setembro 30, 2007

FutBolas: O historial dos dérbis de Lisboa segundo Ferreira Fernandes

Já houve 272 dérbis de Lisboa. E só não digo 272 centenários dérbis porque faltam dois meses e picos: é, o primeiro Benfica-Sporting aconteceu a 1 de Dezembro de 1907. E o DN, desse dia, lá prevenia, na página 2: "Deve realizar-se hoje no campo do Carcavellos, o desafio da Liga entre o Sporting Club de Portugal e o Sport Lisboa [que só passaria a ser SLB em 1908]..."
Deixem-me dar algum enquadramento. Como contava aquela edição do DN, o Sporting avisava que os bilhetes podiam ser "requisitados ao sr. José Holtreman Roquette, na Alameda do Lumiar, n.º 15", para serem levantados "na Calçada do Carmo, n.º 18, 1.º". Duas conclusões: o Sporting já era um clube de nomes sonantes, mas algo confuso na organização. No entanto, aproveitando o seu poderio financeiro, levara, meses antes, 8 jogadores da equipa principal do Sport Lisboa (Benfica). Aliciantes: dava aos jogadores banho quente e mudança de camisola ao intervalo.
Naquele domingo, alinharam pelo futuro Glorioso: Persónio (goal-keeper), Vieira e Mocho (backs), Alves, Cosme Damião e Marcolino Bragança (half-backs), Bermudes, Costa, Corga, Meireles e França (forwards). Os outros varreram-se-me. Diz o DN, no dia seguinte: "Apesar da chuva e do granizo que caíram, não afrouxaram os jogadores." O tempo, pois, a favor do adversário, impedindo o futebol mais fino dos encarnados (que já o eram). Dizem crónicas apócrifas que o Sporting ganhou, 2-1. Não acredito. Prefiro uma boa fonte histórica, a já citada edição do DN (2/12/1907): "O Sporting Club de Lisboa marcou dois goals contra um." Ora, em campo, estavam o "Sporting Club de Portugal" e o "Sport Lisboa". O "Sporting Club de Lisboa" é uma mistura dos dois. Para mim foi um empate. O que veio a seguir deu ligeira vantagem ao Benfica (118 vitórias, 101 derrotas). O próximo século é que vai ser avassalador.

2 comentários:

Anónimo disse...

Спасибо понравилось !

Anónimo disse...

Благодарность за материалы!
Respect www.futpoker.org