março 02, 2011

FC Porto, Benfica e Sporting gastam 55,151 milhões por ano em salários no futebol... por semestre!!!


O FC Porto é a SAD que mais gasta em salários, praticamente empatado com o Benfica. O Sporting fica muito atrás, com 14 milhões, em seis meses, contra 20 dos outros dois grandes.

A SAD do Sporting gastou menos um terço do que as dos rivais FC Porto e Benfica em custos com pessoal, rubrica que contempla os salários dos jogadores, durante o primeiro semestre da época futebolística 2010/11.

O clube de Alvalade despendeu 13,902 milhões de euros (ME) em custos com pessoal, contra 20,580 do Benfica e 20,669 do FC Porto, de acordo com os resultados semestrais apresentados pelas SAD dos três habituais candidatos ao título.

Líder destacado do campeonato, o clube portuense foi o único dos três "grandes" que reduziu o valor gasto em salários em relação a idêntico período do ano passado, no montante de 912 mil euros. No campeão nacional, que ocupa o segundo lugar da prova, a oito pontos do FC Porto, o peso daquela rubrica aumentou em 3,460 ME, enquanto no Sporting, terceiro classificado, a 26 pontos de distância do comandante, aumentou 2,564 ME.

A SAD do clube de Alvalade é também a única que apresentava a 31 de Dezembro de 2010 o valor total do passivo superior ao do activo (237,282 contra 187,991), numa diferença cifrada em 49,291 ME. A sociedade adverte que o acréscimo do passivo consolidado advém da "operação 'Trespasse da Academia' (23 ME), que será maioritariamente financiada por um aumento de capital no terceiro semestre do exercício", bem como a "financiamentos adicionais" (11 ME) e a "rendimentos a reconhecer relativos a direitos televisivos" (8,25 ME).

O FC Porto continua a ter a SAD com o passivo menor, no valor total de 161,042 ME - contra activos estimados em 190,342 ME -, mas ainda assim registou um acréscimo de 12,320 ME, explicado pelo aumento na rubrica referente a empréstimos bancários.

O passivo da SAD benfiquista é claramente o maior, no valor de 374,223 ME, ligeiramente inferior ao dos dois rivais em conjunto, mas o activo dos "encarnados" também supera o somatório dos activos de FC Porto e Sporting, com um total de 383,941 ME.

Sem comentários: