março 04, 2011

Intellipoker e os programas proibidos pela Pokerstars


As escolas de poker são o actual maná dos projectos comerciais relacionados com a nossa modalidade preferida. As salas lutam até à morte por captar novos jogadores e novas contas, muitas sem qualquer resultado, ficando estagnadas em fatias meramente residuais do mercado. Nessa vertente, o PokerScout funciona como o algodão: não engana.

Por isso, foram aparecendo as ofertas de instrução como o álibi perfeito para alargar a base de clientes sob uma capa de aparente altruísmo. Ou pelo menos, de interesse conjunto: o jogador quer aprender para ser ganhador e a entidade fornecedora de instrução pretende beneficiar com o rake gerado. Também existem opções que funcionam como extensões dos principais sites de poker, novamente visando garantir o fluxo de filiações que a manutenção da geometria da base da pirâmide exige.

Pela nossa parte, a vertente materialista dá-nos igual. Apenas nos interessa ter em conta se as escolas de facto têm conteúdo programático estruturado, são servidas por professores competentes e oferecem iniciativas aliciantes para motivar os "alunos" a continuarem a evoluir. De forma a que nenhum futpokeriano enfie qualquer barrete.

Como refiro várias vezes a título pessoal, e podem adaptar a parábola ao poker: uma caixeira do Continente pode ter muito jeito para números, mas ninguém a vai contratar para dar "coaching" de matemática...

A Pokerstars decidiu lançar finalmente a Intellipoker no mercado nacional, cravando uma lança num território onde a EducaPoker vinha somando pontos depois de, inicialmente, a Poker Strategy ter reinado quase sem oposição, dado que as filiações portuguesas em escolas internacionais (Cardrunners, Stoxpoker, Sng Grinders, Deuces Cracked...) nunca foram verdadeiramente massificadas.

Com os Team Pokerstars Pros Policy e o Zumy a serem os rostos da vertente lectiva, dado que o João Nunes e o André Coimbra não devem ter tempo livre para dar aulas, está em campo mais uma opção para qualquer jogador avaliar se vale a pena aderir. É uma decisão individual.

Todavia, é menos entendível que a Intellipoker ofereça um software que designa por "Analisador de Mãos Pré-flop" que, depois, a Pokerstars inclui na sua lista de programas proibidos.

A utilização da referida ferramenta está vedada em simultâneo com o software da sala. O que cria desde logo uma situação de concorrência menos leal, dado que há mil e uma formas de consultar o referido programa noutro computador de apoio sem que o "spyware" do software da Pokerstars possa identificar a situação desde que o IP não seja idêntico.

Ou seja, mesmo que sem ter certamente esse propósito, uma das primeiras competências que a Intellipoker desperta nos alunos é a capacidade criativa para encontrar formas de violar as regras da própria Pokerstars. Uma entrada com o pé esquerdo no sistema de ensino do poker.

Já agora, e a título de curiosidade, segue-se a lista oficial dos programas proibidos pela Stars:

Advanced Poker Calculator
CardAnalyzer
FullAutoHoldem
Gambot
Hand HQ
HH Repository
HHCollector
HHdealer
hhSmithey
HighStakesDB
Hold’em Watcher
Holdem Hawk
Holdem Inspector a.k.a. Online Holdem Inspector
Holdem Pirate
Holdem Spy
ICM-Bot
iHH Harvester
Mandraker
MyPokerIntel
NoLimitFoldem
Online Omaha High Inspector
Online Poker Bot
Online Tournament Inspector
Open Holdem Bot
OPI Wizard
Paragon Poker Pal
Poker Android
Poker Bloodhound
Poker Bot+
Poker Crusher
Poker Edge
Poker Inspector a.k.a. Online Poker Inspector
Poker Mate
Poker Prophecy
Poker Sherlock
Poker Sidekick
Poker Table Manager
Poker Usher
POKERobot
Preflop Autofolder
Preflop Poker Bot
Seeker
Sense Mind
SharkMate
Sit And Go Shark
Sit n' Go Brain
Sixth Sense
SmartCollector a.k.a. Mixed Harvesters
SpadeEye
Stars Hand History (SHH)
StarSpy
StatsForPoker
Stud Inspector v1
Table Ratings aka Poker Table Ratings
Texas Auto Fold
WinHoldem

Esta lista foi actualizada no dia 12 de Fevereiro de 2011.

Sem comentários: