agosto 11, 2009

No Consultório com... Abnose


Esta mão decorreu no domingo, durante a invasão FutPoker à Liga Pokerpt, e custou a eliminação ao Abnose. Este nosso companheiro está interessado em fomentar o debate e, numa demonstração de humildade que é de aplaudir, solicita a nossa ajuda em termos analíticos para poder melhorar o seu jogo com vista a desafios futuros. O ideal seria não haver conhecimento imediato do desfecho, mas ainda assim creio ser possível tecer bons comentários sobre o movimento a realizar em cada street. Força nisso.

9 comentários:

Gato disse...

Já que ninguém pia, avanço eu:

Com limp do Alvim em early e 6 vilões para falar não me estou a ver a raisar KJ off. Só o faria com boas leituras da mesa e sei que pelo menos o Alvim (esse sabujo...) e algum dos late positions iriam dar call. Limp aceita-se.

O problema de num limped family pot com 6 jogadores betares 2/3 do pot no flop, na segunda posição, com 4 para falar, é que a tua mão fica face up. E, 9 em cada 10 vezes, quem o faz tem top pair. Trio, ou mesmo KT, ali checkam em early e esperam pela acção posterior.

O Abnose beta 120. Perante este movimento, leva re-raise para 360. Sem conhecer o desfecho da mão, colocaria o vilão em flush draw ou KT (com KQ esperaria um call...), dado que com AK ou TT ele teria raisado pre-flop. K3? Menos provável para re-raise. Ainda por cima, ele (que tem ROI 5% positivo na Stars...) faz o movimento com informação preciosa dada pelo raise do Abnose, sabendo que há ali um Rei.

Tendo de meter mais 240 para um pote de 660, e certo que o vilão não betaria ali 1/3 da stack para largar, sou mais pelo call do que pelo shove. Se batesse pau no turn, podia repensar as opções, desde o push ao check/fold, que me deixaria vivo com 1k de fichas para trás (cerca de 33 big blinds com a bb a apenas 30...). Se caísse uma blank, então sim, daria calor, sendo muito provável que levasse o pote logo ali perante a maior parte do range do oponente.

A 4 bet shove no flop leva o previsível call. O vilão tem 54/44 a favor dele e deixa de haver a opção de outplayar o adversário no turn, passando-se à fase do "bate ou não bate". Bateu logo o Ace para um ROYAL FLUSH. É uma eliminação com estilo, sem dúvida. Porém, mais sabujice nestes spots é EV+ no médio/longo prazo em confronto com a impulsividade do "mete todas".

Quanto mais poker jogarmos e menos decisões deixar-mos para a vertente aleatório deste desporto, melhor.

Abraço e parabéns pela tua consistência e vontade de melhorar, Abnose.

petersimon69 disse...

Abnose:

Não vou ser tão técnico como o gato... nem tenho conhecimentos para isso!

Eu axo que o teu primeiro raise é bem jogado - queres eleminar mãos que possam estar a espera de flush e medir o pulso a ver se existe K com melhor kicker!
Quando ele reraisa ai... eu foldava!
Tinhas stack para continuar em jogo e esperar melhor mão!
Mas já fiz muitas destas... e estamos sempre a aprender!
Conselho: Não ganhes medo!!! sei que apos estas jogadas a nossa mente começa sempre a imaginar melhores mãos que a nossa!
Ele tinha uma GRANDE mão... parabéns para ele e siga para o próximo torneio amigo!
Abraço

petersimon69 disse...

Loooooool!
Foi interessante ter feito este exercício!
visionei o video, coloquei o post e só depois fui ler o que o boss escreveu!
lol... completamente diferente, embora seja da opinião que técnicamente o gato tem razão eu sublinho o que escrevi mesmo sendo burriçe!
Preciso de umas lições :(

Anónimo disse...

boas´
aceito o raise para eleminar weak hands
aceito a bet na flop...talvez desse call ao reraise...nubca shove!!o movimento do villan e para mim basico!!tava em drww!!dava call e se batesse pau largava e esperava melhor spot.as blinds ainda no 2 nivel...nao percebi o shove...
nezzi77

yuran disse...

Abnose tudo o que vou dizer aqui embora seja um pouco bruto é para o teu bem.


1 noção importante a ter da mesa
estavam apenas 8 jogadores por isso tinhamos:
SB BB utg utg+1 MP mp+1 Co B

pre-flop
utg fold
utg+1 limp
abnose em MP com KJoff depois de um limp resolve fazer limp. Aqui acho que comete o seu 1º erro. com KJoff depois de um limp inicial na minha modesta opiniao ele só tem dois movimentos devido a sua stack. Fold ( pois KJoff é uma mao dominada e se fizer limp vai dar pot odds a outros para fazerem limp tambem) ou raise para eleminar maos mais marginais e jogar contra 1 ou 2 jogadores. Como jogado eu pos flop só sairia a apostar com Ad Jd Xd com nutts flush draw e 2nd pair, com AQT Rainbow ou entao Jx e outras duas cartas mais baixas de naipes diferentes.
Mas vamos focar na jogada e na forma como esta foi jogada, passe a redundancia.
Como é obvio levou call de outros 4 marmelos para um family pot de 6 bacanos.

O flop saí Kc Tc 3d e depois de as blinds terem checkado e o jogador em utg+1 ter feito o mesmo o Abnose resolve betar 120fichas para um pot de 180. CO foldou e o Botao 3betou para 360 todos foldaram até ao Abnose resolveu shovar.

Vou agora analisar toda esta jogada.
a) como disse anteriormente nunca raisaria com kjoff a explicação é simples teria que foldar a uma 3bet porque? pois foi um family pot e o jogador no botao poderia ter
KK-not
TT-not
AK-not
KT-maybe
KQ-maybe
K3-maybe
T3-maybe
33-maybe
Flush draw- maybe
St8 draw QJ- maybe
Bluff com posição-maybe

depois de pensar nas maos possiveis vemos que estamos atras de 5 maos e a frente de 3.

Logo a 4bet shove é sick. Mais uma vez tens 2 opções
a) fazes fold e respeitas a posição
b) fazes call se não bater um scare card - pau para flush ou A/9 então se achas que estas a frente shovas o turn pois es o 1º a falar

O dumber do botao deu call ao teu shove e isso tambem é pessimo pq?
x) pre-flop no botão com QJs ninguem deve fazer limp. Why? WTF ... mais uma vez acho que ele devia raisar para 220 relembro que no pot já estavam ( 30 bb + 15sb + 30 utg+1 + 30mp + 30 co num total de 145fichas ). Se ele tivesse feito isso iria jogar no maximo um HU com posiçao.
Bem mas da forma que foi jogado
depois de uma bet em MP a 3bet é valida pois ele tem Flush draw, St8 flush draw e st8 draw contudo o call ao shove é sick pois ele naquele momento não tem nada. Aceitaria o call ao shove se ele tivesse Nutts st8 draw agora assim o call é sick pois o 1º raiser podia ter o nutts flush draw o que lhe cortava os outs da cor e o deixava apenas com 6 outs ( tres A e Tres 9 ).

Infelizmente esta jogada é típica na net. O pessoal arrisca o seu torneio em Draws e Top Pair with bad kicker até quando???

Abnose quando vais all-in quais são as maos que achas que estas atras e que podem foldar? é que eu só vejo 1 o KQ e mesmo essa...

Neon disse...

Não consigo ver a mão...

Paulo Almeida disse...

Eu não fazia de KJo nessa posição, simplesmente foldava, para jogar KJo que é facilmente dominado, teria de ser em posição e não num pote onde iria ser o 2º limper e certamente mais viriam.

Em relação ao call de QJs do outro moço, foi perfeito QJs é uma mão excelente para jogar num multiway pot.

Até a aposta de 120 não é má de todo, embora o check/call tenha o seu mérito. Acima de tudo ao apostares estás praticamente a dizer "Eu tenho aqui um Rei, mais alguém tem 1?"

Depois de ele te fazer aquela 3bet tens de pensar seriamente o que ele pode ter e o Flush draw não é de todo a única mão possível, mais de todas as mãos possíveis neste momento a única que bates é na minha opinião o Flush Draw, tudo o resto te tem batido a menos que acredites que ele te fizesse 3bet com KT ou KJ, mesmo assim no 2º apenas estarias a fazer split.

Eu provavelmente também daria o call e reavaliaria o Turn, que para o caso até seria a pior carta possível e seria fácil largares.

Se fosse com blinds maiorzitas, a tua jogada teria algum mérito pós Flop (Pre-Flop seria um erro ainda maior na minha opinião), assim tão cedo, ir para um gamble em que na melhor das hipóteses estarias num 50/50....não me parece a melhor opção, mas confesso que às vezes também me sinto tentado a arriscar alguns gambles mais cedo, para obter uma stack que me dê uma maior margem de manobra.

abnose disse...

Meus amigos, nem sei como vos agradecer. O feedback recebido é de altíssima qualidade e não vai ser esbanjado certamente. Embora com algumas variações, as vossas opiniões vão todas num sentido com o qual concordo inteiramente: joguei mal. Joguei muito mal.
Quero que saibam que provavelmente aprendi mais nestas horas em que vos li do que nos últimos meses a jogar. E espero que o hooligato mantenha esta secção activa porque é um verdadeiro compêndio para aprendizagem.
Agora vou matutar seriamente sobre algumas coisas que aqui li que nem me passavam pela cabeça (ainda estou mesmo muito verdinho…)

p.s. – yuran, palavras sobre poker vindas de ti nunca serão brutas. Podes bater com mais força que eu mereço hehehe…

Yuranus disse...

lolol abnose tinha começado com " isto faz-me lembrar o filme dumb and Dumber ..."

mas depois apaguei. uma coisa é quando falamos cara na cara outra é quando escrevemos. misturar humor com poker as vezes pode ser complicados e não quiz abusar

podias levar a mal e eu achei melhor tirar