abril 23, 2004

COMUNICADO DO GNT para clarificar polémicas

Tendo em conta que foram veiculadas algumas reacções indignadas às apreciações tecidas pelo representante do Gabinete de Novas Tecnologias dos SUPER8 em serviço no Pavilhão do Freixeiro na passada segunda-feira, foi decidido por este Departamento emitir um Comunicado no sentido de esclarecer, de uma vez por todas, a sua posição em relação à polémica resultante da eliminação contra o FC Porto no FUTSAL CHALLENGE.

1- O MestreDaRede emitiu a sua opinião sobre a forma como deveria ser encarado este jogo. Antes de mais, uma festa. Quem participou mais vezes ao longo do torneio devia ter a sua oportunidade. Está registado e mantenho o que escrevi, em face dos dados de que dispunha na altura. O decurso da partida apontou noutra direcção e havia que tê-la seguido, cada qual assumindo as suas responsabilidades.

2- Houve uma ameaça infantil de, em futuros torneios, não ser convocado qualquer elemento dos SUPER8. Quem disse isso, esquece-se que os SUPER8 começaram a participar no FUTSAL CHALLENGE para colmatar o desinteresse, esse sim dificilmente explicável, da parte do pessoal dos PAGP. Caso contrário ainda teriam ocorrido algumas faltas de comparência. Escusam de agradecer. Nós já nos sentimos realizados por ajudar o próximo.

3-Faz parte da natureza dos SUPER8 estar sempre prontos a ajudar quem lhes merece respeito. Os PAGP, até prova em contrário, têm sido adversários dignos. Pela parte que lhe toca, o MestreDaRede torceu pelos PAGP no Torneio, como também está registado no FUTSÁBADO e ficou patente ao longo da prova. No entanto, ninguém duvide de que, a médio prazo, o objectivo dos SUPER8 é tomar parte em torneios sim, mas de modo próprio, jogando de acordo com a sua filosofia muito característica e dificilmente emulável por parte de quem não está imbuído do nosso espírito.

4-Não sei, nem faço ideia, sobre quem elaborou a convocatória da formação PAGP para o jogo de segunda-feira. Também não sei, nem faço ideia, de quem escalonou a formação titular. De facto, era a mais forte, e quem a idealizou está de parabéns por isso. O que sei também é que, estando a vencer ao intervalo, compete ao líder tomar decisões. Com Pacheco lesionado e Rui Barros de fora, a segunda parte era para ganhar, ou para entrar na festa? Creio que toda a gente percebeu que a vitória era possível. Por isso é incompreensível que o quinteto titular nunca tenha jogado junto ao longo do segundo tempo. Já para não falar em questões tácticas que não foram corrigidas. Isso não invalidaria a rotação, mais cuidada, que poderia ainda ter continuidade na próxima eliminatória, em caso de sucesso. Desta forma, o sonho era bom, mas foi-se...

5-É fantástico que agora haja quem se sinta escandalizado por ter sido alvo de críticas. Ainda para mais objectivas, directas, construtivas e, mais importante, ainda NÃO REBATIDAS com argumentos futebolísticos. Quem tentou responsabilizar um elemento da equipa pela derrota em primeiro lugar, tecendo críticas em privado e em público, no FUTMURAL, ao desempenho do BALDANO? Um facto injusto e desarmável em duas penadas. Coube-me a mim sair em sua defesa, mas a opinião em relação ao que se passou é unânime em relação a todos os elementos dos SUPER8 que assistiram ao jogo. E foram seis. Houve má condução. Paciência. Ninguém é perfeito e quem sabe reconhecer os erros aprende com eles. Nós, os SUPER8, SOMOS UMA EQUIPA . Por isso, ganhamos e perdemos TODOS. Sempre com responsabilidade repartida. Por isso não admitimos tentativas de crucificação de um dos nossos.

6-Na sua profissão, cada qual tenta ser o mais competente possível, pelo que não fica bem a alguém que trabalhe na área do jornalismo acusar os gestores de patrimónios de falta de honestidade para com os seus clientes, da mesma maneira que é pouco cordato alguém sem conhecimento do meio recorrer a generalidades para colocar em xeque a posição de jornalistas perante os seus leitores. Não se pode comparar alhos e bogalhos, e não fica bem a sapateiros tentar tocar rabecão. Dá mau resultado.

7- Por último, as picardias na net valem o que valem. Infelizmente, tanto o MestreDaRede como o Arrojado mais dado aos dislates verbais, doutorado na Faculdade de Mergulhos para a Piscina, devem ter colocado um ponto final nas suas carreiras. Por isso, estamos a falar de uma guerra entre um roto e um descosido. As batalhas bloguísticas fazem parte do folclore e devem ser entendidas como tal. É pena. Valeria a pena colocar à prova, em campo, algumas das promessas que foram realizadas no ardor do matraquear no teclado. Pode ser que um dia isso seja possível. Será da maneira que andará alguém, novamente, a semana inteira a queixar-se de que os "outros" só "dão pau". Basta ver quem, contra o FC Porto, comeu e calou.

8-O FUTSÁBADO é um projecto aberto. O seu Editor não-remunerado pode emitir opiniões, como é evidente, mas existem meios para que qualquer outro internauta que por cá passe possa expressar o seu ponto de vista. E assim há-de continuar. Ao contrário do que alguém com um canudo diz, esta "merda" não é nossa, nem de ninguém. É de TODOS. Se os ARROJADOS não utilizam mais este projecto, é porque não querem, dado que até já lhes foi disponibilizado espaço para elaborarem as suas Convocatórias, e durante o FUTSAL CHALLENGE o seu comportamento foi acompanhado e louvado. Como sempre, o GNT está disponível para ponderar qualquer sugestão que lhe seja formulada através do mail oficial do blog, o super8@iol.pt.

Sem comentários: