outubro 12, 2010

O caso Rui Moreira ou os "paineleiros" como peões de brega dos clubes de futebol


O representante do FC Porto no Trio de Ataque da RTPN, Rui Moreira, abandonou o programa após uma discussão sobre as escutas do Apito Dourado com o representante do Benfica, António-Pedro Vasconcelos. Esta noite, deve estrear-se no seu lugar o músico Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero. Algo que era fácil de adivinhar porque há muito que este elemento está ligado ao universo RTP, sendo comentador azul e branco de um programa semelhante na Antena 1. O que nos leva a reflectir sobre o assunto foi o facto do FC Porto, dias antes de nomear Rui Moreira para Dragão de Ouro como sócio do ano, ter emitido um comunicado a garantir que não apoiaria qualquer adepto seu que aceitasse dar a cara na RTPN.
Mas os "paineleiros" pensam pela própria cabeça ou são apenas uma extensão da voz do dono dos clubes de futebol? Tendo em conta que os representantes encarnados, como Rui Gomes da Silva e António-Pedro Vasconcellos, já para não falar em Fernando Seara, chegam a participar em almoços onde são definidas estratégias mediáticas, realmente dá que pensar. Da mesma forma que o Sporting até está representado pelo seu presidente da mesa da Assembleia Geral, Dias Ferreira, em O Dia Seguinte, da SIC Notícias. Nem sendo preciso recordar o histórico "arquivo" de Pôncio Monteiro...
São as peculiaridades da política de comunicação dos nossos clubes de futebol. Colocam uma mordaça nos jogadores, que deveriam ser os verdadeiros protagonistas do futebol, limitam o contacto com os técnicos, condicionam a discussão do próprio jogo, mas fomentam a verborreia desbragada sobre arbitragens, manobras de bastidores e o chafurdanço no lamaçal onde eles próprios obrigam o futebol a mergulhar, viciando os adeptos numa perigosa conflitualidade inflamada semanalmente por longas horas de exposição televisiva. Lembrem-se destas linhas porque daqui a poucas semanas, no início de novembro, vai haver muito boa gente a assobiar para o ar quando os ventos se transformarem em tempestades.

3 comentários:

Dani disse...

Já não consigo ver estes programas...nenhum!! Só falam de arbitragem e dirigentes... Analisar jogos = zero.

TUBARAO23 disse...

É por estas e por outras que cada vez menos ligo e futebol, e muito menos levo a sério qualquer tipo de discussão ou de "brincadeira" sobre este assunto.
Só não digo um palavrão agora porque parece mal.

Viva o poker e viva o Rugby, que para quem conhece soube adaptar-se em termos de regras por forma a que este tipo de "paileleiros" não tenham que fazer á 2ª feira.

Anónimo disse...

É público que o António-Pedro Vasconcellos apoiou a candidatura que houve contra o Vieira. Aliás procurou debaixo de cada pedra à procura de um candidato contra o Vieira.

Teoria do ignorante: Destruída.

Obrigado e até à próxima jornada.