outubro 08, 2010

FC Barcelona 92-LA Lakers 88: o Campeão da Europa derrotou o Campeão da NBA!!!


Um momento histórico para o basquetebol europeu. Pela primeira vez, o Campeão da Euroliga derrotou o Campeão da NBA, comprovando que é chegada a altura de o título de melhor clube do mundo ser discutido dentro de campo e não por decisão unilateral de quem acha que só os Estados Unidos é que contam. O FC Barcelona triunfou por 92-88 sobre os Lakers, mas não se pense que foi uma situação surpreendente. Em 2008, e jogando fora, no Staples Center, os azul-grenã já tinham dado uma luta tremenda aos amarelo e púrpura da NBA, perdendo apenas por 108-104.
Nestas alturas, há sempre quem tente justificar o injustificável. O que está em causa não é o glamour da NBA, que será sempre místico, mas sim o reconhecimento da qualidade europeia. Os Lakers estão em pré-temporada? Pois o Barça também ainda só fez 2 jogos do seu campeonato. Os Lakers seriam muito mais fortes no playoff? O Barça na forma com que enfrenta os playoffs espanhóis também devia ser mais fraco, pois. Os Lakers estavam desmotivados? Por isso o Gasol se ferrou todo, o Kobe Bryant pediu para jogar até ao fim e o Phil Jackson meteu o seu 5 base nos momentos quentes da partida.  Os Lakers foram prejudicados pelas viagens e compromissos sociais e fizeram 0-14 de 3 pontos? Claro, e o Barça foi ajudado pelo jogo ser disputado com regras NBA, entre as quais 48 minutos de jogo e linha de 3 pontos a 7,23 metros em vez dos 6,25m da Europa, que levou a que os catalães fizessem 12-38 no tiro exterior, uma percentagem bem abaixo do habitual. O Kobe fez 2-15 de lançamentos de campo? Há 2 anos meteu 28 pontos e o Barça só perdeu por 4 com o Navarro a fazer 7/13 de 3 pontos e desta vez ficando-se por 3 em 12 com o Ricky Rubio a nem 1 ponto somar. 
Parabéns ao Barcelona por uma grande vitória, a segunda sobre uma franchise americana depois do sucesso sobre os Memphis Grizzlies. Esta época, estão novamente agendados vários encontros entre formações da NBA e da Euroliga, dos quais faremos um balanço mais para o final do mês. Siga.

03/10: AJ Milano 113-125 NY Knicks
03/10: NJ Nets 108-70 Maccabi Haifa
07/10: FC Barcelona 92-88 LA Lakers
12/10: Miami Heat-CSKA Moscovo
14/10: Oklahoma City Thunder-CSKA Moscovo
14/10: Memphis Grizzlies-Caja Laboral
16/10: Cleveland Cavaliers-CSKA Moscovo
16/10: San Antonio Spurs-Caja Laboral

5 comentários:

Gato disse...

O Phil Jackson, no final do jogo, disse que o Barça não seria competitivo na NBA por ter falta de capacidade física no seu plantel. De facto, trata-se de uma equipa formatada para a Europa, razão pela qual não faz sentido comparar alhos com bogalhos, ainda por cima superficialmente.

Mais interessante foi a opinião de Kobe Bryant, assumindo a sua discordância com o seu treinador e elogiando os fundamentos basquetebolísticos dos catalães:

"I think they execute extremely well, they know each other extremely well, they move the ball extremely well and that's what you're looking for," Bryant said. "In the NBA, teams that do that are few and far in between, teams that play together as a unit. You see a lot of isolation game; you see a lot of guys going one-on-one. They do a great job moving the ball, they do a great job helping each other defensively, so I disagree, but, what do I know?"

PATO disse...

surpreendente esse resultado :O

mas os lakers são os lakers.. e não sei se os heat vão estar à altura.. se bem que, wade, bosh e james.. não sei não :S

Bolhoni disse...

Mt bom este resultado. Acho piada o fuço do Kobie a falar de jogo de equipa mas pronto tudo bem...

Fica o link: http://www.nba.com/video/games/lakers/2010/10/07/0011000024_lal_bar_recap.nba/?cid=nba.2013

Go Blazer´s!

Gato disse...

John,

Como sabes, a cultura do basquetebol americano assenta na capacidade física, jogo de 1x1 e subserviência em relação às estrelas nos esquemas ofensivos, o que o privilégio da defesa individual também fomenta.

Sem qualquer pinta de racismo, mas é por aí que a esmagadora maioria dos jogadores é de origem negra, porque é muito playground naquelas cabeças. Acho que tem menos a ver com os estafados temas sociais.

Os fundamentos do basquetebol europeu deixam os "américas" aparvalhados. Vi o jogo com comentadores da ESPN e ficavam maravilhados com a qualidade táctica do Barça, bem como com o seu jogo de equipa. Daí se explica que existam dezenas de "international players", a maioria dos quais brancos, a ter um enorme sucesso na NBA.

Os Lakers serão sempre os Lakers, mas vejam no vídeo aquela jogada incrível do Barça com vários passes de rasgada a terminar com uma entrada ao cesto. Tem lugar em qualquer NBA Action.

LBZy disse...

Eu sou fã dos Lakers, desde que assisti a um jogo no Staples que fiquei apaixonado pela equipa e ver ao vivo é assombrosamente espectacular.

Agora este ano acho que os Heat com aquele trio vai dar muitas dores de cabeça e a NBA vai ser fogo.

Costumo seguir alguns jogos e sempre que vou a Los Angeles tento sempre ver um jogo, é caro mas vale sempre a pena ver.