novembro 16, 2008

Sobre as buscas policiais aos No Name Boys...


A notícia do dia são as buscas feitas pela polícia em casa de elementos dos No Name Boys. Não tenho qualquer simpatia por esta claque do Benfica, mas há factos que têm de ser colocados sobre a mesa. Este grupo organizado de apoio esteve envolvidos em factos lamentáveis no passado, como o caso do very-light, há muito que sofre represálias pelo facto de ter recusado submeter-se a uma Lei 16/2004 que não fica nada a dever às imposições do 24 de Abril. Um erro não justifica outro. Em cada jogo na Luz, os NN nunca apresentam menos de mil elementos em curva. A acção policial incidiu sobre uma fatia extremamente representativa (será 1% do total da claque?) de 30 supostos integrantes, onde foram encontradas tochas e... droga. Pois bem, vamos lá às estatísticas de consumo de droga em Portugal e tentar adivinhar qual seria a percentagem de casos semelhantes em 30 buscas aleatórias em casa de jovens... estudantes universitários, por exemplo. Quanto às tochas e "armas", bem, tomem cuidado se tiverem um gás defensivo ou um bastão de beisebol em casa. Ou se sacarem do e-mule um filme do Pato Donald que afinal, quando clicam, dá em pornografia/pedofilia. Podem passar por criminosos ou pedófilos se um dia a polícia vos entrar pela porta dentro às 6 da manhã. Mais vale tirarem uma licença de caça, dado que assim podem ter caçadeiras em casa sem que ninguém vos aborreça. Em suma, qualquer cidadão tem de respeitar a Lei e, não o fazendo, está sujeito a ser penalizado. Se a polícia detectou situações anómalas envolvendo os No Name Boys, a claque mais multi-étnica em Portugal depois das idiotas conotações nazis dos primeiros anos, fez bem em actuar. É pena, somente, que exista uma verdadeira paranóia em torno das claques em Portugal, com dezenas de polícias que não fazem mais nada durante a semana do que "controlar" os elementos deste grupos, quando as verdadeiras vertentes da criminalidade tantas vezes não recebem a atenção que justificariam. De resto, e como um clube português destacou em devido tempo, o estatuto de adepto de futebol apenas existe ao redor do espectáculo desportivo. Por isso, o que cada espectador faz na sua qualidade de cidadão é da sua responsabilidade individual. Pensar que uma claque com cerca de 3 mil elementos, como os No Name Boys, só tem 1% de elementos com comportamentos questionáveis, se calhar vem demonstrar que estes grupos organizados são bem mais tranquilos do que a sociedade em geral. Reflictam nisso.

PS: Como seguir a corrente é fácil e pensar custa mais, resta apenas informar quem não sabe: a maior parte das claques portuguesas estão legalizadas. Repito: legalizadas. Quem cumpre a Lei 16/2004 não pode ser metido no mesmo saco dos NN, que sempre optaram por ficar à margem. Por último, considerar que um grupo de organizado de apoio com milhares de integrantes é composto por criminosos é tão redutor como afirmar que todos os políticos são corruptos só porque existem Fatinhas, Isaltinos, Valentins e quejandos. Vamos ter mais seriedade e discutir as raízes do problema sem seguidismos ideológicos.

3 comentários:

Yuranus disse...

Meus srs. a lei que obriga as claques a identificar os seus membros a meu ver é inconstitucional. Sou adepto de SLB, sou sócio do SLB, e fui durante 10 anos a cara de uma dos seus grupos na cidade do porto.
Porque é que eu tenho que dar os meus dados e outro sócio do SLB não? Que mal fiz eu para ser identificado? Sempre fomos contra e NUNCA cederemos a pressoes. Identifiquem todos ou então nenhum.

Ridiculas certos grupos que estãao legais e se apelidam de ultras e casuais. Giro é que uma dessas claques tem um dirigente do clube com lider do seu grupo.
Eu falo dos super dragoes que tem como responsavel o sr. R.T.
Pois sim...

Quanto aos elementos que foram presos meus amigos não sao nenhuns santos mas tambem nao sao os unicos no SLB ou noutros grupos de futebol em portugal.

Para terminar parece mais uma medida para quem "come" com os olhos e pensa que a policia nao está parada.

Que não parem...
Fico a espera...
ou será que só no SLB é que há elementos "marginais"?

Anónimo disse...

é óbvio que não é só no SLB, yuran. mas quer-me parecer que também não é isso que o hooligato defende no post, antes pelo contrário. de resto, estou inteiramente de acordo com o que foi escrito por ele.

Anónimo disse...

Altamente sectário esse texto e, perdoem-me, nada congruente com o sentimento dos cidadãos em geral!...
Como se não víssemos o comportamento desses grupos semanalmente e os exemplos que dão (bombas assaltadas, homicídios, armas, droga, violência física e verbal...). Que raio!!! Basta ir a um jogo!

Aliás são a principal razão para eu não poder levar a minha família 'à bola'!!!
A última vez vi os (cobardes) grupos - chamadas 'claques' - a agredir um casal de jovens só pq ele levava um cachecol do adversário! E eu estava com a minha mulher e a minha filha, podia ter-me tocado, só por estar a olhar. BAH!!!... PKP.

E que raio de estatística é essa?!... Na população portuguesa representaria 100.000 pessoas suspeitas! Achas que as buscas são aleatórias, casuísticas??? OMG

Desculpem a frontalidade, não sei de quem é o texto muito pouco sustentável e não o subscrevo, desacordo em absoluto!

Claca-mos

OQCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC