outubro 09, 2010

Uma nova modalidade desportiva inaugurada no V. Guimarães-FC Porto


O lançamento da cadeira não é propriamente um desporto original nos estádios portugueses, mas em Guimarães aconteceu a estreia de uma variante curiosa. Os stewards, que teoricamente deveriam ter formação específica no sentido de controlar multidões, tornaram-se protagonistas de cenas lamentáveis, mais parecendo serem eles os verdadeiros "hooligans".
É que o confronto entre os adeptos do FC Porto e os seguranças de discoteca que usam colete no D. Afonso Henriques começou quando estes, devido à trocas de bocas isoladas que são habituais no final dos jogos, decidiram ensaiar uma invasão da bancada que, era fácil de adivinhar, lhes correu mal, tendo de recuar rapidamente. Isto com a tribuna de imprensa ainda repleta e a presenciar o sucedido. Apesar do que sucedeu aos olhos de todos, assim que os "robocops" da PSP apareceram em cena não foram ao relvado dar com o bastão em quem incendiou o conflito.
Em Portugal, o adepto, apesar de pagar bilhete, é sempre culpado. Isso não vai mudar. Ao menos que os elementos da segurança sejam capazes de cumprir a sua função com competência, sendo responsabilizados pelas consequências dos seus actos.

5 comentários:

Baresi disse...

COm certeza que não foram eles que foram buscar as cadeiras á bancada...

PATO disse...

independentemente de concerteza não terem sido eles a ir buscar as cadeiras à bancada, o trabalho deles passar por serenar ânimos e não incendiar ânimos.. logo....

Gato disse...

Rear,

Graças ao comportamento dos stewards, em vez das 10 ou 20 cadeiras do costume o resultado foram centenas de cadeiras danificadas.

Foram responsabilizados?

É que a Lei 16/2004 que permite sancionar um adepto praticamente só por flatular na bancada deveria ser ainda mais exigente com os profissionais da (in)segurança.

Se eu fosse responsável do FC Porto, quando a Liga ou o V. Guimarães viessem apresentar a conta das cadeiras, mandava entregá-la à empresa dos "gorilas".

Tacuara disse...

Isto só pode ser uma brincadeira de muito, muito mau gosto....

OQC/Lusitanea disse...

As claques são a principal razão para eu não ir ao futebol, muito menos levar a minha mulher e as minhas filhas.

As claques super-flatulam!!!