julho 07, 2007

FutBolas: Queriam saber quem faz parte da equipa de futebol de praia do FC Porto? São os amigos do Bruno Alves...


Cresceram juntos nas ruas e nas praias da Póvoa de Varzim e aí deram os primeiros toques na bola, revelando desde cedo um invulgar engenho para o domínio do esférico, principalmente quando este é disputado na areia.
O amigo Bruno Alves levou um pouco mais longe o seu talento, assumindo-se hoje como uma das figuras de proa da equipa profissional do FC Porto, mas as aptidões dos companheiros de brincadeiras - Ruben Pereira, Carlos Baptista, Tiago Melo, Pedro Sousa, Rudy Viana, Daniel Sottomayor e Bruno Torres - também não passaram despercebidas aos responsáveis dos dragões, que, depois de os verem em acção ao serviço de uma equipa poveira, num torneio da modalidade realizado na Invicta, logo se aperceberam que seria naquela estância balnear nortenha que iriam "pescar" os atletas para disputar a Liga de Clubes de Futebol de Praia. O resultado acabou por ser um FC Porto com sotaque poveiro, já que dos onze atletas que actualmente compõem o plantel azul e branco sete são naturais da cidade de Eça de Queiroz.
Carlos Baptista, um dos primeiros a rumar para equipa azul e branca, explicou como surgiu esta oportunidade: "Depois de termos sido observados num torneio, fizeram, a mim e ao actual capitão de equipa Pedro Sousa, o convite para integrar este projecto que nasceu há três anos. E quando foi necessário reforçar o plantel recomendamos alguns dos nossos amigos com quem fomos evoluindo na modalidade desde muito cedo."
Depois de, no primeiro ano da competição, em 2005, se terem sagrado campeões nacionais, os portistas ainda não conseguiram igualar esse feito, permitindo que o Benfica dominasse a modalidade nos dois últimos anos. Pedro Sousa, capitão dos dragões, salienta a maior competitividade dos adversários: "O futebol de praia tem evoluído muito e as equipas estão cada vez mais fortes, apetrechando-se com mais jogadores de qualidade. Principalmente entre os três grandes, o nível actual é muito semelhante."
E deve-se precisamente à presença dos três grandes na competição que a modalidade tem ganho cada vez mais adeptos e começa a projectar-se entre os mais jovens, tal como adiantou o jogador Ruben Pereira: "É um desporto que já move multidões e que cada vez tem recebido mais apoios. Muitos golos, ritmo rápido de jogo e movimentos espectaculares são os principais atractivos".
Fã da modalidade e presença assídua nos jogos dos seus conterrâneos do FC Porto, Bruno Alves é visto como uma referência e uma voz sábia para os "dragões da areia", tal como revelou Tiago Melo: "Temos uma relação de amizade com o Bruno há cerca de 13 anos. Ele tenta sempre apoiar-nos, motivar-nos, e como tem um nível de competição superior tentamos sempre ouvi-lo. Achamos que melhoramos com os conselhos dele", garantiu.

1 comentário:

Anónimo disse...

"O amigo Bruno Alves levou um pouco mais longe o seu talento"

Estás a brincar,certo?