agosto 17, 2009

Academia de Poker by Henrique "Policy10" Pinho na edição em papel do Jornal Record

Poker Online vs Poker ao Vivo
Na semana passada percebemos como evoluiu o Poker em Portugal. Para esta, além de vos dar um pouco do ambiente que se vive nos torneios em Portugal, vou-vos falar das diferenças que existem entre torneios online e ao vivo. O circuito PokerStars Solverde Poker Season é o ponto de encontro mensal para muitos praticantes do panorama nacional. Todos participam no torneio mas como sabemos só um poderá ganhar, então aproveitam para rever amigos, partilhar experiências, defrontar outros jogadores, etc. Normalmente é um fim-de-semana muito intenso onde se respira Poker constantemente. O facto de o circuito se estender por todo país faz com que também seja possível conhecer um pouco melhor Portugal, novos lugares e pessoas. Os jogadores do Algarve vão a Chaves jogar, os do Porto vão a Portimão, vamos a todo o lado só para participar em mais um torneio de Poker. A cada torneio que passa o limite de inscrições é atingido mais rapidamente e em todos os torneios há novos praticantes que estão a iniciar-se no seu primeiro ao vivo. Compreensivelmente, sentem algumas dificuldades de adaptação a tudo o que envolve esta nova realidade: As fichas, os adversários, a velocidade dos acontecimentos, a pressão, etc. Para todos os que estão a iniciar-se no Poker ao vivo tenho alguns conselhos que podem facilitar a transição dos torneios online e melhorar os resultados obtidos: Habituem-se às fichas, qual o valor de cada cor, como sobem as casadelas, dominem tudo isto para não perderem a concentração durante uma mão só porque não se lembram em que nível de casadelas estão ou porque já não se lembram de que cor são as fichas de 1000! Quando se sentarem
no vosso lugar não percam tempo a tentar falar com o resto da mesa (utilizem os intervalos para conherecem outros praticantes e partilhar experiências, para contar o último AA que perderam, etc) e
tentem concentrar-se em todas as jogadas que forem decorrendo na mesa, tirando o máximo de informação que conseguirem sobre os adversários da mesa sem dar muita informação sobre vocês próprios. Têm bastante mais tempo para tomar uma decisão num torneio ao vivo do que num online por isso decidam com calma, pensem na estratégia desde o início, de toda a informação que têm sobre o adversário e no final tomem a decisão que considerarem mais acertada.
É bastante mais difícil saber as fichas que os adversários têm quando estamos ao vivo por isso devemos estar bastante atentos a todas as movimentações de fichas para conseguirmos, com um elevado grau de certeza, saber quantas são as fichas de cada oponente. No fundo, a maior vantagem do Poker ao vivo é o simples facto de termos os adversários à nossa frente. Há muito mais informação numa mesa ao vivo do que numa mesa online, portanto deveremos fazer algumas adaptações a esta realidade. Praticar mais mãos, tomar decisões baseadas na nossa confiança sobre as reacções do adversário, aguentar mais tempo com uma quantidade de fichas bastante mais reduzida do que o aceitável são algumas das nuances que podemos aplicar ao nosso Poker ao vivo que não terão um resultado positivo online. Não se esqueçam que quase sempre um bom praticante online será igualmente bom ao vivo mas o contrário não é verdade. No próximo domingo volto a escrever neste espaço para explicar o que é um Sit and Go e quais a diferenças para um jogo normal a dinheiro. Esta coluna e muito mais disponível em www.record.pt/poker.asp.
Henrique "Policy10" Pinho, 14/08/2009, crónica publicada na edição em papel do Jornal Record em coluna designada como "Academia de Poker". Podem fazer o download da página original através desta ligação.

Sem comentários: