novembro 14, 2007

FutMedia: "Bild" muda para Berlim

A transferência da redacção principal do Bild, o jornal mais lido e de maior tiragem na Europa, de Hamburgo para Berlim, que irá realizar-se em Março de 2008, implicará a imigração de 500 funcionários, entre profissionais da administração e jornalistas.
Mas a administração do grupo Springer teve de convencer os trabalhadores a mudarem-se para uma nova cidade, que fica a cerca de 300 quilómetros. Inicialmente, em Maio passado, os jornalistas protestaram a necessidade de mudarem de residência. A administração do grupo Springer comprometeu-se então a auxiliar os profissionais na procura de casas, escolas e creches.
Serão transferidas as redacções do Bild e do Bild am Sonntag, uma edição que sai ao domingo. Em Hamburgo, continuarão a ser feitas Spiegel e Die Zeit.
A chegada às novas instalações está planeada para o período das férias da Páscoa, em Março de 2008, altura em que o fluxo de notícias é menor.
A medida segue a tendência da mudança dos grandes grupos de comunicação para Berlim, que se detecta desde a altura em que a cidade recuperou o estatuto de sede do Governo, em 1999.
Refira-se que o grupo Springer, o maior consórcio europeu de imprensa escrita, distribui mais de 4 milhões de exemplares diários, sendo o mais difundido da Europa.

Sem comentários: