fevereiro 28, 2008

FutPoker: Digam lá se este não foi o fold do milénio...


Como muitos sabem, tenho uma verdadeira paixão pelo Pot Limit Omaha/Hi, uma variante do poker que estimula bastante o raciocínio na mesa, obrigando a verdadeiras encruzilhadas matemáticas na maioria das hands. Nunca joguei a dinheiro, nem pretendo fazê-lo a breve trecho, mas como terapia mental tem dado excelentes resultados. Ontem decidi encerrar a noite com uma sit'n go de Omaha no Full Tilt, onde o nível nesta variante nem tem comparação com o da Bwin, que mais parece um viveiro piscícola. Já depois de estar consolidado no "top 3", envolvo-me numa mão com um dos chip leaders, ambos acima das 5 mil fichas.
As cartas que me tocam (88TK) não são más, mas em face da maior stackagem dos vilões limito-me a checkar na big blind para ver o flop de borla. Fazendo um trio de 8's, saio a disparar 1/2 pote por cima da aposta inicial fracota do tal de CheeseLlama, que calla. O dilema abre-se bate mais um Ace no turn e o vilão atira 720 fichas lá para o meio. Ora bem, fico com full house (888AA) mas com um problema sério. Manter-me na mão implicaria acabar em all-in e deixando em risco o payout. A minha leitura apontava para o artista ter um Ace nas suas hole cards, pelo que o coloquei num trio (AAA) e com uma dúvida pertinente: ele apostou no flop só com o Ace ou, sendo improvável que tivesse o último 8 do baralho, tinha também um 4 na mão?
Com isso faria também full house (AAA44), mas superando o meu. Pela cabeça só me passava uma notável mão de um heads up final em Londres, que está sempre a dar no Poker Channel, onde o Gus Hansen consegue um fold miraculoso de 55588 contra um adversário que tinha full house invertido: 88855. Quantos jogadores em todo o mundo largariam semelhante mão?
Pedi tempo, pensei e pensei, mas senti uma vibração negativa que me aconselhava a foldar, acreditando que mesmo levando uma facada na stack ainda poderia dar a volta por cima. Custou, claro, mas lá entreguei o ouro ao vilão, ficando em tremenda desvantagem em relação às stacks mais fortes da mesa e com o quarto elemento da mesa em "sit out". Ou seja, teria de me bater contra os "bullys" o resto do torneio para conquistar fichas, sendo igualmente claro que eles, compreensivelmente, evitavam agredir-se. Se quiserem saber qual foi o desfecho final, ao fim de 68 minutos de combate, cliquem no frame abaixo:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us