dezembro 07, 2004

FUTBOLAS-32: Cuidado com os festejos!!!


Paulo Diogo, futebolista emigrante português que representa a equipa suíça do Servette, da primeira Divisão helvética, foi amputado de um dedo, após o prender pela aliança na vedação no estádio, onde se agarrou para festejar um golo da sua equipa, em partida disputada este domingo. Quando tentou saltar outra vez para o relvado, aconteceu o dramático acidente.
Diogo, que actua na posição de médio, de 29 anos, abandonou o relvado e dirigiu-se para a vedação para festejar o terceiro dos quatro tentos que deram a vitória, 4-1, ao Servette no jogo com o Schafthausen, em encontro para o campeonato suíço. Os médicos do hospital de Zurique tudo fizeram para salvar a parte superior do dedo do jogador português mas acabaram por optar pela amputação. A situação foi vivida com algum dramatismo na equipa onde alinha Christian Karembeu, ao que parece houve jogadores que choraram no balneário perante a imagem ensanguentada do colega, o que levou o grupo a dedicar o triunfo a Paulo Diogo.
Curiosamente, trata-se de uma situação parecida com a que ocorreu com Hélder Esteves, um emigrante português que alinhava nos Lusitanos de Saint-Maur, em França. A fazer a sua melhor época de sempre, Esteves ficou também com a aliança presa na rede a comemorar um golo. A diferença é que, nesse caso, havia a possibilidade de o dedo vir a ser reimplantado. Todavia, se isso acontecesse, Hélder Esteves não voltaria a jogar essa temporada. Com o receio de perder o contrato da sua vida, optou pela amputação e acabou por assinar mais tarde pelo Auxerre, da primeira divisão. O facto é que não foi muito feliz e actualmente representa o Dijon, da League 2 francesa.