outubro 30, 2004

Nem sei que vos diga... Olhem, não digo nada...


BLOGUEIO MENTAL-32: O país dos Fangios!!!

De acordo com um estudo realizado pelo Projecto SARTRE - Atitudes Sociais perante o Risco Rodoviário na Europa, sete em cada dez automobilistas portugueses julgam-se os melhores nas estradas, culpando os outros pela má condução. Será por isto que nos chamam Fangios, em alusão ao antigo campeão argentino?
De um total de 23 países europeus inquiridos, os finlandeses foram os mais "humildes", com apenas 43 por cento a considerar que conduz melhor do que os outros. Portugal (73%), a Irlanda (74%) e a Itália (77%) são os três países que apresentam a maior taxa no que diz respeito a esta questão, enquanto a média europeia se cifra nos 63%.
O excesso de velocidade é sempre um tema polémico em Portugal, mas os condutores nacionais aparecem com uma percentagem abaixo da média europeia – que é de 52% – no que diz respeito a gostarem de conduzir a alta velocidade (49%). Quanto ao uso do telemóvel, 32% dos portugueses admitem fazer, pelo menos, uma chamada enquanto conduzem, sendo a média europeia de 28%. Relativamente ao uso de cinto de segurança, muitos condutores consideram que, se andarem com cautela nas localidades, não necessitam de o usar. Uma conclusão interessante, quando foi ontem anunciado que, em Portugal, no primeiro semestre deste ano, 46% das mortes nas estradas ocorreram precisamente em localidades.

FOTOLOG. Tendo em conta esta apetência para a condução desportiva, nada como dfisponibilizar as melhores imagens do Rali da Catalunha num FOTOLOG de confiança, para os meus amigos apreciarem, ou então verem em imagens reais os bólides que costumam conduzir wm jogos como o famoso "Colin McRae" e outros que tais. Talvez assim seja possível calar os críticos que nos acusam de usar este projecto falar muito em futebol, algumas vezes em gajas, mas raramente de carros...

ÚLTIMA HORA: Clássico cancelado

É com profunda tristeza e sincero lamento que o FUTSÁBADO vem por este meio anunciar o cancelamento do Clássico deste sábado. Uma inoportuna conjugação de factores negativos levou a que os SUPER8 não tivessem condições de apresentar uma formação com cinco elementos para o jogo que deveria realizar-se esta manhã. Sendo assim, e pelo respeito que os GALÁCTICOS nos merecem,a única solução foi o cancelamento do encontro, com a certeza de que na próxima semana os desafios serão retomados dentro das condições normais. Pelos transtornos que esta situação possa ter criado, os SUPER8 apresentam o seu pedido de desculpas e agradecem a compreensão de todos.

outubro 29, 2004

CD-38: Convocation Day

Mais uma sexta-feira, mais uma viagem. Pelo menos para alguns, que vão encher o bandulho com bolo do caco, espetada à madeirense e Brisa maracujá. Dado que não acreditamos que verdadeiros atletas consumam Coral, a cerveja lá da Ilha. Os menos afortunados, por cá ficam com a sua sina de jogar à bola aos sábados, como habitualmente. As notícias não são muito animadoras para os SUPER8, mas não é por isso que deixaremos de dar a cara à luta. O ANÓNIMO e o EL SIETE são baixas garantidas, pelo que o GURU terá de fazer boas contas de cabeça para elaborar a convocatória. Do lado dos GALÁCTICOS, sabemos que o Keeper estará fora de combate, o que nos livra da eventualidade de fazer mais uma exibição de luxo. Não o livra é da obrigação de avançar com a sua selecção de estrelas para mais uma edição dos Novos Clássicos. Espera-se que menos agitada, desta vez. Os Capitães que tratem de dizer de sua justiça nos Comentários.

Um dia especial para o EL EU!!!


De acordo com informações confidenciais que chegaram ao FUTSÁBADO, tudo indica que esta sexta-feira, dia 29 de Outubro, é um dia especial para o EL EU. Não vamos divulgar quantos anos faz, para não prejudicar a possibilidade de conseguir um bom contrato numa equipa a sério, mas o seu aniversário não podia passar sem uma referência. É um dos elementos que melhor personifica o Espírito SUPER8, embora o rendimento em campo não seja o mesmo quando se deita cedo e bebe sumos de fruto. Por isso, esta noite está intimado a fazer das suas. Da nossa parte, o sentimento transmite-se em apenas uma palavra: Parabéns!

outubro 28, 2004

ANÓNIMO preste a entrar pela Madeira dentro!!!

Foi com tristeza que o FUTSÁBADO tomou conhecimento da ausência do nosso querido ANÓNIMO dos Novo Clássico do próximo sábado. Trata-se de uma ausência de vulto, dado que a sua motivação seria seguramente acrescida, e um factor de desequilíbrio a favor dos SUPER8. Os GALÁCTICOS podem respirar de alívio. Vamos lá ter esperança no regresso do EL SIETE. Tendo em conta que o ANÓNIMO vai para as loucas noites da Madeira, a gerência não podia deixar de lhe aconselhar alguns entretenimentos, como podem avaliar clicando neste link, onde todos os detalhes são explicados aos interessados. Avisamos, somente, para os mitos urbanos em relação às preferências das madeirenses, que podem obrigar o nosso companheiro de luta a desmarcar-se para aparecer isolado nas costas das adversárias. Boa viagem e bom regresso. Para a semana contamos com ele.

Ligações e Créditos:

As imagens "hard" da madeirense Marina, a nossa Miss Portugal

Ajude a polícia, bata-se a si mesmo...


"Ajude a Polícia, bata-se a si mesmo. Repressão autorizada, liberdade ameaçada". Mais imagens neste link. A explicação está aqui.

outubro 26, 2004

FUTBOLAS-22: "Hasta las pelotas..."


A equipa do Logroñes, impedida pela autarquia de trabalhar no estádio do clube e com salários em atraso, decidiu enveredar por uma forma de protesto original. Em trabalho da Revista Interviu, aceitaram posar sem roupa, apenas disfarçados com um "body paint", tendo a reportagem um título de compreensão universal: "Nos han dejado en pelotas e estamos hasta las pelotas". Tendo em conta o incumprimento da maioria dos clubes do futebol profissional português, não se admirem se um dia tivermos aí os rapazes do Felgueiras ou do União de Lamas na Revista "Ana Mais Atrevida" ou qualquer outra do "métier"...

Quem tem unhas para este Ferrari?


outubro 25, 2004

SUPER8 5-GALÁCTICOS 7: La Crónica

Uma impressionante demonstração de competitividade. Até os aspectos menos positivos de mais uma edição dos NOVOS CLÁSSICOS, entre os SUPER8 e os GALÁCTICOS, se podem enquadrar no firme desejo de vencer que alimenta qualquer das equipas. Os nossos oponentes conquistaram mais um triunfo, mas o facto é que o resultado final poderia tombar para qualquer das partes, tal a espectacularidade do jogo.
Não é costume comentarmos casos de arbitragem (até porque não existe árbitro...) mas o facto é que os GALÁCTICOS conquistaram a sua vantagem através de um livre no qual a barreira ainda estava a ser orientada pelo Baldano. Ainda por cima, já estávamos chamuscados por situações desse tipo nos tempos dos duelos com os ARROJADOS e fomos "comidos" outra vez. Quando os despiques são tão equilibrados como acontece neste caso, qualquer grão de areia cria uma instabilidade insanável na ordem natural das coisas. Por outro lado, incompatibilidades pessoais transpareceram para a discussão que eclodiu a partir desse momento (foi aí que o azedume nasceu...), pelo que esperamos somente que todos tenham aprendido a sua lição, em nome do Espírito FUTSÁBADO. Caso contrário, cá estaremos para propor medidas calmantes que cortem o mal pela raiz, e que podem passar por jogos de suspensão preventiva.

CHAVE. Os SUPER8 reagiram à desvantagem inicial, mas é imperdoável o facto de não terem conseguido marcar qualquer golo nos últimos 20 minutos de jogo. Esteve aí a chave da partida. Uma exibição portentosa do Keeper associou-se a alguma inépcia na finalização para dar aos GALÁCTICOS a ponta de mão que eles precisavam para nos agarrar o braço. O facto é que os SUPER8 também cometeram alguns erros tácticos que serão alvo de avaliação interna, e mesmo os golos sofridos são pouco admissíveis, resultando cinco destes de erros de palmatória. Mas não somos profissionais e sempre soubemos digerir colectivamente os erros individuais. Pode dizer-se que não era o nosso dia, apesar de termos sete jogadores, o que à partida permitiria um ritmo mais elevado. A verdade é que os GALÁCTICOS voltaram a ser mais regulares ao longo do encontro, e a sua postura competitiva permitiu-lhes aproveitar das melhor maneira os nossos erros. Quem não mata, morre, dizem os entendidos do pontapé na bola. Quem somos nós para os contrariar?
Os excessos verbais ocorridos, e sobre os quais não queria alongar-me, tomaram proporções impensáveis, indo além do que deveria ser um mero "fait-divers". Serão propostos ajustes nas regras para o próximo jogo, que serão publicadas neste espaço na quarta-feira para debate, para demover "xico-espertismos" e eventuais manifestações de mau feitio. Temos todos de perceber que o futebol é um "hobby". Que todos temos responsabilidades. Que é melhor perder um jogo do que sofrer, ou provocar, uma lesão grave. Veja-se o caso do nosso amigo Keeper, que se magoou sozinho, mas agora terá de ficar em dique seco durante algumas semanas. Ao menos os GALÁCTICOS passam a ter um ponto de apoio no banco. Para sábado, vamos lá ver se vemos pelo menos letra e ainda mais futebol.

Ficha de jogo

SUPER8:
Baldano; Guru (1), El Nueve (1), El Profe, El Turco, El Eu (1), Anónimo (2).

GALÁCTICOS:
Keeper; Johnny Pavón, Bifhovic (3), Pissa (2), Diego (2).

Tempo total de jogo: 52m

Marcha do marcador: 0-1, Bifhovic, 1'; 1-1, Anónimo, 6'; 1-2, Bifhovic, 8'; 2-2, El Eu, 10'; 3-2, Anónimo, 21'; 3-3, Pissa, 22'; 4-3, El Profe, 23'; 4-4, Diego, 25'; 5-4, El Nueve, 32'; 5-5, Pissa, 37'; 5-6, Bifhovic, 42'; 5-7, Diego, 49'.

Imagens no FOTOLOG, vídeos a caminho...


O ritmo do último encontro rebentou com a escala do Intensímetro. Por isso, também a equipa de reportagem do FUTSÁBADO não teve oportunidade de fazer tantas fotografias como isso. Ainda assim, está um friso interessante disponível no FOTOLOG, para além de alguns vídeos que, a seu tempo, serão alvo de distribuição ao pessoal que os solicite. Talvez a partir de amanhã. Boas visualizações.

Ligações e Créditos:

NOVOS CLÁSSICOS em imagens no FUTSÁBADO FOTOLOG

FUTBOLAS-21: United "trama" Arsenal

O Manchester United tirou o doce da boca ao Arsenal que se preparava para alcançar a impressionante marca de cinquenta jogos sem perder no estádio do rival, em Old Trafford. A equipa de Cristiano Ronaldo puxou pelo orgulho e bateu os "gunners" (2-0 com uma grande penalidade de Van Nistelrooy e um golo no último minuto de Wayne Rooney, conforme relata o jornal online MaisFutebol.
Ainda assim, fica registado o sensacional recorde da equipa de Arséne Wenger que acumulou 49 jogos (!) sem conhecer a derrota na Liga Premier inglesa. É preciso recuar um ano e meio, mais precisamente até 4 de Maio de 2003, para encontrarmos a anterior derrota da fabulosa equipa londrina. Nesse dia, o Arsenal perdeu em Elland Road, a casa do Leeds, agora na II liga inglesa, por 2-3.
A partir dessa data, os "gunners" entusiasmaram toda a Inglaterra e a Europa com uma série impressionante sem derrotas, acumulando 36 vitórias e 13 empates, com 108 golos marcados contra apenas 34 sofridos, conquistando um título sem dor pelo meio.
Um feito praticamente impossível de repetir, uma vez que estamos a falar de uma das ligas mais competitivas da Europa. O mais parecido que se pode encontrar com o recorde do Arsenal é a série de 58 jogos sem derrotas do Milan de Fábio Capello na Série A do campeonato italiano, entre b26 de Maio de 1991 e 21 de Março de 1993.

Outros recordes sonantes de séries sem derrotas na Europa:
Steaua Bucareste: 104 jogos no campeonato romeno (entre Agosto de 1986 e Setembro de 1989).
Celtic Glasgow: 62 jogos no campeonato escocês (entre 1915 e 1917).
Benfica: 56 jogos (entre 1976 e 1978).

outubro 23, 2004

SUPER8 5-7 GALÁCTICOS: É lindo o amor...


Os SUPER8 fizeram um bom jogo contra os GALÁCTICOS, mas perderam 5-7. Não faltaram peripécias, lances controversos, discussões, até uma interrupção de jogo pelo exaltar de ânimos resultante de uma acesa troca de palavras. Faz tudo parte do futebol, dizemos nós, embora alguns excessos fossem evitáveis e serão alvo de abordagem mais profunda muito em breve. De qualquer forma, o mais importante é que a postura em campo foi sempre correcta e, quando as bocas se fecharam, o pessoal continuou a falar com os pés, mas para a bola, e não visando as pernas dos adversários. Já quase todos os nossos atletas tinham abandonado as instalações quando uma cena romântica nos fez recordar o quando o amor é lindo, e como são fúteis as nossas discussões sobre algo tão efémero como um lance num jogo de futebol. Mais importante foi aquele "aquecimento", que o FUTSÁBADO registou em imagem, e que pelos vistos deve ter resultado em exibição mais acalorada pouco tempo mais tarde, avaliando a propensão competitiva dos dois intervenientes. Que nunca lhes falte forcinha...

outubro 22, 2004

CD-37: Convocation Day

Aproxima-se a quarta edição dos Novos Clássicos, entre os SUPER8 e os GALÁCTICOS. Após dois triunfos consecutivos dos nossos mais recentes oponentes, os S8 responderam à letra na última ronda. Para este sábado, espera-se que qualquer dos conjuntos compareça reforçado, ou seja, capaz de render a um nível ainda mais elevado. A expectativa não podia ser maior, razão pela qual está garantida uma reportagem completa, com todas as incidências escalpelizadas. Entretanto, para que tudo corra bem, é necessário que os Capitães de equipa tomem as suas primeiras decisões, escalonando as equipas que deverão entrar em campo às 11 horas de amanhã. Os Comentários estão à vossa mercê.

BLOGUEIO MENTAL-31: Corrupção? Onde?!

Esta dá que pensar. E sobretudo, conhecendo Portugal, ficar muito preocupado com o que se passa nos outros países. Então é assim: o nosso país é o 27.º no ranking dos menos corruptos de uma lista de 146 Estados, segundo um relatório da Transparência Internacional, uma organização de combate à corrupção. Com uma pontuação de 6,3 numa escala de zero a dez, esta posição representa uma queda de dois lugares em relação ao ano passado. O país mais transparente da lista é a Finlândia, com 9,7 pontos, seguindo-se a Nova Zelândia, com 9,6, e a Dinamarca e Islândia, ambas com 9,5 pontos. No conjunto dos Estados da União Europeia, a Polónia foi considerado o mais corrupto. A organização revela que os países ricos em petróleo são mais propensos à corrupção e considera que a prática deste crime é um entrave ao desenvolvimento sustentável. Conhecendo-se os tentáculos da tradição das "luvas" em Portugal para se colocar qualquer coisa em andamento, e essa instituição nacional chamada "cunha", é caso para dizer que nem estes relatórios são completamente transparentes...

Ligações e Créditos:

Site da Organização Transparency

outubro 21, 2004

NOVOS CLÁSSICOS: Tópicos para debate urgente!


A pedido do nosso camarada ANÓNIMO, que fez uma recolha de alguns temas prementes, a gerência coloca online este post com tópicos que necessitam de debate. Chamo a vossa particular atenção para o terceiro ponto, que vai exigir intervenção rápida e eficiente para evitar dificuldades que já sentimos no passado, quando fomos forçados a andar com a casa às costas, sendo que agora se colocam outro tipo de limitações de mobilidade. Aconselho leitura muito atenta, sendo imperativa a vossa opinião nos Comentários:

Ponto 1
Os Galácticos querem jogar no mesmo campo que nós jogávamos contra os Arrojados, ou seja, a atacar para o fundo do pavilhão. No primeiro jogo que defrontámos os Galácticos, desde que passaram a ser os nossos adversários, eles ficaram mesmo com esse campo. Este sábado voltámos ao nosso sitio de origem, porque eu fiz barulho... O que ficou combinado foi o de fazer a rotação do campo, semana a semana. Mas isso tem de ser debatido por todos.

Ponto 2
Atrasos aos guarda-redes. No inicio do jogo o Keeper agarrou uma bola que lhe foi passada com o pé por um companheiro, eu protestei e disse-lhe que aquilo era falta. Ele não mais agarrou a bola. Mas, depois, o Baldano agarrou uma bola que lhe foi passada, pois não ouviu a minha conversa com o Keeper e deduziu que agora se podia agarrar. Tem de ficar esclarecido se se pode ou não agarrar.

Ponto 3
Este é o mais importante - A partir do primeiro sábado de Novembro vão-se iniciar os torneios no nosso local de jogo. Ou seja, até Abril não vamos ter o espaço disponível. Temos que arranjar uma alternativa e saber se os Galácticos têm possibilidades de fazer a deslocação para o novo palco, já que eles moram todos perto do Pavilhão do CAT.

BLOGUEIO MENTAL-30: Censura na RFM



"Então, o que vais fazer esta semana? Pensei em fazer uma visita à minha irmã e tentar convencê-la a roubar umas coisitas para mim nas lojas, depois vou levar a minha melhor amiga a uma festa surpresa que organizei com a equipa de futebol da prisão e, no sábado, vou dizer à minha mãe que o meu pai é gay".

Este é o spot publicitário do jogo de computador The SIMS 2 que a RFM se recusou a emitir, apesar do mesmo apenas enumerar algumas das situações que podemos fazer as personagens do jogo viver. É essa a sua essência. Assim vai regredindo o nosso querido Portugal. Cada vez com mais tiques a fazer lembrar um passado obscuro. Volta Diácono Remédios, estás perdoado...

Ligações e Créditos:

Site português do jogo The SIMS 2

outubro 19, 2004

SUPER8 9-7 GALÁCTICOS: La Crónica

O cenário parecia montado para a degola dos inocentes. Para além das dificuldades em estruturar a convocatória, os SUPER8 foram surpreendidos pela ausência do El Eu, que se arrisca a ficar conhecido por "bela adormecida", deixando a equipa muito limitada em termos de qualidade e sem hipóteses de fazer rotação de jogadores. Nesse aspecto, porém, os GALÁCTICOS também se apresentaram somente com cinco elementos, pelo que estavam as duas formações no mesmo barco, ao menos a esse nível. A grande diferença entre este embate e os dois anteriores residia no facto da estar presente a equipa de reportagem do FUTSÁBADO, pelo que qualquer desfecho ficaria sempre gravado para a posteridade.
O início do jogo não poderia ter corrido melhor para os SUPER8. Com o El Nueve em surpreendente momento de forma, a exibição colectiva foi insuperável, digna dos melhores momentos dos heróis do sábado de manhã. A entreajuda defensiva permitia tornar inconsequentes os pormenores técnicos do Diego, retirando igualmente ao Pissa qualquer possibilidade de rematar em boas condições. A partir daí, a capacidade de leitura táctica fez o resto, com os SUPER8 a tirarem partido das debilidades organizativas do sector recuado dos GALÁCTICOS, que abria espaços, para ir marcando golos atrás de golos. Quando o parcial de 6-0 se consumou, aos 22 minutos de jogo, era evidente que essa diferença não exprimia o equilíbrio de potencial entre as equipas, mas também evidenciava que os GALÁCTICOS têm mesmo muito a ver com o Real Madrid. São servidos por futebolistas de craveira individual, mas colectivamente ainda têm muito trabalho para fazer. De qualquer forma, aconteceu uma reacção natural, encabeçada pela raiva do Pissa e a abnegação do Diego, pelo que alguns golos acabaram por entrar na baliza do Baldano. De qualquer forma, os SUPER8 souberam reagir no momento certo e, com boa gestão da posse de bola, fazendo excelentes passes e protagonizando algumas situações de raro recorte futebolístico, que permitiram evitar que a diferença baixasse dos três golos durante o curso do encontro. Do outro, muita posse de bola, mas escassa produtividade.

PRESSÃO... BAIXA. Apenas uma situação foi mal interpretada pelos nossos adversários. Os SUPER8 defenderam mais atrás do que é normal, mas devido ao desgaste físico acumulado e à marcha do marcador, que nos permitia ser mais cautelosos. Quando a equipa está completa, e confiante, a pressão alta costuma ser um factor fundamental do nosso jogo, mas para a executar é preciso ter pulmão, coisa que a dada altura não acontecia no passado sábado. Note-se que a margem final de dois golos (9-7) foi estabelecida pelo Diego, a três segundos do final, marcado para os 50 minutos de jogo. Até ao lavar dos cestos é vindima...
Última nota para o facto do embate ter sido rasgadinho, como o pessoal gosta. Assim por alto, sem base estatística, creio que terão ocorrido cerca de dez faltas, algumas durinhas, mas sempre dentro de uma lealdade que assenta no respeito mútuo. E na certeza de que o objectivo é sempre o de ganhar a bola, e não massacrar o homem. A partir daí, todos sabemos que estamos a praticar um desporto de contacto, razão pela qual alguns ex-mancos preferem ficar de fora a fazer crónicas do que andar lá dentro sem poderem aplicar-se a cem por cento. Quanto aos goleadores, destaque para o Diego (5 golos) e o Anónimo (3 golos). As imagens, como sabem, estão disponíveis no FUTSÁBADO FOTOLOG.
Uma última nota para o prolongamento que foi aceite pelas duas equipas. Aproveitando o atraso dos camaradas que iam actuar de seguida, os SUPER8 e os GALÁCTICOS dispuseram-se a dar continuidade ao seu esforço, numa perspectiva meramente lúdica. Mesmo assim, nem a feijões o pessoal gosta de perder, e o facto é que os SUPER8 confirmaram o seu dia sim vencendo por 2-1.

FICHA DE JOGO

SUPER8:
Baldano; El Guru (2), El Nueve (2), El Turco (2), Anónimo (3).

GALÁCTICOS:
Keeper; André Melo, RicarDeco, Pissa (2), Diego (5).

Tempo de jogo: 50 minutos

Marcha do marcador:
1-0, Guru, 4'; 2-0, Turco, 6'; 3-0, Anónimo, 13'; 4-0, Anónimo, 17'; 5-0, Guru, 20'; 6-0, Turco, 22'; 6-1, Diego, 23'; 7-1, Anónimo, 24'; 7-2, Pissa, 25'; 7-3, Pissa, 27'; 7-4, Diego, 28'; 8-4, El Nueve, 30'; 8-5, Diego, 38'; 9-5, El Nueve, 40'; 9-6, Diego, 48'; 9-7, Diego, 49' 57''.

outubro 18, 2004

Novo Clássico online no FUTSÁBADO FOTOLOG


A reportagem fotográfica da primeira edição do Novo Clássico acompanhada pelo FUTSÁBADO encontra-se online no FUTSÁBADO FOTOLOG. Podem aceder através do ícone no topo da barra lateral do blogue, ou então aproveitar o link que encerra este post. Boas visualizações.

Ligações e Créditos:

Novo Clássico no FUTSÁBADO FOTOLOG

Já não se lembra "signore" Trapalhoni?


Um respeitável velhinho chamado Giovanni Trapattoni afirmou ontem, no final do Benfica-FC Porto, ter assistido a coisas que nunca tinha visto na Europa. Sem mais considerações, digo-lhe apenas que não tenho cabelos brancos, mas ainda me recordo bem do dia 16 de Maio de 1984. Numa cidade chamada Basileia, uma Juventus protegida pelo "polvo" transalpino beneficiou de um valioso 12º jogador chamado Adolf Prokop. Um golo em falta, uma grande penalidade escandalosa espoliada. Um trabalho tendencioso que roubou o FC Porto na sua primeira final europeia. Zé Beto foi protestar com o fiscal-de-linha e ainda foi suspenso um ano pela UEFA. Perante isto, qualquer Benquerença ou qualquer Liga portuguesa são meras brincadeiras de criança.
No banco da "vecchia signora" estava um já então "vecchio signore". Já não se lembra, senhor Trapattoni? Fale com o médico do Benfica e passe a tomar o medicamento que lhe recomendamos na ilustração deste post. Vergonha na cara fica bem a toda a gente.

Ligações e Créditos:

FC Porto-Juventus na Final da Taça das Taças de 1984, em Basileia

outubro 17, 2004

BENFICA-FC PORTO: O que dizem do Clássico?


Acho difícil alguém neste país ficar indiferente a um Benfica-FC Porto. Por isso, em face de um Clássico tão recheado de peripécias, é de inteira justiça que à Comunidade FUTSÁBADO seja dada uma oportunidade de se pronunciar sobre o jogo, as peripécias, os incidentes. Enfim, tudo o que faz o sal e pimenta destes embates. Os Comentários estão à vossa disposição.

outubro 16, 2004

SUPER8 9-7 GALÁCTICOS: Parabéns às duas equipas!


Grande jogo, rasgadinho mas leal. Grande resultado para os SUPER8. Parabéns às duas equipas, que se souberam respeitar. Um abraço especial aos GALÁCTICOS, que agora já sentiram na pele o que a nossa força colectiva é capaz de fazer. Em breve reportagem com texto e imagem sobre mais uma edição do Novo Clássico das manhãs de sábado.

outubro 15, 2004

CD-36: Convocation Day

Eis que chega a altura de mais um Convocation Day. Este sábado dá-se a segunda edição do Novo Clássico, no qual os SUPER8 defrontam os GALÁCTICOS. Após dois resultados que não corresponderam às expectativas da nossa formação, vamos lá ver o que acontece no terceiro "round", ainda que as perspectiva não sejam as mais animadoras. A novidade deste jogo vai ser a primeira cobertura noticiosa por parte do FUTSÁBADO, pelo que se aconselha os moços de ambos os conjuntos a aparecerem aprumados. Agora, cabe aos Capitães de equipa tratarem de elaborar as suas convocatórias nos Comentários, como habitualmente.

outubro 14, 2004

Sinal de alerta para os SUPER8!!!


Pois bem, não consegui resistir a recuperar a imagem histórica dos SUPER8, e que durante tanto tempo fez a imagem de marca do projecto FUTSÁBADO. Uma fotografia nostálgica, porque foi tirada na primeira reportagem feita para o blogue, a 22 de Novembro de 2003, precisamente uma semana antes da grave lesão que ainda hoje impede o MestreDaRede de competir sem limitações. Desde então, nunca mais pudemos contar com o plantel-base que tornou os SUPER8 temíveis, mantendo-se durante largos meses sem derrotas. Agora que temos pela frente os GALÁCTICOS, temos de recuperar urgentemente algum daquele espírito que nos fazia superar todas as dificuldades para conseguirmos jogar ao sábado. Como alertar para o GURU, com vista ao embate deste fim-de-semana, não podemos contar com o MALAKO, dado que tem jogo dos amadores à tarde, e realmente dois jogos no mesmo dia são dose de cavalo. Por isso há que fazer bem as contas, para não sermos apanhados com as calças na mão. Boa sorte.

PS: Os novos visitantes deste espaços que não tenham dado conta, para além do FUTSÁBADO FOTOLOG temos ainda um site de imagens na Bravenet, designado por PRIMEIRO ÁLBUM, que também pode ter algum interesse.

Números para todos fazerem uma reflexão!!!

A percentagem de jovens portuguesas com 15 anos que fuma duplicou entre 1998 e 2002, passando de 14 para 26%, revela um estudo europeu que coloca Portugal nos últimos lugares no combate ao tabagismo. Segundo o documento da Rede Europeia para a Prevenção do Tabagismo, que analisa a situação em 28 países europeus, em 1998, 14% dos jovens portugueses do sexo feminino e 19% do sexo masculino de 15 anos afirmavam fumar, pelo menos, uma vez por semana.
Em 2002, o número de fumadores jovens disparou entre as raparigas, com 26%, e diminuiu ligeiramente nos rapazes (18%), sendo este o segundo maior aumento verificado nos 28 países estudados, onde a prevalência do consumo entre as jovens diminuiu na maioria dos estados. O Ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, admitiu a proibição da venda de tabaco a menores de 18 anos, uma medida, explicou, "a considerar" no âmbito de legislação sobre a matéria a ser discutida em breve em Conselho de Ministros. Só não consigo perceber a razão pela qual a venda de bebidas alcoólicas a menores não é permitida, continuando os maços de tabaco a estarem acessíveis a qualquer miúdo(a) que, para se afirmar na escola em fase de crescimento onde as ideias ainda estão confusas, pode muito bem acabar por adquirir um vício que o acompanhará para toda a vida. Será que também vai ser preciso um referendo?

outubro 13, 2004

Finalmente o "logo" dos GALÁCTICOS


O GNT (Gabinete de Novas Tecnologias) do FUTSÁBADO orgulha-se de apresentar o logotipo dos nossos novos adversários, os GALÁCTICOS. Os rapazes estão de parabéns pelo conceito, e sabem que contam com a nossa estima, por muito que estejamos mortinhos por lhes fazer a folha já no próximo sábado. De qualquer forma, e dentro do espírito que sempre norteou os SUPER8, que vença o melhor... a jogar à bola.

outubro 12, 2004

MADRINHA volta ao activo na Blogosfera


A nossa mais querida admiradora, conhecida nestes meios por MADRINHA (ou Ex-Fanática...), decidiu voltar ao activo na Blogosfera relançando o seu bem sucedido blogue, o conhecido e respeitado ClaudiaFutsal, acessível através da morada http://claudiafutsal.blogspot.com. A gerência do FUTSÁBADO dá os parabéns pela coragem à nossa muito saudável companheira de luta, desejando-lhe as maiores felicidades para o futuro nos seus esforços para divulgar e dignificar a sua modalidade predilecta. Esperando que isso ainda lhe deixe tempo para continuar a incluir o nosso modesto projecto nas suas navegações diárias.

FUTBOLAS-20: EL TURCO solidário com Pancu


Aí está uma notícia que vai deixar o EL TURCO revoltado. O avançado Daniel Pancu anunciou a retirada da selecção da Roménia, afirmando que foi injustamente criticado após a derrota de anteontem com a República Checa (1-0), em jogo de qualificação para o MUNDIAL’2006. Pancu, de 27 anos, explicou que a sua decisão se prende com o facto de ter sido utilizado como bode expiatório pelos adeptos e pela imprensa. "As reacções doem. Vou continuar no meu clube e concentrar-me nele", afirmou Pancu ao jornal "Gazeta Sporturilor". Por um lado, acabam por ser boas notícias para o Besiktas, onde o romeno ainda actua, já nem tenho a certeza se ainda às ordens do espanhol Vicente Del Bosque. Se sim, será seguramente por pouco tempo. Qualquer dia abrimos uma excepção e deixamos o EL TURCO voltar a jogar com a camisola do Besiktas, em vez do equipamento oficial dos SUPER8. Um dia...

COMUNICADO dos SUPER8

Em face da gravidade dos factos ocorridos no Clássico da manhã do dia 2 de Outubro de 2004, os SUPER8 decidiram emitir um comunicado clarificando o seu posicionamento e anunciando medidas para o futuro que entrarão de imediato em vigor. Tudo na defesa de um relacionamento de 2 anos com os Arrojados que, apesar de altos e baixos, nunca tinha ultrapassado a fronteira da falta de respeito. Aqui fica o articulado da tomada de posição dos S8 para todos a quem a mesma possa interessar:

1.
Os SUPER8 alimentaram durante quase dois anos uma relação de saudável despique com os Arrojados, nossos parceiros privilegiados nos Clássicos de sábado de manhã. Os desentendimentos, normais, que surgiram ao longo deste tempo foram ultrapassados com recurso à educação, bom senso e desportivismo de todos os elementos que verdadeiramente partilham do espírito FUTSÁBADO. A vitória ou a derrota eram importantes, mas não a qualquer preço, e a chegada de cada sábado sempre recebida com agrado por todos os que gostam de praticar desporto partindo do princípio que os seus adversários partilham da filosofia de respeito mútuo.

2.
Os acontecimentos da manhã do dia 2 de Outubro de 2004 demonstram que a relação entre os SUPER8 e os Arrojados atingiu um ponto de saturação que exige uma reflexão profunda. Foi colocada em causa a integridade física de todos os que praticam desporto no ambiente FUTSÁBADO, nem sendo preciso lembrar que, em qualquer das equipas presentes, já aconteceram lesões graves e incapacitantes, com consequências tanto na prática desportiva como na vida pessoal e laboral. Boa parte do sucedido no terreno de jogo ficou a dever-se à escolha de reforços por parte dos Arrojados sem o critério que se desejaria, mas sobretudo à falta de vontade dos seus capitães em serenar os ânimos, impondo uma autoridade que deveriam deter sobre os componentes da sua formação. A sua falta de intervenção pressupõe anuência, e até instigação implícita, em relação aos comportamentos evidenciados. Brincaram com o fogo.

3.
Para evitar que algum dos elementos dos SUPER8 ou dos Arrojados possa sofrer graves prejuízos a nível clínico e profissional, bem como para tentar evitar que a relação com os nossos oponentes privilegiados sofra uma ruptura irreparável, o FUTSÁBADO anuncia uma pausa sabática nos Clássicos da manhã de sábado. Esta decisão é partilhada por todos os integrantes da equipa SUPER8, que lamentam somente afectar com esta medida alguns adversários que praticamente podemos chamar amigos pelo comportamento que sempre tiveram em campo. No entanto, acabam por pagar os justos pelos pecadores. Um jogo ao sábado de manhã tem de ser uma razão de felicidade e boa disposição. Nunca um factor de tensão ou uma arena para alguns jogadores sem passado entre a nossa Comunidade descarregarem as suas frustrações semanais. Para isso, há bons terapeutas nas Páginas Amarelas.

4.
O regresso aos Clássicos com os Arrojados não está fora de questão, mas só poderá ser viável caso seja assumido por todas as partes um sério Compromisso de Honra no sentido de se evitarem espectáculos degradantes com o da manhã do dia 2 de Outubro de 2004. Todos temos noção do que poderia acontecer caso se verificasse uma escalada de hostilidade, pelo que o mal tem de ser cortado pela raiz. Após o período sabático de reflexão, se entretanto houve um debate adulto e maturo, e todos percebermos que o que nos interessa é recuperar e preservar o velho Espírito FUTSÁBADO, os S8 admitem proceder a uma reavaliação da sua decisão.

5.
Acedendo a um desafio que já nos tinha sido lançado previamente, e para os nossos elementos (até os que regressam de lesão...) poderem fazer um jogo tranquilo, para variar, sem ameaças à sua integridade física, os SUPER8 anunciam desde já a realização de um encontro amigável contra os GALÁCTICOS no próximo sábado, na hora e sítio do costume. Compromissos futuros serão alvo de ponderação casuística e divulgação oportuna.

6.
Qualquer evolução ou facto neste processo que seja digno de registo será alvo de abordagem no espaço FUTSÁBADO na internet. Aconteça o que acontecer, o lema que define a nossa forma de estar no desporto continua incólume e expresso com o devido destaque no topo desta página. Leiam e reflictam bem: "Os relatos de um convívio saudável onde o futebol e a amizade se fundem numa competição estimulante".

Os SUPER8

http://futsabado.blogspot.com

2 de Outubro de 2004

outubro 10, 2004

NO COMMENTS-1: Quinta das Alarvidades



"Por que é que tu não me fazes massagens a mim? Você comigo acabou..."

José Castelo Branco para Alexandre Fod... perdão... Frota, enciumado por este estar a massajar Paulo Coelho. 09/10/2004. Quinta das Celebridades-TVI.

BLOGUEIO MENTAL-29: Ídolos em versão "amarela"

Os corrosivos comentários do júri da versão vietnamita do programa Ídolos, que se estreou na passada semana no canal público, chocaram de tal forma o ministro da Cultura do Vietname que este decidiu intervir em nome da "tradição". As apreciações pouco simpáticas à aparência física dos candidatos, fizeram com que o responsável político enviasse uma carta ao canal e à produção do concurso, na qual acusou o júri de não possuir "formação artística" nem "competência profissional para julgar".
Na missiva, o ministro apela "ao respeito pelas tradições culturais e morais do país" e propôs à produção a criação de um código de conduta para impedir que os jurados voltem a "ofender e maltratar" em directo. Apesar de o ministro ter garantido que recebeu centenas de queixas de cidadãos vietnamitas, a verdade é que a primeira emissão do concurso bateu os recordes de audiências. Já agora, algum juiz terá chamado "azeiteilo" a algum dos "concolentes"?

outubro 09, 2004

Para quando o emblema dos GALÁCTICOS?


Os nossos novos adversários, os GALÁCTICOS, têm uma denominação sugestiva, mas falta-lhes um emblema, um logotipo que os distinga. Fiz uma busca por conta própria na net, e encontrei o que pode ser uma base engraçada para desenvolver a ideia. O que acham? Podem dar outras sugestões nos Comentários, mas já agora apresento aqui mais uma: Basta clicar.

outubro 07, 2004

CD-35: Convocation Day

É com prazer que voltamos a lançar um Convocation Day para um jogo de futebol. Ou seja, os espectáculos de circo podem continuar a decorrer com normalidade na Madeira e os combates de "full contact" remetidos aos canais por cabo que gostam de os transmitir a horas pouco próprias. Os SUPER8 defrontam os GALÁCTICOS sabendo que terão pela frente um temível desafio perante um adversário correcto, mas futebolisticamente poderoso, como o próprio nome indica. Para esta nova fase, é sem dúvida um arranque exigente, mas tal como diria um conhecido nosso: é melhor guardar os prognósticos para o fim do jogo. Entretanto, os capitães de equipa podem divulgar a sua convocatória nos Comentários, esperando-se que desta vez o cordial velho Espírito FUTSÁBADO não sofra mais atropelos e amolgadelas.

FUTBOLAS-19: Barça contrata puto de... 12 anos

O jovem argentino Erik Lamela, de 12 anos, goleador nos escalões infantis da equipa de futebol do River Plate, viajará esta semana para Espanha para assinar pelo Barcelona. O contrato está avaliado em cerca de 120 mil euros por ano. O jogador foi descoberto pelo Sevilha durante um torneio que os infantis do River Plate disputaram na Galiza e, na ocasião, a oferta para contratar Lamela não foi aceite. Poucos dias depois, o Barcelona entrou no negócio e director da "cantera", Josep Colomer, convidou o jovem jogador a conhecer o clube catalão, juntamente com a sua família. Um passo que levou ao contrato por quatro temporadas. Na volta, o miúdo até deve ter empresário e tudo. Será por coisas como esta que apetece a alguns de nós dizer mesmo "não ao futebol moderno"? Atenção que o FC Barcelona já trouxe à inauguração do Estádio do Dragão um miúdo argentino, de nome Lionel Messi, de apenas 16 anos (agora já fez 17...), que consideravam ser o futuro Maradona por ter começado a jogar no Newell's Old Boys, a equipa da cidade de Rosário onde Maradona também actuou, e que agora tem por lá um trambolho chamado Jardel. Como sempre, estas comparações são meio-caminho andado para que os chavalos não dêem em nada...

FC Porto conseguiu lucro histórico de 24,8 milhões

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD anunciou hoje que apurou um resultado líquido de 24,8 milhões de euros no exercício 2003/2004, contra prejuízos no período homólogo, beneficiando das receitas com a venda de passes de jogadores (49,8 milhões de euros) e da conquista da Liga dos Campeões (25,1 milhões de euros).
No ano 2002/2003 a Porto SAD tinha registado prejuízos de 18,1 milhões de euros, após resultados líquidos negativos de 16,1 milhões de euros no exercício anterior. Na última época, o "cash flow" operacional, subiu de 3,4 milhões de euros para 44,8 milhões de euros, a que equivale uma margem de 39%. As receitas operacionais mais que duplicaram para 114,8 milhões de euros, enquanto os custos operacionais aumentaram 27% para 89,1 milhões de euros. Já os resultados operacionais passaram de um valor negativo de 16,4 milhões de euros para um registo positivo de 25,7 milhões de euros. "O exercício 2003/2004, que decorreu entre 1 de Julho de 2003 e 30 de Junho de 2004, revelou-se extremamente positivo sob a perspectiva financeira. A conjugação de vários factores permitiu apresentar os melhores resultados da sociedade desde a sua constituição", refere a SAD liderada por Pinto da Costa em comunicado.
De facto, são resultados impressionantes, e dos quais mais nenhuma Sociedade Anónima Desportiva nacional se pode orgulhar. No entanto, é preciso notar que o lucro apresentado pelos azuis e brancos é praticamente suportado, exclusivamente, pelo acréscimo de receitas na Liga dos Campeões. Os quase 10 milhões de contos averbados com vendas de treinador e jogadores cairam no buraco do exercício corrente deficitário que a SAD ainda acusa. Por alguma coisa o administrador Fernando Gomes já anunciou publicamente que a presente época dará prejuízo. Era de esperar.
No entanto, existem ainda alguns sintomas positivos, como o acréscimo de bilheteira em 65% resultante da utilização do Estádio do Dragão. Veremos como evolui a situação financeira nos próximos semestres, mas não há dúvida de que os dois títulos europeus em duas épocas e a "Abramovichmania" foram factores preciosos para a viabilidade da SAD azul e branca.

Ligações e Créditos:

Divulgação das contas da SAD no site oficial do FC Porto

Balanço portista no site do Jornal de Negócios

outubro 06, 2004

BLOGUEIO MENTAL-28: PSP "versus" Indiana Jones

Esta foi publicada no JN e, sinceramente, diz tudo sobre a eficiência, das nossas autoridades policiais. Já passava das 1h30 da madrugada de um destes dias quando os agentes de um carro-patrulha da PSP foram alertados para o facto de se encontrar no Bela Cruz, um bar de betinhos na zona da Foz portuense, um homem (vestido com roupas claras e com um chapéu semelhante ao dos cowboys) munido de uma arma de fogo. Quando chegaram ao local, os polícias abordaram o suspeito, que, surpreso, disse estar ao serviço de uma empresa de eventos, representando a personagem de Indiana Jones, o célebre aventureiro. À cintura, tinha um "brinquedo" que simulava uma pistola...
O certo é que as diligências policiais prosseguiram. Foram contactados o gerente do café, a responsável pelo evento (de promoção de uma bebida) e quatro figurantes do mesmo, que encarnavam personagens de cinema. Os agentes verificaram que dois dos quatro identificados possuíam apenas armas de plástico e seguiram destino. O caso ficou a constar dos registos policiais. Já foi uma sorte não terem informado a Interpol e o FBI...

outubro 02, 2004

SUPER8 3-3 ARROJADOS: Uma tristeza de espectáculo

O dia 2 de Outubro de 2004 vai ser lembrado por muito tempo pelos SUPER8, mas sem qualquer saudade. Ao contrário do que se esperava, a rentrée dos sábados de manhã não foi palco do despique saudável que alimentou durante quase dois anos a rivalidade entre os S8 e os Arrojados. Desde os primeiros minutos que as picardias e as provocações fizeram a ordem do dia, descendo ao ponto tão rasteiro de haver um remate contra o guarda-redes quando este estava a orientar a barreira ou uma cotovelada no queixo durante um lance dividido. Por acaso até gostava de voltar a jogar e ver alguém fazer-me isso. Gostava, gostava...
Mas enfim, os SUPER8 continuam a ser uma equipa inocente, que se preocupa em jogar a bola. Composta por jovens, sim, mas com ocupações profissionais que dispensam lesões e chatices desnecessárias ao sábado de manhã. Atitudes maldosas, como cometer quatro faltas em menos de dois minutos são situações que definem o que se passou. Sabendo nós que, no futsal, a partir da quinta falta há livre directo, imaginem que as regras fossem aplicadas com rigor. Claro que a "valentia" dos nossos adversários se deve ao facto de saberem que os S8 só querem jogar a bola e não pactuam com violência. Futebol, mesmo em pavilhão, é um jogo de contacto, mas desta vez todo um passado de dois anos foi desrespeitado. Pior do que terem sido convocados elementos que nada têm a ver com o espírito dos Clássico, foi os capitães de equipa dos SUPER8, que realmente só merecem consideração fora de um rectângulo de jogo, terem permitido que a palhaçada continuasse.
Numa altura desta, o FUTSÁBADO apenas pode destacar o extraordinário comportamento do JORGE, o melhor elemento dos nossos adversários, que preocupou-se somente em jogar a bola e foi autor de um "hat-trick". Um exemplo que não foi seguido. Do lado dos SUPER8, o ANÓNIMO marcou dois golos e o GURU completou o marcador de grande penalidade. No final, um dos Arrojados ainda quis transformar um lance normal de falta em situação do outro mundo, como se tivesse sido alvo de algum carrinho ou entrada ao osso, provando com a sua permanente má disposição que não tem nada a ver com o ambiente desejável para um convívio desportivo como o nosso. Que saudades do Vieri, do José Carlos... Por acaso deu com o GURU, que é de bom tempo, dado que com outros a coisa tinha metido mais contacto...
Terminada a tourada, e aproveitando o facto do campo estar livre na hora seguinte, os Arrojados decidiram fazer um treinito entre eles, mesmo não estando qualquer ambulância no local. Nos poucos lances que o FUTSÁBADO pode presenciar através da porta, o mais aplaudido foi aquele em que um tipo tão redondo que até se confundia com a bola (só sabia fazer faltas e ainda mandava bocas do banco, como se nos conhecesse de algum lado...) levou uma valente lapada na cara em lance dividido, ficando com ela (imaginem se tivessem sido os S8...) e mostrando um sorriso amarelo, dado que não tinha ninguém com quem estrilhar. Ficou comprovado que Deus não dorme, mas também que os Arrojados já passaram a fronteira do razoável e admissível. Apesar de tudo isto, não consta que alguém tenha necessitado de tratamento hospitalar. Graças a Deus. É triste quando as coisas chegam a este ponto. A reportagem fotográfica está no FUTSÁBADO FOTOLOG, como habitualmente. Caso alguém queira apresentar alguma reclamação, cara a cara, o autor deste texto estará no próximo sábado, pelas 11 horas, no sítio do costume.

Ligações e Créditos:

FOTOREPORTAGEM do Clássico no FUTSÁBADO FOTOLOG

outubro 01, 2004

Quem és tu, Rocky Balboa? Ninguém?


O ex-lutador de boxe Chuck Wepner, que se tornou conhecido depois de ter suportado 15 assaltos num combate contra o lendário Muhammad Ali, em 1975, continua a interpor processos atrás de processos contra o actor norte-americano Sylvester Stallone. Wepner alega que o actor usou a sua imagem e alguns factos da sua vida nos filmes da saga "Rocky". Agora, depois de perder a causa nos tribunais de primeira instância, resolveu apelar para o Supremo dos Estados Unidos. A caça ao dólar continua. É que o enredo de base é tão intrincado que, realmente, ninguém acredita que tenha sido o Stallone a magicá-lo. Duuuhhhh...