maio 27, 2004

Retoma também possível quando o FC Porto ganha?

Não foram poucos os comentadores políticos que deram a entender que o triunfo do Benfica na final da Taça de Portugal seria bom até para o Governo da coligação do PSD/PP, dado que reforçaria o sentimento de retoma que pretendia ser alimentado pela classe dirigente. Lembram-se que até Bagão Félix confessou ter partido os óculos no abraço que deu a Marques Mendes. Um aproveitamento vergonhoso do merecido sucesso encarnado, que apesar do erro de Manuel Vilarinho em colar-se ao PSD no passado, se ganha em campo merece que o crédito lhe seja concedido por inteiro, sem políticos a colocarem-se em bicos de pés.
De resto, e talvez com alguma ironia, o Presidente da República Jorge Sampaio aproveitou para deixar claro que a retoma também se pode alicerçar em sucessos azuis e brancos, desde que importantes, como acontece com a Liga dos Campeões.
O Presidente da República elogiou o FC Porto, afirmando que a conquista da Liga dos Campeões constitui um excelente estímulo para o Euro’2004 e até para o país. "Esta vitória é um bom aperitivo para o Euro’2004 e até é bom para a retoma", comentou Jorge Sampaio.
O Primeiro-Ministro Durão Barroso assistiu à vitória do FC Porto na final da Liga dos Campeões ao lado de Pinto da Costa, em Gelsenkirchen, e no final realçou a importância da conquista de mais um troféu em vésperas do Euro’2004. "Estava a falar com o presidente da UEFA e disse-lhe que seria extremamente positivo o FC Porto conquistar esta taça, a poucos dias do Euro2004", disse Durão Barroso. Visivelmente satisfeito com o resultado, o Primeiro-Ministro destacou a "atitude de vitória, a disciplina e a concentração" dos jogadores portistas, que "deram uma grande alegria a todos os portugueses". "A presença dos emigrantes foi imensa, como se viu no estádio, e estou certo que um pouco por todo o lado, na América, em França, na Alemanha, em Portugal, todos estivemos unidos por trás desta equipa" concluiu.
O secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, felicitou também o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, pelo "grande feito" que representa a conquista da Liga dos Campeões de futebol, garantida com a vitória sobre o Mónaco, por 3-0.
Em nota enviada à Agência Lusa, o líder socialista diz que estende os votos de parabéns ao treinador José Mourinho, ao capitão da equipa, Jorge Costa, assim como a todos os jogadores responsáveis por "esse grande feito que foi a conquista da Liga dos Campeões".
"Parabéns ao FC Porto e a todos os portistas", concluiu Ferro Rodrigues.