julho 19, 2007

Brasas: O Verão está mesmo muito quente por cá, na Alemanha!!!

Monrose is an all-female pop trio from Germany consisting of Mandy Capristo, Senna Guemmour, and Bahar Kızıl. Formed in 2006 on the fifth installment of the German version of the international television talent show Popstars, they released their debut album Temptation in December 2006. The sensation of the moment in german charts is their hit song "Hot Summer".
Fonte: Wikipedia

julho 13, 2007

Banho Táctico: Diário de Jesualdo em Tegelen III

Criticámos a chuva e o clima frio da Holanda que encontrámos à chegada e agora, quando regressa o sol de que todos gostamos, parece que ficámos menos vivos, alegres. É preciso entender que, quando se treina com as intensidades que treinamos e com o acumular do cansaço, sabe muito bem a chuva e o frio da Holanda!
Hoje o sol regressou, está quente. Dizem as previsões que vai ser um fim-de-semana de temperatura elevada, mas nem isso retirou empenho e qualidade de trabalho nos treinos que realizámos, especialmente o da tarde.
Parece que a fadiga passa ao lado dos jogadores, mas também sabemos que amanhã, com o jogo, encerramos o segundo ciclo de trabalho cujos objectivos, como disse antes, apontam para a melhoria da condição física e para a orientação do jogo colectivo da equipa.
Os novos têm-se integrado muito bem, têm dado boas indiciações e continuamos a alimentar a esperança de que voltaremos a ter uma equipa competitiva.
Amanhã, do estádio do Den Bosch, esperamos grandes dificuldades. Sabemos isso perfeitamente, porque se trata de um adversário que quer vencer o FC Porto e vai jogar com muito vigor e muito contacto. Nós, na gestão normal do plantel e do esforço, vamos de novo apresentar duas equipas, uma para cada uma das partes, equilibrando-as de forma a poder garantir um ritmo uniforme durante os 90 minutos.
Hoje, sexta-feira 13, na conversa com os jogadores referi-lhes que estávamos no pior dia. Chegámos a meio do estágio, com grande desgaste. Desafiei-os para ultrapassarem tudo com a mesma determinação que têm apresentado, mas, acima de tudo, entendendo que a forma de vencer o cansaço é treinar bem e colocar em mente todas as ideias positivas que temos em relação à próxima época.
Até ao momento, e escrevo às 20h00 holandesas, a sexta-feira 13 não foi de nenhum azar!
Um abraço,
Jesualdo Ferreira

Banho Táctico: Cruyff não sabe que o Barça...

...vai começar a jogar com 4 bolas. Assim já ninguém duvidará que Ronaldinho Gaúcho, Lionel Messi, Samuel Eto'o e Thierry Henry cabem na mesma equipa. Interessante o facto de ninguém se lembrar de um tal de Deco, que por outras paragens até era conhecido por "Mágico". Como mudam os tempos.

FutBolas: Futsal com temporada 2007/08 aos soluços

A Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta semana o calendário oficial das provas da época 2007/2008, marcado pelos compromissos da Selecção Nacional com a fase final do Campeonato da Europa, em Novembro, e a fase de apuramento para o Campeonato do Mundo, em Fevereiro. Por outro lado, apesar de ainda não haver confirmação oficial da realização da prova pela UEFA, a FPF optou por colocar e reservar datas no calendário, em Abril, para uma eventual fase de qualificação para o Campeonato da Europa de sub-21, sendo que Março deverá marcar a primeira reunião dos convocados de Orlando Duarte para um estágio de preparação de 15 dias.
Sem surpresa, a época 2007/2008 arranca com a Supertaça, a 8 de Setembro, entre Benfica e Sporting de Braga, sendo que uma semana depois, dia 15, começa o Campeonato Nacional. No entanto, o Benfica, por estar envolvido na UEFA CUP, apenas entrará em acção no campeonato na quarta-feira seguinte (dia 19) ao dos restantes jogos da ronda inaugural.
A primeira interrupção do Campeonato está marcada para depois da 7.ª jornada (27 Outubro), altura em que os convocados de Orlando Duarte se concentram para um mês de preparação e competição na fase final do Campeonato da Europa. Em Novembro as equipas vão ter de encontrar alternativas para se manterem ocupadas já que não há uma única jornada do Campeonato Nacional. Ultrapassada a fase final do Europeu, as provas seguem sem interrupções até á 17.ª jornada (16 de Fevereiro), altura em que a Selecção Nacional volta a tomar o protagonismo, para a disputa da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo do Brasil 2008, obrigando à paragem da competição maior em três semanas. A Selecção continua a sua qualificação para o Mundial com a disputa do «playoff» de apuramento, em duas mãos (a 2 e 16 de Abril), no entanto, sem implicações no desenrolar do campeonato, já que ambos os jogos de disputam a uma quarta-feira. A final da fase regular está marcada para 10 de Maio, uma semana depois disputa-se a «final-four» da Taça de Portugal, enquanto o final do Nacional está apontado para o último fim-de-semana de Junho.

FutMedia: Os casos incómodos da blogosfera portuguesa

No início da próxima semana estará disponível nas livrarias o livro "Blogues proibidos" de Pedro Fonseca. A obra recorda e organiza seis caso nacionais, pioneiros na emergência de problemas inesperados no mundo dos blogues. Um deles é o que envolve Miguel Sousa Tavares, relativo à acusação de plágio de que foi alvo
Alguns acabaram nos tribunais acusados no âmbito do Código Penal e dos crimes contra a honra, enquanto outros mostraram os limites da liberdade de expressão. Das acusações de plágio à pirataria informática no blogue de José Pacheco Pereira, de processos judiciais a jornalistas, professores e autores anónimos, "Blogues proibidos" mostra como a escrita dos blogues deixou de ser um fenómeno amador e de limitada audiência.
Jornalista especializado no impacto social das novas tecnologias e "blogger" activo e atento à blogosfera nacional, o autor tem colaborado em diversos diários, semanários, revistas, projectos na Web, programas radiofónicos e televisivos.

julho 12, 2007

FutMedia: Queixa de jornal de Gondomar contra Valentim Loureiro arquivada... apesar de tudo

O Ministério Público decidiu arquivar uma queixa por abuso de poderes contra o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Valentim Loureiro, o vice-presidente da autarquia e mais dois vereadores. Os autarcas eram acusados de favorecerem dois jornais com a atribuição de publicidade da autarquia em prejuízo de um terceiro periódico.
A empresa "Xerazade Edições Lda", proprietária do "Progresso de Gondomar" e integrando nos seus accionistas membros do PS na oposição camarária, acusa os concorrentes "Repórter de Gondomar" e "Comércio de Gondomar" de falta de autonomia em relação à autarquia e de pautar os seus critérios por interesses partidários e económicos.
Na queixa apresentada, a editora denuncia o "carácter tendencioso da informação" dos concorrentes, "claramente apoiantes da actual governação da Câmara Municipal de Gondomar". A queixa surge após a distribuição pela autarquia da publicidade relativa à "Festa do Sável e da Lampreia 2006", aprovada pelo Executivo camarário com os votos contra de dois vereadores socialistas. O "Progresso" não foi contemplado.

Dezassete fotos do major
A título de exemplo, a "Xerazade" refere a a publicação de inúmeras fotografias, particularmente de Valentim Loureiro, que chega a ter dezassete fotografias numa só página desses jornais (...), bem como textos de divulgação e louvor às acções dos denunciados". O director do "Progresso de Gondomar, Manuel Prior, acusa mesmo Valentim e os restantes arguidos de "utilizaremos outros dois jornais como meio de propaganda pessoal a fim de se manterem no poder". Prior responsabiliza directamente o major por esta situação e culpa-o ainda pelas sucessivas recusas a pedidos de entrevista a responsáveis autárquicos feitos pelo jornal.
O MP baseou-se sobretudo em prova testemunhal para decidir o arquivamento do processo, considerando que "não se apurou qualquer intervenção directa de qualquer dos arguidos na orientação dos jornais". Do mesmo modo considerou provada a "inexistência de indícios suficientes da violação dos deveres inerentes às funções dos arguidos ou da utilização dos seus poderes para fins particulares".

FutMercato: Dragões de olho em Manuel da Costa?


"Jogar no FC Porto seria o realizar de um sonho para Manuel da Costa e para mim, mas só sei do interesse porque o meu pai me ligou a dizer que tinha visto a notícia em Portugal". Foi desta forma que o pai do internacional sub-21 comentou o interesse portista no filho.
O Sr. Manuel da Costa não esconde que, em tempos, o campeão português perguntou pelo jogador, "mas não passou disso, de uma conversa", explicou. Muito antes disso, tinha o filho 14 anos, levou-o a um treino de captação dos dragões. "Gostaram dele e ficaram de me ligar, mas ainda hoje espero", conta o pai, na esperança de que cinco anos mais tarde o telefone toque mesmo.
O pai do central do PSV grantiu ainda que nem ele nem o empresário foram contactados. Uma situação confirmada ao DN pelo representante do luso-francês, que embora diga desconhecer qualquer proposta do FC Porto deixou no ar que já houve contactos entre os clubes: "Se chegarem a acordo então eu fico a saber para negociar os interesses do Manuel, que neste momento se encontra a gozar férias tranquilamente."
O empresário confirmou que tem recebido muitas propostas para o central português, mas o valor do atleta afasta muitos interessados. O passe do jogador porrtuguês está cotado entre os 10 e os 12 milhões de euros, o número base para os dirigentes holandeses admitirem uma conversa. Koeman já perdeu o brasileiro Alex para o Chelsea e não admite para já ficar sem o central, mas o DN sabe que se o FC Porto realmente estiver interessado no central, ele será dragão a qualquer custo.
O mais promissor central português é muito cobiçado e até já recusou uma proposta do Inter de Milão na época passada. "O dinheiro não é tudo. O mais importante para ele é jogar e no Inter não seria aposta para titular. Em Itália não se aposta em jogadores com menos de 25 anos na defesa", explica o pai, que mesmo assim vai mantendo conversas regulares com o director desportivo do campeão italiano, além de saber da cobiça do Chelsea.
Além de Manuel da Costa, também o sérvio Stepanov (Trabzonspor) e o nigeriano Onyewu (Standard Liège) estão referenciados pelos dragões.

FutMercato: Os golos de cabeça de Mariano González

Com tanta gente a sair do FC Porto (já foram Anderson e Pepe, seguem-se Lucho e... Quaresma), é difícil dar pelos reforços. Outro argentino Mariano González, pode dar alguma alegria ao ataque. Ao menos não exigiu um investimento inicial astronómico, dado que chega por empréstimo do Palermo depois de ter passado pelo Inter de Milão. A opção de compra é de 2 milhões de euros. O seu compatriota Lucas Mareque, que não mostrou ponta de qualidade, terá de encontrar destino ou ficar no Olival a ganhar o seu sem fazer nenhum. Quanto ao Mariano, cheira-me que se tivesse jogado contra o SC Irene, na Alemanha, também tinha molhado a sopa nos 10-0 a essa pandilha de borracholas germânicos que nunca se tinham imaginado a jogar contra um colosso como o FC Porto. Faz lembrar as antigas pré-temporadas benfiquistas que tantas manchetes geravam.

FICHA DO JOGO
Complexo do SC Irene, em Tegelen
Árbitro: Theo Haaben
Assistentes: Jan Vermeer e Nico Van de Beucken
SC IRENE: Dorsers; Cuypers, Van Ulft, Verheyden e Van Deuzen; Gommans, Hagens «cap.», Martens; Hagens; Pieter Janssen e Sofian Boulayone
Jogaram ainda: Coort, Verschoor, Van Rhee, Fuad Boulayone, Maier e Lars Janssen
Treinador: Eric Caasembroond

F.C. PORTO: Paulo Ribeiro; João Paulo, Bruno Alves «cap.» e Lino; Paulo Assunção, Raul Meireles, Jorginho e Hélder Postiga; Quaresma, Adriano e Lisandro Lopez
Jogaram ainda: Ruca, Pedro Emanuel, Cech, Fernando, Kazmierczak, Bolatti, Tarik, Luís Aguiar, Edgar, Renteria
Treinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-7
Marcadores: Bruno Alves (5m), Lisandro Lopez (6m), Quaresma (22 e 27m), Adriano (24 e 33m), Hélder Postiga (25 e 60m), Edgar (57m) e Renteria (89m)

FutMedia: "On-line first", é a nova política do grupo multimédia de Balsemão

Portais novos, um de jogos (mygames) outro de vídeos (myvídeos) , mais agregação de conteúdos informativos e uma distribuição dos mesmos que dá prioridade à Internet - uma cacha, como explicou, ontem, Francisco Pinto Balsemão, já não espera pela publicação no 'Expresso', é divulgada na hora no site -, assinalam a aposta do grupo que preside no on-line.
"A Impresa deixa de ser um grupo de média para ser grupo multimédia, o primeiro em Portugal", disse, ontem, o administrador da SIC. "Queremos revolucionar o processo de produção de notícias", referiu. "Somos uma fábrica, no bom sentido, de informação de qualidade, que tem como um dos seus produtos um jornal ('Expresso') que chega às bancas". Apresentou como lema "Política on-line 'first' (primeiro)".
A estratégia do grupo associa aos negócios das áreas tradicionais - televisão, jornais e revistas - a Imprensa Digital, criada para desenvolver projectos multimédia. O "mygames", que avançará no prazo de um mês, é exemplo disso. Trata-se de um projecto "'cross' média" que associa internet - terá site próprio -, um programa de televisão na SIC Radical e ainda uma revista. O "myvídeos" começará ainda este ano.
Na estação, depois da fusão de redacções SIC e SIC Notícias, sucede-se uma mesma estrutura multimédia, que arranca em Setembro. Com ela prosseguirão os avanços nas várias plataformas, da internet aos telemóveis. Está ainda em preparação um portal feminino, sites próprios para a revista Caras e Exame. Integram já a Imprensa Digital o portal Inforportugal e a plataforma Digital Guest Services, de entretenimento para hotéis.
A aposta tem em vista "a internacionalização do grupo", disse Balsemão. É nesse sentido que se investiu na versão em inglês da informação no site da SIC.
Balsemão assumiu estar rendido às potencialidades do on-line, domínio que tem dedicado muitas horas de análise nos últimos tempos. Acredita que a área multimédia se irá transformar na "segunda fonte de receitas do grupo, logo a seguir à publicidade, ultrapassando as vendas de publicações".
Por isso tem investido forte no sector desde o final do ano passado. De um total de 14 milhões, quatro foram gastos em aquisições, de que é exemplo a compra de 51% do portal "aeiou". Em 2009, prevê que as receitas mutimédia representem 10% do total de proveitos do grupo.

julho 11, 2007

FutBolas: Estamos sempre a aprender...


"Su apodo es la 'tijera' porque, según dicen, lo corta todo en defensa". Ou seja, depois de "central perfeito", Pepe já foi promovido a tesoura. Se calhar é por esta capacidade imaginativa que a imprensa desportiva espanhola passa olimpicamente ao lado da crise internacional do sector. Venha mais uma tesourada.

Banho Táctico: Diário de Jesualdo em Tegelen I

«O dia de hoje caracterizou-se por dois factos com características diferentes. Um foi a saída do Pepe e o outro a fantástica aplicação que os jogadores tiveram ao longo de três horas de trabalho proposto.
O Pepe foi um jogador importante no FC Porto, o FC Porto também foi de grande importância para o seu crescimento. No último ano chegou a patamares de rendimento que o projectaram para um clube como o Real Madrid. Todos nós desejamos-lhe a maior sorte do mundo.
Cumprimos hoje o segundo dia em Tegelen, no qual o nosso trabalho repousou em duas sessões de 90 minutos, que constaram fundamentalmente em trabalho de aumento de resistência específica e de potência aeróbia.
Durante a manhã todos os exercícios tiveram a bola presente, o que constituiu um factor de motivação para os jogadores. A tarde foi dedicada a um trabalho táctico-técnico com uma preocupação de manter a mesma linha de aumento de capacidade de resistência específica, utilizando estruturas tácticas mais dominadas pelos jogadores da época passada e uma integração dos jogadores novos dentro da linha de orientação de jogo que pretendemos.
Embora seja normal em todos os princípios de época, destaco a aplicação dos jogadores. Todos eles, sem excepção, estão a trabalhar nos limites que lhe são permitidos e os novos também se esforçam para, o mais rapidamente possível, demonstrarem as suas capacidades e integrarem a nossa concepção de jogo.
Amanhã não temos diário, por isso posso desde já desvendar que o treino da manhã não será limitado em nenhum aspecto pelo jogo da tarde. Seguirá a linha do que fizemos hoje, diminuindo o volume e aumentando a intensidade, não só de manhã, mas com o próprio jogo a servir como limiar de intensidade máxima para o momento.
A ideia, tendo em conta o facto de termos jogadores em número suficiente, é utilizar duas equipas nos dois períodos de jogo. O objectivo, claro, é ganhar, mas torna-se também importante gerir, pois este jogo não é mais do que uma unidade de treino de estrutura mais específica.»
Jesualdo Ferreira

julho 10, 2007

FutBolas: Em Portugal, chamavam-lhe Foley(ro)...

Dominic Foley, o ponta-de-lança irlandês que representou o Sp. Braga em 2003/04, por cá era vitimizado pelos trocadalhos jornalísticos e designado por Foley(ro). De facto, mostrou pouco, mas na Bélgica, pelo AA Gent, tornou-se uma referência ofensiva e ainda na última ronda da Taça Intertoto marcou os dois golos da sua equipa contra o Cliftonville. De Foley(ro) passou a "Buffalo", a "Irish Dynamite", enfim, alcunhas mais digna de um jogador. Até tem direito a entrada própria na Wikipedia.

Banho Táctico: Diário de Jesualdo em Tegelen II

«A primeira fase do trabalho passou por procurar encontrar a forma de não perder tempo com os obrigatórios exames médicos, por isso programámos uma abordagem clara às questões de reforço muscular e um trabalho de resistência aeróbia em forma jogada. Isso trouxe a vantagem de avaliar melhor, num contexto global, os novos jogadores, fazendo-o através da equipa, em jogos diferentes e em espaços diferentes. Esta fase inicial permitiu-nos ter uma ideia mais segura dos jogadores no contexto FC Porto.
Agora, já aqui em Tegelen, vem a segunda fase da preparação. Vamos, acima de tudo, potencializar as questões táctico-técnica no contexto de equipa e também o trabalho de resistência específica e de força rápida, que tem a ver com a aproximação do suporte físico às situações de jogo. Vai haver uma alteração do volume de trabalho com intensidades projectadas na organização geral da equipa.
O dia de hoje foi preenchido com viagens e, de certa forma, foi cansativo, por isso tínhamos necessidade absoluta de fazer mexer os jogadores. O treino foi curto e trabalhámos a potência aeróbia. Ainda vamos reavaliar os jogadores em conjunto com a equipa médica e amanhã iniciamos o trabalho. Nesta perspectiva, os jogos, para além de terem a meta de ganhar e bem, são apenas unidades de treino de maior intensidade. É por isso que em nenhum momento deixará de haver treino de manhã, independentemente do jogo.
Temos aqui na Holanda 22 jogadores de campo para gerir cargas e recuperações da melhor forma. Nos jogos, mais importante que o rendimento da equipa, é o rendimento do colectivo de jogadores.
Até amanhã!»
Jesualdo Ferreira

FutMedia: As audiências da Imprensa no segundo trimestre de 2007

RESULTADOS da Imprensa no segundo trimestre de 2007 (Abril a Junho)

TOP TEN – Publicações pagas com mais leitores
Correio da Manhã – 983 000
Jornal de Notícias – 942 000
DECO/Proteste – 863 000
A Bola – 727 000
Record – 701 000
Visão – 673 000
Expresso – 597 000
TV 7 – 597 000
Maria – 596 000
Nova Gente – 557 000

JORNAIS GENERALISTAS DIÁRIOS – Audiência média no trimestre Abril-Junho 2007
Correio da Manhã – 11,8%
Jornal de Notícias – 11,3%
Público – 4,4%
Diário de Notícias – 3,9%
24 Horas – 2,8%

JORNAIS DESPORTIVOS DIÁRIOS - Audiência média no trimestre Abril-Junho 2007
A Bola – 8,7%
Record – 8,4%
O Jogo – 5,7%
Diário Desportivo – 0,9%

JORNAIS SEMANAIS - Audiência média no trimestre Abril-Junho 2007
Expresso – 7,2%
Sol – 2,7%

JORNAIS GENERALISTAS DIÁRIOS – Média de circulação paga de Janeiro a Março de 2007
Correio da Manhã – 113 300
Jornal de Notícias – 86 774
Público – 41 000
Diário de Notícias – 34 510
24 Horas – 34 295

julho 09, 2007

FutMedia: Correio da Manhã torna-se o diário mais lido em Portugal

O diário Correio da Manhã ultrapassou, no segundo trimestre deste ano e pela primeira vez, a audiência conseguida pelo Jornal de Notícias, tornando-se o generalista mais lido do país, segundo dados hoje divulgados pelo Bareme-Imprensa, da Marktest.
De acordo com o Bareme, as audiências do Correio da Manhã aumentaram 9,8 por cento entre Abril e Junho face ao período homólogo do ano passado, passando para 11,8 por cento (983 mil leitores).
Em tendência inversa, o Jornal de Notícias perdeu 3,4 por cento de audiência, passando dos 11,7 por cento que registava no segundo trimestre de 2006, para 11,3 este ano (942 mil leitores).
As posições dos dois títulos em termos de audiências são agora idênticas às que já tinham em termos de vendas, já que o Correio da Manhã vendeu, no primeiro trimestre do ano e de acordo dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT), quase 113.300 exemplares.
Apesar deste jornal ter perdido compradores entre Janeiro e Março (último período analisado pela APCT), continuou acima do JN cujas vendas caíram 11,6 por cento, para 86.774 exemplares.
Entre os dois jornais ditos de referência, o Público continuou a registar uma audiência superior à do Diário de Notícias, embora tenham encurtado a distância que os separa.
De acordo com o Bareme, o Público perdeu 13,7 por cento de audiência no segundo trimestre, passando de 5,1 para 4,4 por cento, enquanto o DN melhorou 34,5 por cento, passando para 3,9 por cento. Em termos de vendas, o Público vendeu mais que o rival, mas também perdeu mais compradores.
Com vendas médias de 41 mil exemplares durante o primeiro trimestre deste ano, este diário diminuiu quase 3.700 compradores por dia, o que representa uma queda de 8,2 por cento, enquanto o seu concorrente Diário de Notícias não chegou a registar uma redução de 450 exemplares por dia (1,3 por cento), para 34.510 exemplares por dia.
O 24horas, que foi o diário generalista que protagonizou a maior queda percentual nas vendas, foi também o apresentou maior descida de audiências: 20 por cento, passando para os 2,8 por cento.

FutMedia: Declarações sem perguntas não agradam

O número crescente de conferências de imprensa ou declarações sem direito a perguntas pelos jornalistas está a desagradar aos responsáveis de vários órgãos de comunicação social, que, no entanto, hesitam em tomar uma posição comum.
O sentimento de que os jornalistas estão a ser "manipulados" e "instrumentalizados", cabendo-lhes apenas o papel de "pé de microfone", desvirtuando a essência do jornalismo, é partilhado por vários responsáveis editoriais, que criticam a tendência.
A situação, cada vez mais frequente na área política, está também a preocupar o Sindicato dos Jornalistas, cujo Conselho Deontológico recém-eleito vai analisar o assunto na sua primeira reunião, marcada para terça-feira. "Não faz sentido ir a conferências de imprensa ou outros encontros buscar comunicados", disse o presidente do Conselho Deontológico, Orlando César.
A maioria dos responsáveis por órgãos de comunicação social revela descontentamento profundo em relação aos encontros com jornalistas sem direito a perguntas. Contudo, muito poucos demonstram vontade de se unir ou até de boicotar estas situações. Eduardo Dâmaso, director-adjunto do 'Correio da Manhã', sublinhou que a "ida a uma conferência de imprensa sem direito a perguntas é praticamente inútil", sendo aceitável apenas em "situações excepcionais".
O director do 'Público', José Manuel Fernandes, considera "legítimo" que os jornalistas sejam chamados para leituras de comunicados quando são informados de que não haverá lugar à colocação de perguntas. Sobre a hipótese de uma posição conjunta, o director diz ser "difícil", lembrando que "não houve consensos noutras situações".
Do lado de lá, Luís de Lemos, da agência de comunicação Cunha Vaz & Associados, disse que "há alturas em que, do ponto de vista estratégico, é importante que a declaração seja produzida de forma clara e que se esgote em si mesma", não havendo a possibilidade de perguntas. "A curiosidade dos jornalistas pode motivar outro comentário" do orador, fazendo-o ir além do pretendido, referiu.

FutMedia: Gala das 7 Maravilhas à TVI audiências maravilhosas

O anúncio das novas Sete Maravilhas do Mundo, transmitido pela TVI, foi o programa mais vista de anteontem, com um resultado que se aproximou do obtido pela final do Mundial de futebol, no ano passado. De acordo com dados da Mediamonitor (grupo Marktest), a emissão registou 21,6% de audiência média e 64,4% de "share" calculado sobre o número de pessoas que se encontravam a ver televisão. Antes, a divulgação das Sete Maravilhas de Portugal tinha já alcançado 17,1% de audiência média e 54,5% de "share".
Estes dois momentos, reunidos numa gala em directo do Estádio da Luz conseguiram cativar mais de metade dos espectadores e contribuíram para que a TVI liderasse o dia com um "share" de 40%. Quase mais 10% do que a média obtida pela estação de Queluz nos primeiros seis meses do ano, que liderou.
Números mais modestos foram os registados pela emissão, durante 24 horas, do evento "Live Earth" na RTP1. O bloco que arrancou às 8 horas atingiu 2% de audiência média e 22,4%, o da tarde 3,2% e 18,9%, respectivamente, e o da noite, que coincidiu com parte da "Gala das Sete Maravilhas" , 2,5% e 11,1%.

julho 08, 2007

FutMercato: Portugal lidera tráfico de jogadores

Denúncia da presidente da Culture Foot Solidaire, uma ONG com sede em Paris, Jean-Claude Mbvoumin, coloca Portugal como um dos países no topo da lista dos que mais traficam jogadores de futebol.
«Portugal, além de ter ligações históricas e culturais a África, tem ainda uma posição geográfica que facilita determinado tipo de entradas na Europa. Portugal é um dos países que lideram este tipo de tráfico», acusa Mbvoumin.
Depois de um jovem senegalês se ter queixado, na nossa edição de hoje, de ter sido atraído para Portugal por um representante de jogadores e depois ter ficado sem clube, sem soluções e fora da lei, A BOLA publica na edição deste domingo a segunda parte de uma grande reportagem sobre o tráfico de jogadores no futebol português.
O Parlamento Europeu e a Organização das Nações Unidas têm progressivamente declarado guerra a este flagelo do futebol mundial, particularmente o europeu, pedindo a colaboração das Federações, das Ligas, dos Governos e também dos agentes FIFA que legitimamente regulam as transferências, por oposição àqueles que o fazem sem crédito profissional ou licenciamento para o efeito.

Banho Táctico: Fichas só tem saída na Argélia!!!

O treinador português Joaquim Teixeira vai assumir o comando do CABBA de Bordj, da primeira divisão argelina de futebol, com um contrato de um ano, disse hoje o técnico à Agencia Lusa.
Joaquim Teixeira explicou à Lusa ter ficado "impressionado com a amabilidade e recepção" dos dirigentes do CABBA, acrescentando que o clube dispõe de "boas condições de trabalho, com um relvado sintético de quarta geração e dois ginásios".
O técnico português, que já orientou Leça, Ovarense, Dragões Sandinenses e foi adjunto de António Oliveira no FC Porto e na selecção portuguesa, terá como adjunto Manuel Moreira. A equipa técnica viaja a 14 de Julho para a Argélia, tendo prevista a realização de um estágio de preparação "de duas ou três semanas", a partir de 17 de Julho, na Polónia.

Blogueio Mental: As estranhas penalizações do voleibol

(...) Apesar da penalização em oito pontos, devido a um erro "inadmissível" - não inclusão de um jogador inscrito no "set" como titular - a selecção nacional conseguiu evitar a "negra" e, com uma ponta final espectacular, venceu por 25-23, 22-25, 18-25 e 23-25, carimbando o passaporte que lhe permite sonhar com o primeiro título do seu historial.
O incidente ocorreu quando os responsáveis lusos detectaram que Éden, incluído com jogador de campo para o derradeiro parcial, afinal não tinha chegado a entrar, erro que passou despercebido à mesa e equipa de arbitragem e numa altura em que Portugal vencia por 8-5.
"Foi preferível comunicar, sabendo que iríamos perder os pontos conquistados até então, do que manter a situação, podendo a mesma vir a ser detectada, correndo o risco de Portugal vencer o 'set' e o jogo vir a ser protestado pelo nosso adversário", explicou o capitão da selecção das "quinas", João José.
Por seu lado, o seleccionador nacional, o brasileiro Jorge Schmidt, justificou o incidente "com um erro no preenchimento do número do jogador que iria actuar no início do derradeiro parcial" e aponta a equipa de arbitragem como a "principal culpada de uma situação que poderia ter afastado a equipa da final".
"Foi uma falha infantil e uma situação amadora, não admissível por uma equipa de arbitragem internacional", disse o seleccionador nacional, Jorge Schmidt, realçando a capacidade anímica que a equipa demonstrou "ao ultrapassar este incidente, e uma desvantagem de seis pontos". (...)

FutMedia: Jornal de Berlim só vai falar do Tour sobre assuntos de doping!!!

O jornal alemão “Berliner Zeitung” anunciou ter renunciado por completo ao “Tour” enquanto prova de ciclismo, dando exclusividade a questões relacionadas com doping e crime organizado. “Este ano, nas nossas páginas, não haverá a cobertura habitual, como o tempo das etapas, fotografias dos ciclistas ou gráficos descritivos”, explicou o periódico. De acordo com os responsáveis do “Berliner Zeitung”, o destaque irá por inteiro para o essencial: “O doping, o crime organizado e as matérias relacionadas serão as nossas preocupações”. O “Berliner Zeitung”, num editorial com o título “Uma questão de princípios”, sublinha que as recentes polémicas relacionadas com o doping obrigaram a esta opção editorial. A Volta a França teve hoje início, com a realização do prólogo, um contra-relógio individual de 7,9 quilómetros, em Londres.

julho 07, 2007

Banho Táctico: Francisco Chaló, o treinador que queria ser médico

Aos 43 anos, Francisco Chaló estreia-se como técnico principal na Liga. Um sonho antigo de alguém que queria ser médico mas a quem a falta de médias privou dessa pretensão. Enveredou então por um curso superior de Gestão. Só que o futebol falou mais alto e hoje colhe esses ensinamentos académicos na aplicação da metodologia dos treinos.
O telefone tocou quando menos esperava. Estava desempregado e dedicava-se exclusivamente à vice-presidência da Associação Nacional de Treinadores. “Foi em meados de Junho, quando consultava a net e atendi uma chamada privada. A pessoa era bem-falante e conversou comigo demoradamente. Disse que me conhecia bem e que a partir daquele momento eu era treinador da Naval. Pensei que fosse uma brincadeira e, a muito custo, a pessoa acabou por dizer que era o presidente da colectividade”, afirma o técnico.
Sem perder tempo, Francisco Chaló encontrou-se com Aprígio Santos, e esse primeiro encontro ficará gravado para a História, como confessa. “Senti um enorme orgulho por, finalmente, poder treinar uma equipa da Liga. Mas o que mais me espantou foi a forma como o convite me foi endereçado. O sr. Aprígio enumerou vários argumentos, entre os quais deu realce aos embates com o Feirense quando eu era treinador dessa equipa. Destacou a forma arrojada como armava a equipa, e isso pesou na sua decisão depois de comunicar aos outros órgãos da direcção. Pediu-me que continuasse a desenvolver um trabalho de evolução, com vista a criar a estabilidade definitiva da Naval ao mais alto nível, sem avançar com metas megalómanas. De imediato começámos a estruturar o plantel, e posso garantir que iremos ter uma equipa que vai dar muitas alegrias às gentes da Figueira da Foz. É importante captar mais sócios e criar uma sintonia perfeita com os adeptos. Essa será, sem dúvida, a minha prioridade”, sustenta Francisco Chaló.
Ainda sobre o líder da Naval, Chaló considera-o “um homem inteligente” e desfaz o conceito de Aprígio Santos ser uma pessoa distante das realidades do clube. “Ele está desperto para os mais ínfimos pormenores. Sendo uma pessoa de negócios, viaja bastante, mas sempre em contacto com o seu ‘staff’. Devo dizer que a sua forma de estar me impressionou bastante e que vai ao encontro do que sempre idealizei para o patamar da Liga. Sinto um desejo enorme de começar a trabalhar no estágio de Nelas, mas acreditem que não sinto qualquer grau de ansiedade. Confio no meu trabalho e estou determinado a vencer. A estreia a este nível não me atemoriza. Pelo contrário...”

PERFIL
Francisco Chaló treinou todos os escalões do futebol português. Começou no Alfenense e depois dedicou-se à captação de talentos no FC Porto, onde conquistou três campeonatos nacionais nas categorias de iniciados, juvenis e juniores. Em seniores, treinou o Pedras Rubras seis anos, para depois se dedicar ao Feirense durante três épocas na Liga de Honra. Recentemente, esteve em Praga no Congresso Internacional de Treinadores.

FutBolas: Queriam saber quem faz parte da equipa de futebol de praia do FC Porto? São os amigos do Bruno Alves...


Cresceram juntos nas ruas e nas praias da Póvoa de Varzim e aí deram os primeiros toques na bola, revelando desde cedo um invulgar engenho para o domínio do esférico, principalmente quando este é disputado na areia.
O amigo Bruno Alves levou um pouco mais longe o seu talento, assumindo-se hoje como uma das figuras de proa da equipa profissional do FC Porto, mas as aptidões dos companheiros de brincadeiras - Ruben Pereira, Carlos Baptista, Tiago Melo, Pedro Sousa, Rudy Viana, Daniel Sottomayor e Bruno Torres - também não passaram despercebidas aos responsáveis dos dragões, que, depois de os verem em acção ao serviço de uma equipa poveira, num torneio da modalidade realizado na Invicta, logo se aperceberam que seria naquela estância balnear nortenha que iriam "pescar" os atletas para disputar a Liga de Clubes de Futebol de Praia. O resultado acabou por ser um FC Porto com sotaque poveiro, já que dos onze atletas que actualmente compõem o plantel azul e branco sete são naturais da cidade de Eça de Queiroz.
Carlos Baptista, um dos primeiros a rumar para equipa azul e branca, explicou como surgiu esta oportunidade: "Depois de termos sido observados num torneio, fizeram, a mim e ao actual capitão de equipa Pedro Sousa, o convite para integrar este projecto que nasceu há três anos. E quando foi necessário reforçar o plantel recomendamos alguns dos nossos amigos com quem fomos evoluindo na modalidade desde muito cedo."
Depois de, no primeiro ano da competição, em 2005, se terem sagrado campeões nacionais, os portistas ainda não conseguiram igualar esse feito, permitindo que o Benfica dominasse a modalidade nos dois últimos anos. Pedro Sousa, capitão dos dragões, salienta a maior competitividade dos adversários: "O futebol de praia tem evoluído muito e as equipas estão cada vez mais fortes, apetrechando-se com mais jogadores de qualidade. Principalmente entre os três grandes, o nível actual é muito semelhante."
E deve-se precisamente à presença dos três grandes na competição que a modalidade tem ganho cada vez mais adeptos e começa a projectar-se entre os mais jovens, tal como adiantou o jogador Ruben Pereira: "É um desporto que já move multidões e que cada vez tem recebido mais apoios. Muitos golos, ritmo rápido de jogo e movimentos espectaculares são os principais atractivos".
Fã da modalidade e presença assídua nos jogos dos seus conterrâneos do FC Porto, Bruno Alves é visto como uma referência e uma voz sábia para os "dragões da areia", tal como revelou Tiago Melo: "Temos uma relação de amizade com o Bruno há cerca de 13 anos. Ele tenta sempre apoiar-nos, motivar-nos, e como tem um nível de competição superior tentamos sempre ouvi-lo. Achamos que melhoramos com os conselhos dele", garantiu.

FutBolas: Paulo Machado ainda vive no Bairro do Cerco!!!

Paulo Machado nasceu e cresceu em pleno coração do Porto, no bairro do Cerco. O sotaque não engana. "É bom manter alguma coisa de bairro para não perder personalidade".
Foram os paralelos das velhas ruas da Cidade Invicta que o ensinaram a jogar e a contornar uma chamativa vida do crime. Começou a jogar no FC Cerco do Porto e um dia foi chamado à selecção da Associação de Futebol do Porto e alguém do FC Porto reparou nele. "Pediu-me para ir lá fazer uns treinos e fui, mas, como já havia uma equipa de infantis formada, fui para os infantis B e, como não conhecia ninguém, fui-me embora. Voltei a ser chamado e atinei", explica, sem pudor.
É bem-disposto, não perde uma oportunidade para pregar uma partida e é tão espontâneo que arranca gargalhadas no balneário. A vida no bairro é divertida, diz, mas "claro que não é fácil". Ainda hoje tem amigos que "já foram dentro" ou passam a vida a entrar e a sair da prisão, mas é com algum orgulho que diz que conseguiu crescer à margem desses problemas graças ao futebol e à boa influência do irmão mais velho. Jorge Machado tem 27 anos, joga no Sporting da Covilhã e é um exemplo a seguir, enquanto Bruno, o caçula da família, conhecido por Machadinho, já segue os passos dos irmãos no FC Cerco.
Com José Couceiro, o menino do bairro chegou à equipa principal dos dragões. E como ainda não tinha carta de condução era o amigo Quaresma (e Bosingwa, às vezes) que o levava a casa depois dos treinos. Uma alegria pegada para os miúdos que como ele batiam umas bolas nas paredes das casas, no bairro do Cerco. Mas ninguém se atrevia a incomodar a estrela portista, pois o jovem Paulo já goza de respeito suficiente para não ver um convidado seu ser incomodado no seu território. Bastava um "ala daqui embora que se faz tarde" para demover os mais atrevidos, conta. Agora já tem carta e contribui para as despesas da casa, mas ainda não pensa em sair do bairro onde vive com os pais e o irmão mais novo: "Sinto-me bem e ainda não é hora de o deixar".

FutMedia: O estatuto do Provedor de Leitores do DN


Estatuto do Provedor dos Leitores do DN, Mário Bettencourt Resendes, que se calhar deveria ser bem lido e analisado por alguns "provadores dos leitões" que por aí andam:

1. O provedor dos leitores do Diário de Notícias (adiante designado apenas por provedor) é uma entidade independente que tem por missão assegurar a defesa dos direitos dos leitores.

2. Compete ao provedor dos leitores:

2.1. Analisar as reclamações dúvidas e sugestões formuladas por escrito pelos leitores.

2.2. Proceder à crítica regular do jornal, com base nas regras éticas e deontológicas do jornalismo.

2.3. Analisar e criticar aspectos do funcionamento e do discurso dos media que se possam repercutir nas reclamações com os respectivos destinatários.

3. O provedor dos leitores exerce a sua função crítica através da secção semanal que publica no Diário de Notícias, da inserção pontual de textos (sempre que a importância do assunto o justifique) e de recomendações internas dirigidas à Direcção e ao Conselho de Redacção.

4. No exercício das suas funções, o provedor dos leitores pode solicitar à Administração, à Direcção, aos editores, aos jornalistas e ao Conselho de Redacção esclarecimentos sobre questões com incidência ética e deontológica, os quais devem ser prestadas, por escrito, no prazo de 72 horas.

4.1. As tomadas de posição do provedor dos leitores sobre textos assinados por jornalistas devem, sempre que possível, ser precedidas de esclarecimento prévio do respectivo autor ou, na ausência deste, do editor da secção.

5. O director do Diário de Notícias indigitará e nomeará provedor dos leitores uma personalidade de reconhecido prestígio, credibilidade e honestidade.

5.1. A nomeação depende de parecer favorável do Conselho de Redacção, que deve pronunciar-se sobre a personalidade indigitada, através de parecer fundamentado, no prazo máximo de dez dias, sob pena de aceitação.

6. A nomeação do provedor dos leitores vigora por um período de 3 (três) anos, não prorrogáveis.

6.1.1. As funções do provedor dos leitores cessam:

6.2.2. Por iniciativa do próprio provedor dos leitores.

6.3.3. Pelo não exercício do cargo durante um período superior a dois meses em cada ano.

7. O código deontológico do Jornalista, o Estatuto Editorial e o Livro de Estilo do Diário de Notícias, do qual este estatuto constitui parte integrante, são referências obrigatórias do provedor dos leitores.|

FutBolas: O Paraíso Fiscal dos jogadores da bola

De acordo com um estudo realizado pela firma de auditoria financeira e assessoria fiscal Ernst & Young, a Espanha é o país com custos fiscais e sociais mais baixos aplicáveis a jogadores estrangeiros. O estudo compara os regimes existentes na Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Holanda e Espanha e conclui que os clubes espanhóis que contratem jogadores estrangeiros levam vantagem sobre os clubes dos outros países. "A fiscalidade poderá ser um factor determinante na hora de realizar contratações", lê-se no documento da Ernst & Young. "Sobretudo tendo em conta o facto de grande parte das negociações nas contratações de futebolistas tomar como base o salário líquido que o jogador vai receber". Se um clube espanhol quiser oferecer um salário líquido de dois milhões de euros a um jogador estrangeiro, por exemplo, esse clube terá de suportar custos fiscais e encargos sociais de apenas 680 mil euros adicionais. Ou seja, esse jogador custaria na realidade 2,68 milhões por ano. Um clube holandês seria obrigado a desembolsar 1,13 milhões de euros (custo total do jogador: 3,13 milhões anuais). Os clubes nos outros países teriam de suportar custos fiscais/sociais ainda mais altos: Alemanha (1,6 milhões), Reino Unido (1,8), Itália (1,97) e França (3,43). Se um clube francês quiser oferecer um salário líquido de dois milhões de euros a um jogador português, por exemplo, esse clube sabe que terá de desembolsar uma verba astronómica de 5,43 milhões anuais - duas vezes mais do que os custos e encargos que um clube espanhol teria de suportar para ter o mesmo jogador. Mais outro exemplo: se Miguel Veloso fosse contratado pelo Liverpool e negociasse um salário líquido de dois milhões de euros por ano, o clube inglês teria de suportar custos totais de 3,8 milhões anuais. A jovem estrela portuguesa "custaria" apenas 2,68 milhões por ano se assinasse - nos mesmos termos e condições - pelo Barcelona. Este regime muito favorável existente em Espanha aplica-se unicamente a jogadores estrangeiros que passem a viver e trabalhar no país e não tenham residido em Espanha nos dez anos anteriores. Estes contribuintes estrangeiros adoptam o domicílio fiscal em Espanha, mas beneficiam de uma taxa muito favorável de 25% (será de 24% a partir de 2007). A legislação genérica que reconhece este regime especial de tributação foi adoptada em 2004 e visa, sobretudo, incentivar a entrada de grandes empresas, quadros e outro "talento" estrangeiro no país. Como coincidiu com a contratação de David Beckham pelo Real Madrid, passou a ser conhecida universalmente como "Lei Beckham". A Holanda tem uma legislação semelhante, embora com uma taxa ligeiramente superior (30%).

Artigo do jornalista Paulo Anunciação no Diário de Notícias

julho 06, 2007

Banho Táctico: Capucho saíu mal do FC Porto e já tem muita sorte em voltar para os Iniciados

Capucho que foi jogador emérito do FC Porto, antigo extremo, ao tempo de José Mourinho como treinador venceu um campeonato e uma Taça UEFA, tendo depois passado pelo Glasgow Rangers e pelo Celta de Vigo, antes de encerrar a carreira, está de regresso ao clube “azul e branco” para ocupar o cargo de treinador-adjunto dos juniores “C”. Nesta altura, de resto, o FC Porto já tem toda a estrutura técnica das camadas jovens definidas, faltando apenas saber-se quem será o treinador principal dos juniores “A”, face à saída de Ilídio Vale, não havendo para já substituto.

julho 05, 2007

Banho Táctico: João Carlos Pereira no Al-tadamon, ou mais um candidato a Mourinho que se deu mal

O treinador português João Carlos Pereira rubricou hoje um contrato de um ano com o Al-tadamon, clube da primeira divisão do Koweit, confirmou hoje o próprio à Agência Lusa.
"Há um ano que não treino, daí que tenha aceite este convite para dar continuidade à minha carreira. Em Portugal, não há mercado para tantos treinadores", afirmou o João Carlos Pereira lamentando o facto de não terem surgido propostas em Portugal à altura das suas expectativas. O técnico português começou a sua carreira na 2.ª Divisão, à frente do Marinhense e depois do Pombal, treinando posteriormente a Académica, o Nacional da Madeira (Liga Bwin), e por fim o Moreirense, na Liga de Honra.

julho 02, 2007

FutMedia: TVI quebra mas continua a liderar audiências televisivas no primeiro semestre de 2007

A TVI liderou as audiências do primeiro semestre – de 1 de Janeiro a 28 de Junho – com um total de 28,5% de share, registando, no entanto, uma descida de 3,1% na globalidade da transmissão e 4,8% no horário nobre, face ao período homólogo de 2006, segundo os dados da Marktest.
A RTP 1 foi a estação que mais subiu face ao ano anterior, com mais 1,3% de share no computo geral, chegando aos 25,8%. A SIC também registou uma tendência de subida, passando de 24,9% de share de 2006 para para 26%. A RTP 2 caiu nos primeiros seis meses do ano dos 5,2% para os 4,9 % de share.
O canal dirigido por José Eduardo Moniz, TVI, continua a liderar a tabela das audiências, tendo sido, no entanto, o que mais audiências perdeu, com uma média de menos 4,8% no horário nobre e menos 3,1 na globalidade.
O horário nobre – entre as 20h00 e as 24h00 – não foi muito favorável a Moniz, registando uma quebra de 7,4% em Janeiro, face a 2006.
A RTP 1 foi o canal que captou mais telespectadores, registando no primeiro mês do ano um aumento de 5,1% de share em horário nobre. Nuno Santos, director de Programação, viu a sua estação subir, na média dos 6 meses 3,3% no horário nobre e 1,3 no restante horário.
A SIC, gerida por Francisco Penim, aumentou as audiências em 1,1% no total de transmissões, chegando aos 26%. Ao contrário do primeiro canal, a RTP 2 desceu nas audiências do primeiro semestre de 2007 face ao ano anterior. A tendência para a descida é notória na média dos seis meses, com menos 0,1% de share no horário nobre e menos 0,3 no geral.

FutBolas: Anderson confundido com Gladstone, ou o cúmulo do ridículo da não-política de comunicação dos clubes portugueses

Na agitação normal dos dias de regresso dos jogadores brasileiros a Portugal fez com que o secretário técnico do Sporting, Eurico Gomes, fosse protagonista de episódio insólito ao confundir o reforço Gladstone com o ... benfiquista Anderson.
No aeroporto da Portela, Eurico Gomes foi o primeiro a chegar junto de Anderson. Nesse momento deu indicações ao jogador para que não respondesse a mais de uma ou duas questões, julgando ser Gladstone. O insólito é que o central cumpriu, gerando alguma confusão aos jornalistas que estavam no local.
Apesar de tudo foi o próprio Anderson que esclareceu que vinha para trabalhar no Seixal... confusão desfeita com direito a alguns risos.
Já quanto ao central Gladstone, o reforço leonino virá apenas ao início da madrugada, já que devido a um atraso nos voos domésticos brasileiros perdeu o avião que o traria esta manhã a Portugal.

julho 01, 2007

FutBolas: A grande aventura de Maycon Santana

O sonho de qualquer jovem que joga futebol é um dia tornar-se num craque, famoso e com muito dinheiro. O brasileiro Maycon Santana, com apenas 15 anos, não foge à regra. Só que para triunfar não esperou pelo tradicional olheiro, utilizou uma ferramenta que está ao dispor de qualquer mortal: a Internet. O jovem com um amigo filmou durante dez minutos as suas habilidades futebolísticas e colocou o vídeo no YouTube. E o resultado foi que Maycon passou de desconhecido a famoso. Foi visto por mais de 80 mil internautas e o Flamengo não perdeu tempo e enviou dois emissários para analisarem as capacidades do atleta.
"É uma habilidade fora do normal. Tive a ideia de filmá-lo, colocá-lo na Internet, que é um meio de comunicação global e que leva a informação muito rápido ao mundo", diz o responsável pelas filmagens, citado pelo jornal brasileiro Globo. Maycon confessa, por seu lado, que gostou do vídeo mas admite que podia ter jogado melhor. "No momento em que estava a ser filmado fiquei nervoso", disse Maycon ao mesmo jornal, revelando que o seu grande sonho é um dia ser jogador profissional de futebol.
A verdade é que os fintas incríveis e as habilidades com a bola já conquistaram muitos fãs, sobretudo os muitos adeptos do Flamengo, o clube do coração do jovem jogador. É que, depois de verem o vídeo na Net, os entusiastas do Flamengo entupiram a caixa de mail do clube a pedir a contratação daquele que consideram já ser o novo talento do futebol brasileiro.
Maycon, que reside na vila de Adustina, arredores da Baía, tem agora a hipótese, caso mostre que tem talento, de ingressar nas escolas do Flamengo e quem sabe um dia concretizar o sonho de criança: ser um craque.

FutMedia: Os telejornais de caca que temos...

No resto do planeta, os telejornais são os primeiros a dar as últimas. Em Portugal, são os primeiros a estar nas últimas
Outro dia ‘The Economist’ perguntava na capa: “Quem matou os jornais?” No livro ‘The Vanishing Newspaper’, o autor diz que o jornal ainda respira mas está com os pés para a cova. E prognosticava o óbito: o último exemplar em papel do último jornal americano será lido em 2043. Disparate. Como revela o relatório da World Association of Newspapers (WAN), nos últimos cinco anos a circulação dos jornais não gratuitos cresceu 6% em todo o mundo, e a publicidade, 11,7 %.
É sintomático que Robert Murdoch esteja a comprar o ‘Wall Street Journal’. O rival dos jornais impressos são os telejornais. A internet? Ao contrário! Como disse o dono do ‘New York Times’: “Não sei se ainda teremos uma edição em papel dentro de cinco anos. E nem me ralo.” A net é um dos novos anabolizantes dos jornais (edições on-line), a par do hiperlocalismo (noticiário local) e dos colunistas carismáticos.
A TV é outra coisa. O povo rumina: para quê comprar e ler notícias, se me as lêem de borla? Mas em Portugal os jornais podem desanuviar. Deve ser o único país em que os telejornais, dia sim, dia também, abrem com notícias publicadas na imprensa (e, quando não o fazem, é só porque não citam a fonte).
Ou seja: factos de ontem, que os telejornais repetem ao longo do dia e da noite, sem actualizar uma vírgula. Pior: na manhã seguinte, quando o espectador (ainda com ramelas e hálito de enxofre) liga a TV, lá está a mesmíssima peça da véspera, num anacronismo grotesco: “O ministro esteve hoje à noite ” Hoje à noite? Às oito da manhã? Por favor.
O trunfo do telejornalismo – a mobilidade – é reduzido à indolência de um coala. E não existe um cânone de texto telejornalístico, onde cada palavra devia ser um lingote de ouro. As frases quilométricas parecem destinadas a provocar apoplexias nos desgraçados dos pivôs.
Claro que há os “directos”, a oportunidade de ouro para que os telejornais cavalguem os factos. Mas aí desponta um mero suporte humano de microfones, incapaz de descrever um acontecimento com princípio, meio e fim (ainda que não fosse por esta ordem). Bolas, ninguém lhes está a perguntar o sentido da vida, mas simplesmente que raio houve com Fulano ou Beltrano! Depois de gastarem um tsunami de saliva, a resposta implícita que recebemos é: “Passo.”
E, se não é indiscrição, há alguma lei da República segundo a qual todos os repórteres televisivos que fazem directos devam ser gagos? Aquela treta das quotas, talvez? No resto do planeta, os telejornais são os primeiros a dar as últimas. Em Portugal, são os primeiros a estar nas últimas.

Paulo Nogueira, jornalista, na coluna "Estação de Serviço" do Correio da Manhã