fevereiro 09, 2009

Como Pedro Proença "lichou" o Benfica no Clássico


Uma imagem nem sempre vale mil palavras. Lisandro "Licha" López já vai em queda quando se apercebe do braço de Yebda à sua frente. Pedro Proença "lichou" o Benfica num Clássico marcado pelo coletivismo encarnado e que apenas um penálti lamentável transformou em empate. A arbitragem não sai da atualidade do futebol português. Agora, vale a pena discutir se é preciso um jogador fazer espalhafato para serem marcadas faltas na grande área. Lucho foi tocado por Reyes, preferiu continuar a jogar e o seu desportivismo foi penalizante para a equipa. Já Lisandro, mostrou ratice e o árbitro foi no tango. Ou na tanga. Do 3-0 em pontos a favor do Benfica e vantagem no confronto direto para a classificação, fomos para 1-1 em termos pontuais e igualdade a esse nível com o Clássico da Luz, na primeira volta. Como diriam alguns treinadores: o futebol é isto.

9 comentários:

Anónimo disse...

O Lucho fez bem em ter seguido o lance. Assim fez-se mais um remate perigoso, caso contrário nem isso. Se o árbitro tivesse visto um penálti, teria-o marcado de qualquer forma, porque nestes lances de grande penalidade nunca se aplica a lei da vantagem. Enfim...
Quanto a essa imagem que não vale mais do que mil palavras, só me convencem que o árbitro errou se me mostrarem uma foto em que o Yebda esteja a correr com o braço e a perna esticados. Até pode ser esse o estilo dele a movimentar-se, mas não creio.

Anónimo disse...

Se o Lisandro já estava atirar-se para o chão, o Yebda podia ter lá os braços, as pernas, até o chicote... não existe falta.

Quanto ao Lucho, de facto gostava que me explicassem os critérios. É uma questão de intensidade? De facto, poucos temos dúvidas de que noutro local do campo, a falta não seria marcada. Lei da vantagem? É como disse, muito discutível, dado que essa situação não existe numa grande penalidade. Nem o árbitro, nem o assistente consideraram que o Reyes fez falta e, por muito que me custe, tenho de aceitar a decisão, não se pode falar em roubo nem sequer propriamente em erro. Apenas uma situação dúbia.

Anónimo disse...

como é que se estava a atirar para o chão? consegues vê-lo em queda?

a discussão que se tem gerado ao redor deste lance, como de muitos outros que semanalmente vemos nos estádios portugueses é o sintoma da merda que somos a quase todos os níveis enquanto... whatever you want to call it. é ainda a prova provada de que uma mentira repetida muitas vezes se torna verdade.

ainda em relação ao lance do yebda/lisandro: é óbvio que é penalti. admito que o lisandro tenha tirado proveito da situação, mas a questão que tem que se por não é essa. a questão cinge-se a isto: o yebda utiliza o braço pra jogar a bola? aquilo é um bloqueio crls fodam.. e não me lixem com intensidades...

Anónimo disse...

O Yebda não faz penalty mas eu sou dos não consegue crucificar o árbitro. É fácil ser-se "iluminado" com repetições, slowplay, etc. No campo á música é outra. E neste caso, mesmo perto da jogada acho que o árbitro é enganado pela perspectiva que tem da jogada. No outro caso, acho que o facto de o Lucho ter continuado a jogada poderá ter induzido em erro o árbitro ao dar a sensação que o toque teria sido leve de mais para causar qualquer dano. Mas devia ter marcado penalty pois nem sequer existe lei da vantagem nestes casos.
Sou benfiquista mas não crucifico o árbitro.
Quanto ao jogo, vi um FCP muito abaixo do que esperava e um SLB bastante acima do que tenho visto. Este campeonato não são favas contadas para ninguém e quem se aventurar a encomendar as faxas arrisca-se a perder tudo.

Anónimo disse...

ah.. esqueci-me de referir o que realmente importa: gato, seu sabujo, este post, é do mais servil que tenho visto ultimamente.. hahahah

Anónimo disse...

Servil? Essa agora não percebi. Olha, servila-mos!!!

Anónimo disse...

não entendeste ó hooliáguia?

Tacuara disse...

1º lance- Lucho vs Reyes- qualquer falta, em qualquer lugar do campo é 1 questão de intensidade. Se neste caso o Lucho prossegue a sua jogada como se nada fosse, é porque a intensidade não é a suficiente para ser considerado falta e, neste caso, penalty. O gato disse tudo: se isto nunca seria assinalado no meio campo, porque haveria de ser marcado na grande área?

2º lance- Pettruzi essa teimosia descabida nem parece tua. Passa pelo meu blog e vê o video com várias repetições elucidativas

PS- Que eu saiba o Gato é portista e o jornal para que trabalha tremendamente lagarto...

Anónimo disse...

tacuara-mos

o gato é rioavista hahaha