fevereiro 05, 2004

FUTBOLAS-10: Futebol nasceu na China?


Esta é de ficar com os olhos em bico. Segundo informa o MaisFutebol, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) poderá vir a reconhecer formalmente a China como "inventora" do futebol no decorrer do campeonato asiático que se vai realizar no próximo Verão em território chinês, destaca esta quinta-feira a imprensa de Pequim. A Inglaterra é a incontornável criadora do futebol moderno, diz a FIFA, mas para desagrado dos ingleses e gregos, que também reclamam esse "título, o órgão máximo do futebol diz que investigações de historiadores concluíram que foram os chineses que inventaram a modalidade.
"Antes de o futebol aparecer na Europa, a forma inicial da modalidade teve início na China", sublinhou Jerôme Champagne, vice-secretário geral da FIFA, citado pela Agência Nova China. A origem remonta a 2.500 anos antes de Cristo, quando um jogo intitulado "Jiuju" começou a ser disputado como treino para soldados, que, divididos em equipas, não podiam deixar cair ao chão a bola de couro (enchida com materiais leves), tendo que a fazer passar por entre duas barreiras.
Apesar de ver reconhecido o título de inventora da modalidade, a China tem muito pouca tradição na prática do futebol moderno, embora o número de adeptos não tenha parado de crescer nos últimos dez anos, depois da criação da primeira liga profissional no país. Em 2002 a selecção chinesa estreou-se na fase final de um Campeonato do Mundo, mas terminou no penúltimo lugar, sem ter marcado um único golo.

Sem comentários: