
Foi tremendo de acompanhar. O
Hugo Pereira chegou até um notável 4.º lugar no evento solidário Poker for Africa que decorreu esta noite na PAF Spade, defendendo com bravura as cores de Portugal e da Comunidade FutPoker. Para além de um ticket imediato de $33, o nosso homem ainda pode habilitar-se
a vários dos prémios que vão ser sorteados. Seja como for, o gosto de ajudar as crianças da Somália, e as 5 horas de elevado desempenho desportivo, certamente já garantem uma enorme satisfação. Parabéns, Hugo!!!
No que toca a contas,
os 173 jogadores presentes permitiram arrecadar $7.632, isto já com o valor adicionado pela sala incluído. Esperava-se porventura uma afluência superior, mas como o torneio não se disputava numa sala de primeira linha no mercado, e qualquer abordagem competitiva séria exigia investir certamente ao redor de $30 ou mais, intimidando muitos jogadores recreativos, penso que o balanço final é tremendamente positivo. De resto, tendo em conta que ainda mais contributos e donativos vão chegar nos próximos dias, o valor dos 8k vai certamente ser ultrapassado e garantir a aquisição de pelo menos 8 kits de alimentação terapêutica, cada um dos quais podendo salvar a vida a 150 crianças para um total de 1.200, tudo a cargo do ACNUR.
Referência ainda para o facto de, mesmo não tendo podido participar, o Nuno "Zumy" Coelho, Team Pokerstars Pro, ter contribuído com $50 para a causa. O Zeca Diabo teve o mesmo problema e ofereceu o buy-in. Da minha parte, tive de ir comprar um cabo de alimentação para o computador em cima da hora, mas o facto de não haver late registration, uma falha evitável da organização, impediu-me de participar. O buy-in seguirá para o OQC e terei outra iniciativa na manga para tentar ajudar da qual será dado conhecimento brevemente.
De lamentar sobretudo que dos 268 jogadores patrocinados/profissionais que existem no circuito nacional (o número deve pecar por defeito mas já lhes perdi a conta...), apenas o Daniel Perfeito da Fantastic Win, a quem deixo aqui a devida vénia a par da classe habitual do Zumy, ter comparecido no torneio. Que diferença em relação aos espanhóis... Mais uma vez ficou provado que anda demasiada gente a servir-se do póquer e a passear o penacho. Quando é preciso fazer um esforço no sentido de ajudar a melhorar a imagem da modalidade, auxiliando 1.200 crianças refugiadas e em perigo de vida, assobiam para o ar e fazem de conta que não leram as várias notícias ao longo das duas últimas semanas no PokerPT e na blogosfera portuguesa. Como não dá rakeback, não enche os bolsos, nem garante fotografias ou vídeos para alimentar a vaidade, não interessa. As atitudes ficam com quem as pratica, mas este alheamento muito triste não vai ser esquecido, nem passar em claro, quando algum desses artistas voltar a bater com a mão no peito a dizer que está a fazer muito pelo póquer. Seja ele quem for. Podem contar quantos são hoje.O grande vencedor do torneio foi o jogador profissional espanhol, e professor da EducaPoker,
José Luís "Jotaele" Navarro, que entre outros méritos já venceu uma etapa live do SPT. Para terminar, aqui fica uma lista dos posicionamentos finais dos jogadores lusitanos que foi possível detectar através dos nicks com um abraço especial aos futpokerianos que puderam dizer presente:
4-Hugo Pereira
23-DPerfeito
28-Ptcvfcp (PVieira)
30-OQC
34-LPato (eras tu, Miguel?)
69-MacCastro
80-Tubarão23
121-Clarawin
132-Nelbet
137-Ribas
145-Abnose
154-Postiga
161-jmsmr
166-generico