maio 05, 2011

As 278 mãos "mágicas" que colocaram em xeque a carreira do "portuguese prodigy" José "Girah" Macedo


Esta abordagem é meramente jornalística e deixa de lado qualquer emoção em relação ao caso que afectou o "portuguese prodigy" José "Girah" Macedo. Entre paixões e ódios, as centenas de comentadores que se têm pronunciado sobre o assunto parece que se demitem de pensar e juntar as peças do "puzzle"como fariam se estivesse em causa alguma figura internacional.

Quem acompanhou o Bluff Challenge sabe que o Girah chegou aos últimos dias 8 mil dólares down, o que foi uma decepção para muitos admiradores que ficaram surpreendidos pelo facto dele não estar a conseguir bater a oposição na rede Merge, teoricamente mais fraca do que nas principais salas. De repente, como por magia, no sábado aparece como vencedor da competição com... 104 mil dólares up. Incrível.

A primeira razão para desconfiar adveio do que foi escrito pelo EVConsultant, pro da Lock que ficou no Top 10 do Bluff Challenge:
"Até meio do mês tudo apontava que um excelente jogador português (Sweeeeet) aka. André Wade Santos iria ganhar o challenge e o patrocinio na Lock Elite Team estando bastante destacado em primeiro lugar com mais de $40k de lucro. Para o fim do mês o jogador bigguylegend 22 (US) teve resultados excelentes passando para primeiro lugar com cerca de 90k$ profit.

Mas no ultimo dia o José Girah Macedo teve um dia de sonho fazendo 110K$! Através de um excelente jogo HU em 100-200 passou assim para 1º da leaderboard com 104K$+ em lucros neste mês."
O sinal de alerta estava dado. Posteriormente, explodiu o caso Girah com todas as consequências que se conhecem. "Lovers e "Haters" defrontam-se nas caixas de comentários e a racionalidade desaparece na mesma medida em que o póquer português e o mediatismo do jovem de 18 anos sofrem um forte abalo. Como em qualquer abordagem jornalística, não temos um polígrafo para saber se o Zé Macedo, o José Sócrates ou qualquer outra personalidade está a falar verdade ou mentira quando relata o que aconteceu em relação ao alegado "multi-accounting". Todavia, como quem trava duelos regulares nas mesas de poker bem sabe sem ser preciso ver o "Lie to me" na Fox, um dos "tells" que mais depressa trai os mentirosos é a ânsia de se justificar respondendo a perguntas que não lhe foram feitas...

Ao publicar a sua ficha mensal do Holdem Manager, o Girah mostrou-nos que o triunfo no Bluff Challenge no "heater" do qual o EVConsultant falava tem mesmo de ir para o Guinness Book. Em NL 100-200 foram $75.010,18 dólares ganhos em apenas... 278 mãos ao sprint em cima do final da prova e na justa medida para garantir o... primeiro lugar.

Isto por um jogador que, demonstram as estatísticas, não conseguiu bater os níveis intermédios, estando negativo no somatório de cerca de 3 semanas até NL 10-20. Como era de esperar, o perfil elevado de Girah fez disparar as denúncias. Há várias intervenções em diversos fóruns e sites online, mas especialmente curiosa foi esta voz que garante dado um murro na mesa no 2+2 tendo o tópico sido apagado ao fim de 20 minutos, no que parece ter sido uma tentativa de ocultação do escândalo.

A derradeira pérola é a mão publicada no Fórum 2+2 e onde é descrito o final do duelo entre o Girah e o "doador" que lhe permitiu vencer o Bluff Challenge ao "photo-finish":

Starting Game #33832888-113
samchauhan is the Dealer
Shuffling Cards
samchauhan posted Small Blind $100
Girahh posted Big Blind $200
samchauhan raised to $400
Girahh calls $400
Dealing Flop (2d,3d,Ac)
Girahh checks
samchauhan bets $400
Girahh calls $400
Dealing Turn (Js)
Girahh checks
samchauhan checks
Dealing River (8d)
Girahh bets $400
samchauhan is All In
Girahh calls $2627.90
samchauhan shows (Kh,6s)
Girahh shows (2c,As)
Girahh wins $6855.30 from Pot 1 with : Two Pair Aces and Twos
samchauhan has been sat out of the game
samchauhan leaves
Girahh leaves

Novamente sem qualquer emoção envolvida na análise, no mínimo pode ser fundamentada a visão de vários futpokerianos que acharam as justificações apresentadas para a desqualificação uma mera manobra de encobrimento. Ninguém, nem sequer outros pros que competiam no Bluff Challenge, foram capazes de explicar o "comeback" histórico do Girah em níveis nos quais praticamente nem jogava em confronto com as dificuldades que vinha sentindo nos patamares onde se movimentava habitualmente. 75 mil dólares em 278 mãos constituem um rendimento, na Merge, que fez soar as denúncias de chip dumping e collusion, dado que todos conhecemos a modalidade e aprendemos a desconfiar dos "milagres". Mesmo maio sendo o mês de Fátima...

Aqui pode residir a explicação que levou a rede Merge, em face destes dados, a dar um tiro no porta-aviões da armada de pros da sala que contratou o Girah. O assunto já corria nos "mentideros" do póquer e cada vez mais a manobra de culpar um alegado "backer" sobre uma ofensa menor parece ser meramente de controlo de danos. Vem nos livros.

Na nossa primeira intervenção sobre o tema, demos o benefício da dúvida ao Zé Macedo, que tem 18 anos e com tanto dinheiro e influências à sua volta, precisa de acompanhamento cuidado. Se todo este processo é um embuste e a verdade acaba por vir ao de cima, a nossa preocupação quanto ao Girah torna-se ainda maior, porque denota a propensão ao envolvimento em esquemas simplesmente tenebrosos sem qualquer noção das graves consequências que daí podem advir.

O escrutínio e a verdade são a única via para que, sendo este caso completamente esclarecido e não varrido para debaixo do tapete, tanto o Girah, a Merge e a própria Lock possam seguir o seu caminho sem qualquer esqueleto no armário. O póquer português merece saber o que se passou e que não nos metam os dedos pelos olhos dentro no caso das 278 mãos "mágicas".

16 comentários:

Unknown disse...

Joga tanto lol

278 mãos e 75k de profit.. eu devia era jogar assim.. vou pedir ao meu irmão de 12 anos para fazer uns HU contra mim a ver se ganho :P

Tipo ele achou que ninguém ia reparar?

Ganhar esta competição significava assim tanto? que chega ao ponto de ir lá desta forma que não ia escapara ninguém que siga minimamente a competição...

Sick mesmo, mas pronto ao menos ele ja sabe que não deve jogar NL10 mas que va jogar NL100 lá ele faz mais em menos tempo lol

bruno disse...

Aplaudo, desde já, o trabalho jornalístico (porque é uma excelente peça jornalísitica) do Gato neste post e, como é óbvio, qualquer pessoa intelectualmente honesta percebe o que se passou.
Em relação à "desculpa oficial" do José certamente que os meus Colegas advogados que ele tanto apregoou que contratou - quando era menor - lhe devem ter dito desde o início: qualquer conta numa sala de poker ou de apostas ou análoga é INTRANSMISSIVEL! Se quebrar esta regra o jogador comete uma ilegalidade..
Abraço,
Bruno de Sousa

Carlos Machado disse...

Parabéns Gato.
A clareza com que expões o assunto não deixa dúvidas a ninguém. Lamento, apenas, que um jovem de 18 anos assuma este tipo de comportamentos.

João 4lk4line Alçada disse...

Gato, gostei da peça, mas gostava de te perguntar onde viste fundamentos para o acusar de chipdumping? Uma mão que o adversário shova o river?

É que na mão que por si só chegava para ficar em 2º lugar na race, o Girah dá uma enorme bad beat, ganhando AQ vs AK, com uma Q no river. Isto num pot de 80k, ou seja, ele fez collusion durante não sei quanto tempo para depois perder tudo num AQ vs AK?

João 4lk4line Alçada disse...

Outra coisa, no comunicado da Lock, há um ponto que ou não leram ou não quiseram ler...

A Lock explica que depois de analisar todas as mãos, concluiu que não houve collusion ou chipdumbing. Aquilo que ele ganhou foi tudo justo e isento.

Isto no comunicado.

@TiquinhoQSS disse...

Na cardplayer aqui do brasil ele foi tratado como fenômeno. Acho que estavam enganados.
vejam a entrevista dele:
http://www.querosershark.com/2011/05/card-player-entrevista-fenomeno.html

Gato disse...

João,

A chave aqui é que não acusei ninguém de nada precisamente porque não tenho pleno conhecimento dos factos. Provavelmente ninguém tem nesta fase, mas cada vez vêm mais informações à superfície.

Nota isto: ao fim de 20 anos de carreira a trabalhar nos meandros do futebol português dificilmente algum esquema me poderá surpreender. Colocava mais depressa as mãos no fogo por ti, que és meu Amigo, do que pelo Girah ou outro indivíduo qualquer que apenas conheça pela sua faceta pública.

Olha que responder a perguntas com outras perguntas é a artimanha mais antiga do manual sobre como tentar desviar questões incómodas...

Espero sinceramente que tudo não passe de uma infeliz coincidência de factos e que o Zé Macedo não nos tenha desiludido.

Agora, não tenhas dúvidas, dentro de pouco tempo a poeira assenta e vamos continuar com a nossa vida. O futuro do Zé será o que ele quiser.

João 4lk4line Alçada disse...

Sim Gato, mas respondi a uma pergunta com uma pergunta e posteriormente respondi à pergunta que respondia ao mesmo tempo às duas perguntas antes perguntadas :P

Aparece no skype que explico-te tudo o que penso e depois avalias :) Por vezes ao escrever perdem-se raciocínios fundamentais ;)

TUBARAO23 disse...

Money rules ...

Thundertrina disse...

Gato este post está muito bom... Eu não sabia da história toda. Para aquilo que eles justificaram pareceu-me lógico.

Ao ler este apanhado fiquei na duvida e pensei mais um pouco com o que li e fiz umas contas.

NA sessão de 278 mãos ele jogou cash em 100$/200$ Certo?


Com estes limites em não me pareceu nada chocante em 278 mãos ganhou 76K$ o equivalente a 380BB!!!

Parece muito mas fui fazer contas nos meus limites e constatei o seguinte:

Não quero defender ninguem, mas eu também tenho de ser investigado :). Eu a jogar NL4 (0,02/0,04) com alguma frequencia que entro com 4$ saio com 12$ ou um pouco mais após 1 hora de sessão (muito menos mãos que 278).

Isso equivale a ganhos de mais de 300BB. Se eu consigo porque ele não iria conseguir??????

Thundertrina

João 4lk4line Alçada disse...

Thunder, tudo certo.

Mas digamos que se pensarmos em buy-ins torna tudo mais simples. Ele em 278 mãos ganhou 3 buy ins. Sim, de facto é preciso collusion para isto.

E o facto de ter estado down até este momento? Hmm ele andava a jogar 25/50 e 50/100, logo 8 mil dolares, nem um buy in é.

Thundertrina disse...

João eu não estou a ser irónico. estou a dizer que é perfeitamente normal em uma sessão ficar 380BB up. Não é preciso collusion para isso...

Os valores enganam pq não estamos habituados a jogar esses valores e para nós é uma coisa de outro mundo.

Quando convertes para BB ou o valor do buy-in verifica-se que não é nada do outro mundo.

Abraços

Thundertrina

João 4lk4line Alçada disse...

Thunder, eu é que fui ironico naquela parte do ''Sim, é preciso collusion para isto''

São valores perfeitamente normais, para bancas mais pequenas é que pode fazer confusão ;)

Anónimo disse...

não sou de intrigas
não sou de futilidades
não sou de imparcialidades
sou directo, claro e objectivo.

escrevi à uns dias no mural, em resposta ao ribas, que o poker em portugal está doente.

só espero que não morra da doença, nem da cura que tarda.

este é um caso que não irei comentar individualmente porque não começo o josé macedo, e por tudo o que escrevi acima não quero ser mal entendido.

agora quanto ao poker em portugal quer online com essas coisas de escritórios, quer ao vivo, e é ao vivo que me doi mais, porque é ao vivo que o poker se sente, se vive,se joga, pelo menos na minha humilde opinião é ao vivo que o poker faz sentido, dizia, é ao vivo que me doi mais o SISTEMA.

que venha a cura (legislação) o mais breve possivel, para saber o que somos e quem somos e para onde vamos.

zeca

Anónimo disse...

Vi que fizeram referencia ao post que fiz no meu blog, mas não tinha qualquer intenção de alimentar alguma polemica quando o escrevi.
Já expressei a minha opinião de apoio ao Jose Macedo e à transparencia e ética com que a Lock Poker resolveu o assunto.
Só não percebo é qual a razão de falarem em "278 maos magicas dignas de Guinness".
Tamos a falar de 3.5 Buy-ins nessa quantidade de maos HU. Se for um jogo de 0.10-0.20 (Buy-In 20$) HU e um dos jogador ganhar 75$ ao fim de 278 mãos alguem vai achar um recorde :)? Parece-me um swing bastante normal para jogo HU. Cumps.

Yuranus disse...

O EVC já disse tudo o que queria dizer ...