julho 10, 2007

Banho Táctico: Diário de Jesualdo em Tegelen II

«A primeira fase do trabalho passou por procurar encontrar a forma de não perder tempo com os obrigatórios exames médicos, por isso programámos uma abordagem clara às questões de reforço muscular e um trabalho de resistência aeróbia em forma jogada. Isso trouxe a vantagem de avaliar melhor, num contexto global, os novos jogadores, fazendo-o através da equipa, em jogos diferentes e em espaços diferentes. Esta fase inicial permitiu-nos ter uma ideia mais segura dos jogadores no contexto FC Porto.
Agora, já aqui em Tegelen, vem a segunda fase da preparação. Vamos, acima de tudo, potencializar as questões táctico-técnica no contexto de equipa e também o trabalho de resistência específica e de força rápida, que tem a ver com a aproximação do suporte físico às situações de jogo. Vai haver uma alteração do volume de trabalho com intensidades projectadas na organização geral da equipa.
O dia de hoje foi preenchido com viagens e, de certa forma, foi cansativo, por isso tínhamos necessidade absoluta de fazer mexer os jogadores. O treino foi curto e trabalhámos a potência aeróbia. Ainda vamos reavaliar os jogadores em conjunto com a equipa médica e amanhã iniciamos o trabalho. Nesta perspectiva, os jogos, para além de terem a meta de ganhar e bem, são apenas unidades de treino de maior intensidade. É por isso que em nenhum momento deixará de haver treino de manhã, independentemente do jogo.
Temos aqui na Holanda 22 jogadores de campo para gerir cargas e recuperações da melhor forma. Nos jogos, mais importante que o rendimento da equipa, é o rendimento do colectivo de jogadores.
Até amanhã!»
Jesualdo Ferreira

Sem comentários: