dezembro 10, 2003

BLOGueio Mental-8

Como o Futsabado também existe para aumentar os conhecimentos dos seus craques, aqui fica uma informação útil sobre um problema actual, e do qual não estão livres alguns dos nossos atletas sempre dispostos a fazer uma perninha no futebol de onze:

Afinal, o que é cal viva e o que é cal morta? Quimicamente, a cal viva é chamada de óxido de cálcio, sendo obtida através do aquecimento (a 900º) do calcário. A sua utilização para a marcação de campos de jogo está proibida pela Federação Portuguesa de Futebol, uma vez que em contacto com a água pode causar queimaduras. E é exactamente fazendo reagir a cal viva com água que se obtém a cal morta, ou cal hidratada, ou, ainda, hidróxido de cálcio. Esta substância, se bem produzida, é inofensiva.

Contudo, há alternativas à cal para a marcação de campos pelados. O pó de carvão, o pó de tijolo e o gesso são as mais utilizadas. Mas se os dois primeiros são mais dispendiosos do que a cal, o último é desaconselhado em climas de humidade. Ou seja, se a cal morta estiver mesmo morta constitui uma solução bastante viável.

Sem comentários: