janeiro 20, 2009

FutPoker no Solverde #1 by RugbyWolf


PROMETEU MUITO MAS... FOI O VAZIO!

Depois de uma semana algo atribulada e plena de incerteza quanto às minhas possibilidades de participar na primeira etapa de 2009 da Solverde Poker Season, a minha deslocação a Espinho ficou confirmada perto das 21 horas da véspera do arranque do torneio...
Como já vai sendo um hábito em vésperas de Solverde Season, a adrenalina e o entusiasmo apoderaram-se do meu espírito e acabei por dormir apenas 3 horas com 7.545.978 litros de cerveja no bucho... Nada que 2 Red Bull ao pequeno-almoço não resolvessem...
Cerca de 3 horas de viagem de Almada até Espinho, vou almoçar com o amigo "Hooligato" e encontramos no restaurante do costume a minha "crew" da Margem Sul. Boa oportunidade para discutir estratégias e analisar os novos dados da Solverde Poker Season... O facto de passar a ser possível fazer 1 rebuy e 1 add on obriga, naturalmente, a adaptações estratégicas no estilo de jogo durante a 1.ª hora do torneio!
O nervosismo pré-torneio era maior que o habitual pelo facto de ter de, enquanto jogava, ir enviando textos para o Record Poker. Vou ao "sorteio" dos lugares, retiro o meu cartão e sigo para a "bancada de imprensa" para verificar se está tudo em ordem no mais recente canal online português de poker. Pelo caminho, olho para o cartão que diz "Mesa 1" e espreito... Já lá estava o nosso amigo Yuran... "Isto começa bem", pensei...
Tudo OK com o Record Poker e sigo para a mesa, entrando a avisar o nosso amigo Yuran que não ia tolerar raises dele no cut off (a minha BB). O espírito alegre do nosso comparsa deixa-me optimista. Como jogo poker, acima de tudo, pelo prazer e diversão, tive logo a certeza, só por estar na mesa do Yuran, que ia manter o "alto astral" enquanto ali estivesse! Para mim, é essencial que a mesa tenha um bom ambiente... Quando estou numa mesa de ambiente pesado, acabo a tomar más decisões (porque, se calhar, inconscientemente não me dá prazer estar ali a jogar!)
O clima começa a adensar-se... À minha esquerda sentam-se o Leguito, reconhecido "shark" do poker nacional, e o Segrob, o 1.º português a fazer ITM num Main Event das WSOP. Ambos reconhecidos defensores das suas BB's e com range de mãos jogáveis bastante alargado... "Nada de aventuras parvas", defini.
O torneio arranca e, posso dizer, foi a minha melhor 1.ª hora em torneios ao vivo! Tive mãos! Mãos muito jogáveis! Tive duas vezes AK, tive AQ, AJ, tive TT, 66 umas 3 vezes (embora nunca tenha conseguido ganhar em nenhum destes 66) e outras mãos. Uns missed flops, umas c bets com sucesso e, sobretudo, um call de 53 na BB com pot odds monstruosas após um raise do Leguito (e 3 calls pelo caminho) que rebentou com o seu par de K's (3 3 x no flop) permitiram-me chegar à beira do fim dos dois primeiros níveis com cerca de 10 mil fichas! Dobrar a stack inicial em menos de uma hora? O sonho de qualquer jogador de poker! (digo eu...)
E eis que chega o primeiro momento decisivo do torneio... Apercebo-me que o Leguito, com 4 mil e tal fichas, está na disposição de entrar numa corrida que lhe permita dobrar a stack ou efectuar o rebuy (já perto do período regulamentar). Ele raisa UTG+1, tudo fold e vejo AK na minha mão. Como sei que ele aceita a corrida, em vez de dar tribet, puxo o all in. Leguito instant call e vira J7 off suitted. Um 7 no flop coloca-o em vantagem mas ainda me deixa a chamar um A ou um K. Debalde... Um J no river confirma o double up do Leguito e manda-me de volta para pouco mais do que as 5 mil fichas iniciais. O add on coloca-me com 10 mil fichas mas esta corrida foi decisiva... Se a ganho, entrava com cerca de 20k na segunda hora... Seria um sonho!!!
A mesa é desfeita e sigo para a Table 25. Para onde segue também o Yuran. "Fixe! A boa disposição vai continuar!"
Equívoco! Uma mesa horrível, onde 3 jogadores levavam a que cada mão demorasse para cima de uma eternidade. O Yuran bem tenta animar a coisa, mas com aqueles marretas não dava! Um bate-boca entre o nosso amigo e um cota "sintético lover" deixa-me ansioso/nervoso... Confio plenamente na capacidade do Yuran para se abstrair e, até, para ganhar nisso confiança para o "limpar" mas começo a fazer maus calls e a largar mãos que, se calhar, não devia. A experiência ecoa-me no cérebro como uma campainha de Pavlov... Passo pela mesa do Hooligato, a caminho da rua, e anuncio-lhe: "Vou fumar um cigarro antes que faça merda!"
Um cigarro não foi suficiente para me acalmar. Mas volto à sala com a intenção de perguntar a alguém da organização quanto tempo, aproximadamente, aquela mesa demoraria a ser desfeita para adaptar o meu jogo em função do meu estado de espírito: "Tirem-me deste filme!"
BINGO! Ao regressar à sala, a mesa estava desfeita e a minha stack até já tinha sido transportada para o meu novo lugar. Mesa 15, onde só conhecia o jogador imediatamente à minha esquerda: o "shark" Sérgio Bessa.
Durante aproximadamente 1 hora e meia estive parado. A mesa não estava agressiva. Mas a carta mais altas que tive (sem formar par) foi uma K... com um 2 "às costas". Um par acima de 99 UTG fez-me pensar num movimento, dando apenas o call à espera que alguém fizesse raise. Tudo fold e a mão transforma-se numa espécie de "luta de blinds" entre mim e o jogador na BB. O flop traz 9 high card, meto "calor" e o BB call, nitidamente num qualquer draw (com possibilidade de busca de flush a copas). O turn traz uma copa tão perigosa para o flush como para um straight com uma típica mão de BB. Check, check. No river o BB check e tento bluffar... a mão que o meu adversário tinha! Levo tribet e mando as cartas para o muck anunciando que tinha um par acima daquela board. Ele mostra 58 off mas também... um straight. Bom e difícil fold da minha parte!
Quase inacreditavelmente, o que me foi mantendo vivo durante esta hora e meia foram 4 jogadas em que ninguém raisou a minha BB e... bateu à boi! Dois full houses, um straight e um "2 pairs" permitiram-me não morrer antes do jantar, onde cheguei, apesar de tudo, com apenas 7 mil fichas pois não consegui extrair muito valor com estas mãos... (Não bateu à vaca para os outros... :)
Entro no jantar desanimado mas vou recuperando a confiança. Afinal de contas, o meu melhor resultado num torneio ao vivo até foi numa etapa da Solverde Season em que cheguei ao jantar "morto". Concentração, "roubos" na hora certa e solidificando a imagem "tight" e... SOLID AS A ROCK (mostrando apenas um AK no primeiro all in que fiz) que, sem qualquer outra hipótese, tinha criado naquela hora e meia anterior à pausa, consigo chegar às 12 mil fichas.
As blinds acabaram de subir para 600/1200. Numa mão onde todos foldam até ao cut-off, o jogador nesta posição faz all in de 29k na minha BB. Vejo as cartas: AJ... Aquele all in, naquela posição, só me pode levar a uma interpretação: tem, no máximo dos máximos, TT e quer roubar as blinds e as antes. Ele não quer ver o flop! Esfrego a cabeça e pouso-a na mesa a pensar no que fazer. Não tenho outra hipótese... Sei que vou entrar numa corrida onde parto atrás mas não a posso negar... Se ganho salto para 24k e fico ligeiramente acima da média do torneio... Aposto "cara", sai coroa... O flop ainda traz um K e uma Q, o que me dá mais algus outs (nomeadamente o um dos dois restantes T's para straight). Mas não pintou... Foi o vazio!

CONCLUSÕES: Após mais esta experiência ao vivo, retirei algumas conclusões... Duas, sobretudo, muito importantes!
1.ª - Ainda tenho de aproximar mais a minha forma de jogar online aos torneios "live". Noto que estou cada vez melhor neste campo mas, ainda assim, tenho um grande caminho a percorrer...
2.ª - Tenho de jogar cada vez mais torneios "live". A falta de hábito a mexer nas fichas e a constante "tremideira" quando o faço causa-me alguns dissabores... É verdade que já consegui, por causa disso, ganhar alguns potes onde tinha sérias dúvidas de estar à frente, mas sinto que tenho perdido muito mais por causa disso do que o que ganhei!
Devagar se vai ao longe... E para quem não tem sequer um ano de experiência ao vivo, sinto que se conseguir arranjar tempo para estudar poderei melhorar bastante as minhas prestações. Vou trabalhar para isso! Obrigado a todos pelo apoio e pelos conselhos/análises de mãos. São peça fundamental para a evolução de qualquer jogador e, no dia que ganhar o WSOP, juro que não me esquecerei de vós! :)

9 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Lobo,

Como sabes, era em ti que apostava neste Solverde para um grande resultado FutPoker. No entanto, pelo que pude ver melhor desta vez porque estiveste mais próximo de mim, tens de dominar de uma vez por todas a vertente emocional do teu jogo. Nem queria acreditar quando, depois de mudares de mesa, estavas completamente passado a precisar de fumar e abandonaste a sala. Quem não te conhecesse, como alguns dos que estavam na minha mesa, ficavam com a ideia de que estarias completamente em tilt, acabadinho de levar uma bad beat qualquer. A tua solidez é reconhecida e a qualidade de jogo incontestável, mas sabes que na net estás 2 horitas a jogar nos torneios que costumas fazer e Ao Vivo enfrentas maratonas de 7/8/9/10 horas. Pelo que, acima de tudo, creio que se registares uma evolução no plano psicológico vais finalmente atingir o patamar que o teu jogo justifica. Abraço e continua com o bom trabalho.

Anónimo disse...

Devagar se vai ao longe...;)

Anónimo disse...

râguebiloba-mos

estou farto de te dizer que tens (temos) de jogar mais vezes ao vivo.. a evolução online é muito gira e tal, mas, não serve quando vamos jogar ao vivo.. eu não era e continuo a não ser grande jogador, mas a minha primeira experiência no solverde, sobretudo nos primeiros níveis, ficou marcada um pouco por muitos dos aspectos negativos que referes (o que jogar, quando jogar... bla bla bla whiskas saquetas..)

enfim, conto contigo para formarmos um grupo - falta de interessados não há e ainda ontem li um tópico sobre isso no fórum pokerpt que depois foi fechado.. além do mais conheces algum pessoal como o kallado ou o aliv3 - que esteja disposto a isso, semanal ou quinzenalmente..

ah, vilamoura será melhor, vais ver :)

Anónimo disse...

Truzza-mos! Passo a anunciar que assim que mudar de casa, vai nascer a RWPPPS (RugbyWolf Paio Pires Poker Season). Wait and See! ;)

Anónimo disse...

ola ...sou teu desconhecido mas venho desejar-te k realmente consigas melhorar nessas situaçoes k falaste...kanto mais e melhores tugas tivermos a jogar , melhor...mt boa sorte para as proximas...abraço

Anónimo disse...

Sergitchooooooooooo!!! E nem do que vc me prometeu neh??? Dan Dan te lembra algo? hahahaha

Já estou na espera!!! bjo

Anónimo disse...

Boas.

Não posso tecer grandes (nem pequenos) comentários dada a minha quase nenhuma experiência no poker em geral, mas acho que está tudo dito..

Quem te conhece acredita em ti e no teu jogo e só a falta de experiência en torns ao vivo não ajudou. Espero que da próxima te saias melhor...

Alias, estou certo que no próximo evento tudo irá correr muito melhor a qualquer um dos Futpoker´s.

Boa Sorte a todos!!

Anónimo disse...

go lobo.. da lhe.. alem disso publica outro livro. :D

GL

Tacuara disse...

Confiança nos próximos torneios! Com a experiência vamos ganhando cada vez mais mentalidade vencedora e descontraída.

Tou agora a recordar-me do meu primeiro brutal bluff num torneio Solverde, foi contra um inglês e eu tremia por todos os lados, nem conseguia pegar no copo da cerveja. Nem sei como é que ele não me faz call...

Como disse ao Hooligato, com umas sapatilhas melhores e mais confiança e tás lá pra fazer um bom resultado

Vemo-nos no Algarve!