maio 11, 2011

Escola da Fontinha: o rosto do Porto infeliz de Rui Rio e de um regime apodrecido

Era uma vez uma escola que se encontrava desactivada há 5 anos numa zona degradada do Porto. As instalações eram invadidas por toxicodependentes, instalando um clima de insegurança e criminalidade lamentavelmente recorrente na Invicta. De repente, um grupo de jovens decidiu criar um projecto cívico e, gratuitamente, ocupou o espaço, recuperou-o, assumiu as obras e desenhou uma grelha de actividades pedagógicas e lúdicas, para todas as idades, que dinamizou a comunidade em torno da agora tristemente famosa Escola da Fontinha.

Com Portugal em crise e o FMI a sugar o pouco sangue que ainda resta ao nosso povo, era de esperar que as autoridades abraçassem o projecto dos "okupas", o tornassem um bom exemplo cívico e o usassem como exemplo para espalhar estas iniciativas pela cidade e pelo país. No Porto infeliz de Rui Rio, o pior presidente de câmara da história da cidade, o "prémio" que estes cidadãos receberam foi uma intervenção policial violenta, de shotguns em punho, que levou uma habitante da Fontinha a afirmar que "parecia que vinham prender o Bin Laden".

Pela Lei, os ocupantes deste espaço que, repita-se, estava abandonado há 5 anos e que pelos vistos o município prefere que assim continue, teriam de ser notificados para libertar a antiga escola no prazo de 90 dias. Em Portugal porém, e no Porto particularmente, a Polícia Municipal e a PSP são instrumentos de um regime podre ao qual obedecem caninamente demitindo-se de proteger os cidadãos. Mesmo dos abusos de poder. Por isso a acção violenta foi cega e implacável.

Importante mesmo, para a autarquia, são apenas as corridas de calhambeques nas quais investe milhões de euros anualmente, o seu maior legado para a cidade para além da descaracterização da Avenida dos Aliados. Um político como Rui Rio, sem ideias e sem obra, que se perpetua mediaticamente à custa da imagem criada pela oposição radical a um clube de futebol, é um sintoma da complacência que conduziu Portugal ao abismo. Custa-me dizer isto mas, enquanto povo, temos a crise que merecemos.

Está uma petição em curso e o ES.COL.A, o espaço autogestionado do Alto da Fontinha, pode ser conhecido por aqui: http://escoladafontinha.blogspot.com

8 comentários:

Anónimo disse...

uau...

que posta...

sinceramente não irei de todo comentar a noticia, porque não a conheço, nem tão pouco duvido da veracidade da posta, contudo julgo que a ser assim teremos mais noticias brevemente sobre este caso.

não posso é deixar de emitir a minha humilde opinião, sobre a parte final da posta, e que em nada em concreto tem a ver com a noticia em si.

quando é dito "... que se perpetua mediaticamente à custa da imagem criada pela oposição radical a um clube de futebol, é um sintoma da complacência que conduziu Portugal ao abismo."

sinceramente parece-me demasiado excessivo, a complacência que conduziu PORTUGAL ao estado actual é muito mais que a oposição radical a um clube de futebol, aliás na minha opinião, é precisamente o inverso, os sintomas de complacência são dados precisamente por aqueles, chamem-se nunos cardosos, santanas lope, antonios costas, valentins loureiros, que usaram e em alguns casos ainda abusam dessa permiscuidade que desde sempre existiu entre politica e futebol.

é apenas a minha humilde opinião, e deixo apenas uma simples reflexão, a ser verdade essa hostilidade toda, e se o clube em causa é tão radicalmente prejudicado, não terá o clube em causa a força suficiente para em eleições tomar uma posição clara, é que me parece que a margem em que o referido presidente ganhou as eleições até aumentou, ou estarei a fazer confusão?

zecadiabo

Gato disse...

Zeca,

Pelo facto da política e uma cidade serem assuntos demasiados sérios é que a análise madura e rigorosa ao desempenho de um autarca não deve ser ofuscada por um mero "fait divers" que não pode servir de eterna cortina de fumo.

Indo ao tema desportivo em concreto, quando o Benfica e o Sporting passarem por uma ostracização idêntica na Câmara de Lisboa, ou me apontares uma cidade europeia onde um clube ou selecção consigam grandes feitos desportivos e o poder local ignore esse facto, então a partir daí já teremos bastante material para conversar.

Para terminar, acho tão estúpida e condenável a promiscuidade como o autismo.

PS: Tem piada ter de fazer um PS sobre este assunto, mas Zeca, se precisares eu explico-te o desastre que foi a abordagem do PS nas 3 últimas eleições autárquicas no Porto. Os actos eleitorais envolvem partidos e são estes que definem os seus candidatos, não as instituições desportivas.

Anónimo disse...

caro vitor,

sabes bem que onde existe uma saudavel discussão, o zeca sempre que pode está presente para emitir a sua humilde opinião.

estamos de acordo, a politica de uma cidade são assuntos demasiadamente sérios.

julgo que também estaremos de acordo que a parte final da posta, em nada tem a ver com a notica em concreto, e foi apenas a isso que me referi.

quanto a lisboa, o scp foi durante os ultimos anos completamente ignorado pela cml, aliás acabou de fazer um acordo em tribunal a cml para pagar ao scp aquilo que lhe devia à muitos anos.

por isso, não creio que entre o deve e o haver o presidente da cmp ganhe votos ostilizando qualquer clube da sua cidade.

por fim acho o autismo estupido, mas a promiscuidade bem mais condenável.

ps - agradeço a atenção que tens por mim, mas dispenso que dispenses tempo para me dares conta de desastres que eu nem por sombras quero saber. o que me move vir aqui e ser um de vós é poker futebol e amizade, por isso é quase tudo na vida. o quase não envolve seguramente para mim de todo a politica.

zeca

Anónimo disse...

sim sr
gostei zeca
ha mais alguem que ve como eu...

ai se fosse eu a comentar esse faze final da posta, jazussssss....

uma coisa é certa nao tenho o dom da palavra e ia descambar largo....

depois era crucificado por me entenderem sempre como critico destrutivo...

um abraço futpoker

Anónimo disse...

sim sr
gostei zeca
ha mais alguem que ve como eu...

ai se fosse eu a comentar esse faze final da posta, jazussssss....

uma coisa é certa nao tenho o dom da palavra e ia descambar largo....

depois era crucificado por me entenderem sempre como critico destrutivo...

um abraço futpoker

Anónimo disse...

bahhhhhhhhhhh

Renato FAria

Gato disse...

Uma notícia independente pré-ocupação sobre o vandalismo e abandono na Fontinha:

http://outra-face.blogspot.com/2011/03/escola-da-fontinha-vandalizada.html

abnose disse...

Meio mundo a dizer que o mal deste país, e não só, está na corrupção e na promiscuidade entre o futebol e a política, e logo que aparece alguém a cortar com essa promiscuidade caem-lhe em cima porque tem ódio primário, etc, etc, bhaaaaa