outubro 19, 2004

SUPER8 9-7 GALÁCTICOS: La Crónica

O cenário parecia montado para a degola dos inocentes. Para além das dificuldades em estruturar a convocatória, os SUPER8 foram surpreendidos pela ausência do El Eu, que se arrisca a ficar conhecido por "bela adormecida", deixando a equipa muito limitada em termos de qualidade e sem hipóteses de fazer rotação de jogadores. Nesse aspecto, porém, os GALÁCTICOS também se apresentaram somente com cinco elementos, pelo que estavam as duas formações no mesmo barco, ao menos a esse nível. A grande diferença entre este embate e os dois anteriores residia no facto da estar presente a equipa de reportagem do FUTSÁBADO, pelo que qualquer desfecho ficaria sempre gravado para a posteridade.
O início do jogo não poderia ter corrido melhor para os SUPER8. Com o El Nueve em surpreendente momento de forma, a exibição colectiva foi insuperável, digna dos melhores momentos dos heróis do sábado de manhã. A entreajuda defensiva permitia tornar inconsequentes os pormenores técnicos do Diego, retirando igualmente ao Pissa qualquer possibilidade de rematar em boas condições. A partir daí, a capacidade de leitura táctica fez o resto, com os SUPER8 a tirarem partido das debilidades organizativas do sector recuado dos GALÁCTICOS, que abria espaços, para ir marcando golos atrás de golos. Quando o parcial de 6-0 se consumou, aos 22 minutos de jogo, era evidente que essa diferença não exprimia o equilíbrio de potencial entre as equipas, mas também evidenciava que os GALÁCTICOS têm mesmo muito a ver com o Real Madrid. São servidos por futebolistas de craveira individual, mas colectivamente ainda têm muito trabalho para fazer. De qualquer forma, aconteceu uma reacção natural, encabeçada pela raiva do Pissa e a abnegação do Diego, pelo que alguns golos acabaram por entrar na baliza do Baldano. De qualquer forma, os SUPER8 souberam reagir no momento certo e, com boa gestão da posse de bola, fazendo excelentes passes e protagonizando algumas situações de raro recorte futebolístico, que permitiram evitar que a diferença baixasse dos três golos durante o curso do encontro. Do outro, muita posse de bola, mas escassa produtividade.

PRESSÃO... BAIXA. Apenas uma situação foi mal interpretada pelos nossos adversários. Os SUPER8 defenderam mais atrás do que é normal, mas devido ao desgaste físico acumulado e à marcha do marcador, que nos permitia ser mais cautelosos. Quando a equipa está completa, e confiante, a pressão alta costuma ser um factor fundamental do nosso jogo, mas para a executar é preciso ter pulmão, coisa que a dada altura não acontecia no passado sábado. Note-se que a margem final de dois golos (9-7) foi estabelecida pelo Diego, a três segundos do final, marcado para os 50 minutos de jogo. Até ao lavar dos cestos é vindima...
Última nota para o facto do embate ter sido rasgadinho, como o pessoal gosta. Assim por alto, sem base estatística, creio que terão ocorrido cerca de dez faltas, algumas durinhas, mas sempre dentro de uma lealdade que assenta no respeito mútuo. E na certeza de que o objectivo é sempre o de ganhar a bola, e não massacrar o homem. A partir daí, todos sabemos que estamos a praticar um desporto de contacto, razão pela qual alguns ex-mancos preferem ficar de fora a fazer crónicas do que andar lá dentro sem poderem aplicar-se a cem por cento. Quanto aos goleadores, destaque para o Diego (5 golos) e o Anónimo (3 golos). As imagens, como sabem, estão disponíveis no FUTSÁBADO FOTOLOG.
Uma última nota para o prolongamento que foi aceite pelas duas equipas. Aproveitando o atraso dos camaradas que iam actuar de seguida, os SUPER8 e os GALÁCTICOS dispuseram-se a dar continuidade ao seu esforço, numa perspectiva meramente lúdica. Mesmo assim, nem a feijões o pessoal gosta de perder, e o facto é que os SUPER8 confirmaram o seu dia sim vencendo por 2-1.

FICHA DE JOGO

SUPER8:
Baldano; El Guru (2), El Nueve (2), El Turco (2), Anónimo (3).

GALÁCTICOS:
Keeper; André Melo, RicarDeco, Pissa (2), Diego (5).

Tempo de jogo: 50 minutos

Marcha do marcador:
1-0, Guru, 4'; 2-0, Turco, 6'; 3-0, Anónimo, 13'; 4-0, Anónimo, 17'; 5-0, Guru, 20'; 6-0, Turco, 22'; 6-1, Diego, 23'; 7-1, Anónimo, 24'; 7-2, Pissa, 25'; 7-3, Pissa, 27'; 7-4, Diego, 28'; 8-4, El Nueve, 30'; 8-5, Diego, 38'; 9-5, El Nueve, 40'; 9-6, Diego, 48'; 9-7, Diego, 49' 57''.

1 comentário:

Anónimo disse...

What a great site » » »