julho 11, 2007

Banho Táctico: Diário de Jesualdo em Tegelen I

«O dia de hoje caracterizou-se por dois factos com características diferentes. Um foi a saída do Pepe e o outro a fantástica aplicação que os jogadores tiveram ao longo de três horas de trabalho proposto.
O Pepe foi um jogador importante no FC Porto, o FC Porto também foi de grande importância para o seu crescimento. No último ano chegou a patamares de rendimento que o projectaram para um clube como o Real Madrid. Todos nós desejamos-lhe a maior sorte do mundo.
Cumprimos hoje o segundo dia em Tegelen, no qual o nosso trabalho repousou em duas sessões de 90 minutos, que constaram fundamentalmente em trabalho de aumento de resistência específica e de potência aeróbia.
Durante a manhã todos os exercícios tiveram a bola presente, o que constituiu um factor de motivação para os jogadores. A tarde foi dedicada a um trabalho táctico-técnico com uma preocupação de manter a mesma linha de aumento de capacidade de resistência específica, utilizando estruturas tácticas mais dominadas pelos jogadores da época passada e uma integração dos jogadores novos dentro da linha de orientação de jogo que pretendemos.
Embora seja normal em todos os princípios de época, destaco a aplicação dos jogadores. Todos eles, sem excepção, estão a trabalhar nos limites que lhe são permitidos e os novos também se esforçam para, o mais rapidamente possível, demonstrarem as suas capacidades e integrarem a nossa concepção de jogo.
Amanhã não temos diário, por isso posso desde já desvendar que o treino da manhã não será limitado em nenhum aspecto pelo jogo da tarde. Seguirá a linha do que fizemos hoje, diminuindo o volume e aumentando a intensidade, não só de manhã, mas com o próprio jogo a servir como limiar de intensidade máxima para o momento.
A ideia, tendo em conta o facto de termos jogadores em número suficiente, é utilizar duas equipas nos dois períodos de jogo. O objectivo, claro, é ganhar, mas torna-se também importante gerir, pois este jogo não é mais do que uma unidade de treino de estrutura mais específica.»
Jesualdo Ferreira

Sem comentários: