junho 02, 2010

O "unconventional style" do português Lanacido que o levou até ao 5º lugar e a 61,5k de prémio no Sunday Million


Há algum tempo que um jogador português não causava tanto impacto no panorama do poker mundial. Herculano "Lanacido" Rodrigues ficou em 5º lugar no Sunday Million do passado domingo e facturou a impressionante verba de 61.500 dólares. No entanto, tratando-se do torneio regular mais importante do mundo, cada movimento que ocorre, sobretudo na final table, é escapelizado até ao limite. Nesse cenário, a linha seguida pelo lusitano Lanacido tem sido alvo de debate tanto por cá como em fóruns internacionais, dado ter-se regido pelo que o comentador da Pokerstars caracterizou como "unconventional style". A verdade é que torna-se pouco verosímil que alguém atinja um posto de tal relevância no Sunday Million apenas à conta da sorte, mesmo que o cansaço ou o excesso de confiança possam afectar o discernimento ao fim de tantas horas de competição, mas de qualquer forma podem assistir ao show oficial onde a prestação dos jogadores pode ser avaliada com as cartas face up e dizer de vossa justiça.

16 comentários:

Tacuara disse...

Ó Gato eu gosto muito do nosso país e vibro com as vitorias de portugueses.

Mas há que ser objectivo e o SM, tratando-se dum torneio algo turbinado (não tenham a menor dúvida que o é) há sempre espaço para a sorte...e há coisas que só se explicam com este factor. Posso-te dar vários exemplos. Eu só costumo ver a FT do SM quando lá chega algum português ou se passa algo mais mediático.

A verdade é que a prestação de alguns portugueses lá tem-se pautado por jogadas muito estranhas, ou precisam de rever o vídeo com o Fraram ou o Licha Lopez? (utilizo o termo "estranhas" mais num sentido de politicamente correcto do que outra coisa)

Vamos ser realistas...aquele jogador chega à FT chip leader destacado e imagina que não é português...vês a fazer open limp de 83s no CO ou de 74o em UTG+1...o teu pensamento vai ser "mas que donkada é esta???".

Mas se achas que não é possivel ganhar aquilo sem quase ter noções de poker convido-te a assistir à FT de há umas semanas atrás, com o agora famoso acechipchase:

http://www.pokerstars.tv/poker-video-5176-sunday-million-april-4th-2010.html?channel_id=96

Jogador de 2$ que ganhou isto literalmente sem perceber qualquer coisa que seja de poker.

Poderia dar-te mais exemplos tanto online como live..mas acho que não é preciso.

PS - Eu não tenho grande moral para falar pois não tenho qualquer resultado de montra mas penso que não é preciso ter para expressar a minha opinião e que penso que seja óbvia.

Anónimo disse...

já tinha tido oportunidade de ver o video desta ft, bem como os respectivos post a dissecar a mesma e em todos é uniforme a "estranha" forma de abordar certos spots do tuga, como limps em mp com 83 e afins, e 3bet de kjs,call,raise,call de 54 etc etc.

Nunca joguei, o SM, mas como qualquer torneio ao fim de 9h não deve ser fácil a capacidade de raciocinio.
Só desta forma tento entender determinados calls que foram feitos. Não quero com isto desculpar qq movimento menos standard que ele fez, mas apenas tentar perceber a linha de pensamento deste amigo tuga, se é que havia ali alguma linha de pensamento.

Dei uma vista de olhos rapida em algumas mão e ele jogou grande parte dos flops, na sua maioria any 2 servia ate ao flop. projectos, dificilmente largava, e OP saia em lead, dai que a sua postura na mesa final foi a mesma... :)))

Resta-me dizer que a relevancia e importancia destes movimentos é notoria, pois tamos a falar da FT do SM :))), onde se pressupõe algum nivel para lá chegar,
mas..como diz o amigo tacuara e bem....basta revermos os videos de algumas ft´s do SM para concluir que as vezes...skill is rigged...

.. este amigo bem pode dizer: "i have supper powers...i just don´t wanna show you"

fui

MOLICEIROS

p.s: acima de tudo, congratz ao tuga. 61k? ah oui!!!!

Gato disse...

Carlos,

Analisando unicamente o comportamento na final table, o Lanacido tem ali movimentos arrepiantes. Acho que nem vale a pena discutirmos algo sobre o qual estamos plenamente de acordo.

No entanto, também já dei conta de vozes contrárias, salientando que foi extremamente agressivo durante algumas fases do torneio que foi assim que desbravou caminho até ser chip leader na final table do Sunday Million.

Como não o conheço, e desde há algum tempo tenho sido mais cuidados na avaliação dos jogadores, dou sempre um mínimo de benefício da dúvida por causa do desgaste tenebroso causado por tantas horas de combate nas mesas. Eu não sou capaz de me meter nessas maratonas, mas tu, que ao contrário do que afirmas tens excelentes resultados e és uma referência para todos nós, e para mim em particular, deves saber o que passas ao longo de 8, 9, 10 ou 11 horas onde existem sempre quebras de concentração.

Claro que já vi, e todos vimos, jogadores em "dia sim" que mesmo em grandes torneios ao vivo tomam decisões de deixar os cabelos em pé e acabam por ser bafejados pela vertente aleatória do poker. No entanto, e isso também não esqueço, a magia do "mau jogador" poder ser rei por um dia também faz parte do pacote.

Os factos dizem-nos que os nossos pesos-pesados não têm conseguido estar presentes na hora das decisões do SM, mas o Licha, Fraram ou Lanacido chegaram lá. O aplauso sobretudo pelo resultado, esperando que seja um factor de motivação para se dedicarem ainda mais a este jogo.

Porém, não deixa de causar alguma estranheza vermos um vencedor do Sunday Million, como o Fraram, a competir diariamente nos torneios de 2 dólares para portugueses na Pokerstars...

Siga!!!

Hugo Pereira disse...

Já pensaram por um momento que pode não o mesmo jogador que chegou à Final Table a jogar.

Imaginem um torneio tão demorado, que ele acaba por ter de ir trabalhar (penso que já era de manhã quando se jogou a FT) e ele diz à mulher para ficar a jogar por ele. :D

Era o que faria, se calhar.. se bem que a minha mulher era capaz de fazer melhor. eheheh

Aqueles limps são mesmo muito esquisitos. Acho que raisar com 83 e 74, mesmo que em UTG, faria sentido. Assim, não se percebe bem qual a estratégia para o post-flop. E penso que o cansaço não é desculpa...

Tacuara disse...

Ele já anteriormente deu 3 check behinds em posiçao ao flopar full house...por isso não me parece que seja isso ;)

Titinho_11 disse...

ao k vejo apenas tnh a dixer,se ja sabia k nao pescava nada de poker este video demonstrou k realmente n pesco mesmo nada nem sei k ando aki a faxer ololololololololololol

FT do sunday milion ha sp merito e kem me dera xegar lá a saber o k sei ou seja nada mas pra kem como eu ker aprender axo n se aprendeu mm nada com o tuga :)

Unknown disse...

So tenho uma coisa a dizer "POKERSTARS e basta..." há quem jogue o totobola ha em jogue o euromilhoes e há quem jogue pokerstars...

não tiro mérito da FT porque tem que saber qualquer coisa pa chegar lá senão ate eu pagava o buyin se fosse fácil... mas 50% das mãos aqui foram ou causar collosions tipo QQ vs KK em que o KK esta sempre em last position ou quando não estava virava pa 1 dos outros... pode ser de mim mas a sala não favorece... sou anti-stars.. so la vou de x em quando pa jogar com vocês nos circus por outro lado na unibet faço sempre por jogar ;)

Quando ao SM escusado é dizer que também não percebi aqueles limps mas pronto se me disserem que ele plays the player not the cards eu ate dou o desconto...

gostei da do 56 vs 52 na SB e BB...

de qualquer forma muitos parabens

nezzi77 disse...

boas
1-nao vamos tirar metrito neste resultado
2-tem de facto jogadas pouco ortodoxas
3-para kem nao sabe o field do SM e feito de satelites!!muitos dos jogadores sao micro-stakes,logo pode bater pa kulkaker 1!!
4-vamos de 1 x por todas acabar com o choradilho da poker stars!!e de longe a melhor sala!tem donkalheiros!!??e kual a sala k nao os tem??ta rigged!!??deixem de jogar entao!!a mim e k nao me apanham a jogar ,por exemplo na UNIBET!E ACREDITEM K NG,MAS MESMO NG leva mais pissadas k eu na stars!!alguem ker apostar comigo!!??olhem os A ha de mais em todas as salas...
5-amigos,se pessoas como o tacuara,yuran,alvim, ganharem o SM e sorte??e se for um dos pros e o que??mas alguem ganha 1 mtt sem sorte!!??sem jogar mal 1 mao e ser sortudo no river!!??eu acredito mt bem que 1 destes jogadores kulker dia bata um gordo!!sem a minima duvida!!e sabem porque!?pk sem duvida tem talento!!e nao sao high stakes....
cumps

nezzi77 disse...

So tenho uma coisa a dizer "POKERSTARS e basta..." há quem jogue o totobola ha em jogue o euromilhoes e há quem jogue pokerstars- no comments....

Mas se achas que não é possivel ganhar aquilo sem quase ter noções de poker convido-te a assistir à FT de há umas semanas atrás, com o agora famoso acechipchase:
idem

nezzi77 disse...

Como não o conheço, e desde há algum tempo tenho sido mais cuidados na avaliação dos jogadores, dou sempre um mínimo de benefício da dúvida por causa do desgaste tenebroso causado por tantas horas de combate nas mesas-tb nao acredito!!chegar a ft do SM!!?? concetraçao dobra!!!

yuran disse...

Grande jogador
Grande mentalidade
leituras impressionantes
o maior
ou melhor o 5 maior

obviamente estou a ser ironico

agora a serio
1- o sm é um torneio turbo
2- nao ha qualquer explicação para os limp dele
2.1- cansaço? nao mal jogado mesmo
3- e que dizer do shove dele de A7 na sb? comvem dizer que ele ali so leva call de quem esta melhor... tudo para roubar 500k meh
4- o tonyl na pokerpt foi emotivo e eu estou a tentar conter-me pois muita gente confundo o amor que muitos de nos temos pelo poker com inveja

como diz um grande amigo meu
play like a donkey win like a lion
congrats lancido

p.s-eu nao jogava mas depois de ver isto resolvi jogar 2euros no euromilhoes afinal pode pintar

mac81 disse...

ora bem...se por acaso estamos a jogar e as tantas perdemos para um tipo(tuga,chino,preto,as pintas, nao interessa) k deu call com 83 74(dont metter) algum de voces gostava? nao me parece,ate arrisco a dizer k nesta ft se la estivessem e vos acontecesse isso estariam aki a chamar-lhes nomes e a perguntar como é possovel ele fazer akilo ah donk e tal...seja o mac o gato nezzi yuran tacura, qualquer um de vos estaria aki a keixar-se...mentira?ok

mas...há sempre um mas,certo? entao e se eu, k nao sou pro nem jogo como tal(sei alguma coisa basica) mas tive a porra de uma sorte e fikei em 5º e ganhei akela massa toda.interessa alguma coisa?( para kem quer evoluir, interessa sem duvida pk pelo menos vai pensar k foi sorte e tem de mudar muita coisa...mas financeiramente nao interessa,ponto)

ha sempre 2 pontos de vista, eu nao jogaria assim,mas tb nao tinha la chegado,isso é certinho.

uma coisa é certa, deixou ficar mal o poker portugues online,o resto é conversa.


PS:isto é apenas uma opiniao,como tal, esta dito ...

Unknown disse...

nezzi eu não estou a tirar mérito a quem ganha pelo contrario... mas é a única sala em que jogo que tremo quando vejo AA KK ou QQ... . há alturas que ja nem sei o que fazer... e já entro a pensar quando vem de la a cacetada... só na stars é que entro assim... e não é só de mim muita gente que conheço diz que a sala esta a dar bem pos donk's... mas podem ser casos particulares ... o mais engraçado é que sempre que jogo la os circus (é a única coisa que me faz ir a stars) só consigo jogar sem showdown's... a acumular aos poucos... sempre que entro em corridas ou saiu a frente com + de 70% perco... Nunca consegui ganhar nada na stars e já fiquei muitas vezes à "porta" ou a "morrer na praia"...

Todos os torneios envolvem um bocado de sorte é como tudo que é desporto... vejam o Raul Meireles enganou-se todo no 2º golo ontem lol

Mas há alguns que são running hot nesse aspecto lol

Anónimo disse...

o new new meu sabujo!!
vais levar nas orelhas carago!!!ehheeheh

my friend, manda-me 3k de maos tuas na unibet e 3k da stars. depois ..falamos;)

deal?heheheeh

abraço
MOLICEIROS

Tacuara disse...

"Lancido antes de + parabens

agora vamos ao que importa

como arranjo o teu contacto?"

AHAHAH Sabes tanto Yuran!

Anónimo disse...

Vance ftw!!