setembro 01, 2009

Academia de Poker by Henrique "Policy10" Pinho


Perfil de um jogador de Poker
O Poker é um desporto muito mais complexo do que a maioria das pessoas pensa. Existem imensas condicionantes para uma equação final bastante elaborada. Dentro do Poker há inúmeros estilos de jogo possíveis. Cada pessoa joga diferente, cada um de nós aborda uma determinada jogada de maneira diferente do outro. Ou seja, apesar de cada jogador ser como uma impressão digital, pois ninguém joga igual a ninguém, com algumas limitações é possível agrupar os jogadores de Poker em 4 grupos divididos em 2 vertentes: Agressividade e Selecção de Mãos.
Dentro da Agressividade podemos ter um jogador agressivo ou um jogador passivo. O jogador agressivo raramente irá apenas acompanhar ou passar a vez e veremos muitas vezes ele a pagar e a fazer subidas. Este tipo de jogador procurará ganhar muitos potes sem chegar à última carta e muitas vezes podemos ver bluffs da sua parte. O jogador passivo tem uma postura na mesa contrária à do agressivo, raramente fará uma subida à aposta de alguém e basicamente tem tendência a apenas acompanhar ou passar a vez deixando a tarefa de apostar para o seu adversário.
A Selecção de Mãos que um praticante de Poker faz quando decide ir a jogo é uma das falhas mais graves que tem quando começa a jogar. Se a sua escolha é bastante alargada pode-se dizer que é Pouco Selectivo e portanto vamos ver este jogador muitas vezes em jogo. Por norma, gosta de ver o flop e só a partir dele é que age sendo que podemos ver este tipo de jogador envolvido numa mão com quaisquer 2 cartas. Por outro lado, quando um jogador escolhe as melhores mãos para jogar, desistindo de jogar as mais marginais, podemos dizer que é Conservador. Este jogador escolhe apenas as melhores mãos para jogar, portanto sempre que estiver activo numa jogada terá uma boa mão muitas vezes.
Combinando os 2 tipos de Agressividade com os 2 estilos de Selecção de Mãos podemos retirar 4 perfis de praticantes de Poker: Agressivo/Pouco Selectivo, Agressivo/Conservador, Passivo/Pouco Selectivo e Passivo/Conservador.
Um jogador Agressivo/Pouco Selectivo é bastante perigoso mas muito volátil. Vai
jogar muitas mãos e sempre indo a jogo e a fazer subidas. Tentará ganhar todas as mãos que joga aplicando sempre muita pressão nos adversários. A melhor forma de tentar contornar este estilo de jogo passa por responder, também, com alguma agressividade e sempre que for possível fazer pequenas armadilhas para ele acabar por fazer bluff perdendo sempre muitas fichas. Um dos estilos mais difíceis de combater é o Agressivo/Conservador.
Este jogador vai escolher bem as suas mãos e depois irá jogar sempre com bastante agressividade. Como estará apenas a jogar as boas mãos sempre que jogar o flop estará muitas vezes à frente do seu adversário. Este jogador ficará mais previsível e sem muita dificuldade teremos uma boa leitura da sua mão e esta será uma boa arma a usar contra ele. Quando mostrar um pouco de passividade deveremos contra-atacar, sendo que nesse momento é facilmente alvo de bluffs. O Passivo/Pouco Selectivo é o jogador que jogará muitas mãos e raramente apostará. Vê muitos flops e acaba por ir pagando as apostas dos seus adversários muitas vezes com mãos marginais e débeis. Contra este jogador deveremos apostar sempre que temos uma boa mão e nunca fazer nenhum bluff porque ele dificilmente irá desistir com um par. Este é à partida, o adversário mais fácil de defrontar. Raramente vemos um jogador Passivo/Conservador, mas quando vemos alguém a jogar poucas mãos mas com as quais nunca sobe pré-flop nem faz uma subida à aposta de ninguém estamos perante um. Vamos aproveitar a sua passividade para além de controlar o tamanho que queremos dar ao pote tentar jogar mãos mais marginais para as maximizar quando o flop for favorável. Que tipo de jogador és tu?
Esta coluna e muito mais disponível em www.record.pt/poker.asp.
Henrique "Policy10" Pinho, crónica publicada na edição em papel do Jornal Record em coluna designada como "Academia de Poker".

1 comentário:

alvimslb disse...

tenho acompanha esta cronica do Henrique no record, dá sempre pra tirar umas boas notas,parabens Gato sempre atento.

abraço