9,1 por cento para 9,3 milhões de euros, também haverá mudanças. "Haverá uma reestruturação em meados de 2011", avançou a instituição, sem adiantar pormenores.

A Lotaria Instantânea, mais conhecida por "raspadinha" teve um aumento de 13,3 por cento nas receitas, porque "tem características únicas, é um jogo imediato", explicou fonte da SCML, que retém 28 por cento dos proveitos brutos gerados.

5 comentários:

Itaka_rolm disse...

Boa tarde,
salvo erro todo o lucro deles tem de ir para caridade
(se é mal gasto é outra história completamente diferente).

cumprimentos

Unknown disse...

sendo eu um confesso anti-santacasa, deixo aqui um desafio a essa mesma instituiçao: que faça publico tudo e onde gastou esse dinheiro, quem e como ajudou(com provas é claro), entao depois vemos se realmente é ou não uma instituiçao de respeito...

abraço

Gato disse...

Viva Itaka,

A SCML arrecadou 158 milhões de euros resultantes da exclusividade de exploração de jogos sociais que lhe foi atribuída pelo Estado. No total, as receitas da instituição foram de 208 milhões.

Quanto às despesas, cifraram-se nos 172 milhões, mas apenas 60% dessa verba (103 milhões) foi destinada a gastos com a acção social.

Tendo em conta que, do valor bruto, também muito dinheiro vai para o Estado e outras actividades relacionadas com a prática desportiva, o único aspecto que se lamenta é que a Santa Casa não se limite a explorar o filão que lhe foi oferecido de bandeja, mas tudo faça para bloquear a regulamentação e legalização das actividades online, como as apostas e o poker, quando isso está a ser flagrantemente prejudicial tanto para o próprio erário público, como para os clubes desportivos que não são ressarcidos da utilização da sua imagem.

Quanto ao poker, até é bastante discutível se para o utilizador final, ou seja, o jogador recreativo, a legalização interessa para alguma coisa, mas nem por isso eles deixam de fazer tudo o que podem para que o processo fique em águas de bacalhau.

Até um dia...

Itaka_rolm disse...

Viva Gato e Mac,

Antes demais obrigado por deixarem comentar pessoas fora da vossa comunidade. Uma comunidade "aberta" à discussão é sempre um bom princípio.

Acabo por concordar muito com o que o Gato escreveu.

A minha grande dúvida é mesmo essa dita legalização empatada. Do ponto de vista do Estado, a legalização só os "valoriza" não percebo a razão desta aparente letargia.

abraços

Henrique Cardoso disse...

Têm noção do quão má seria a legalização do poker para estarem a lamentar-se que ela não vai avante?? Pois... é que não fazem a mínima ideia.

Em relação à Santa Casa e aos seus lucros e monopólio... Ainda é a maior instituição de caridade no País. Muita gente morria à fome e muita mais dormia na rua se não fosse a SCM!

O português nunca está bem. Tem que reclamar sempre com algo...