Chama-se Givanildo Vieira de Sousa, mas é conhecido no futebol por Hulk. Já constava que o FC Porto ia contratar uma promessa brasileira para o ataque, mas a descoberta deste dianteiro de 21 anos no Japão, onde factura como um louco pelo Tokyo Verdy (37 golos em 42 jogos na época passada jogando na J2... a Liga de Honra lá do sítio) é simplesmente Incrível. Quem tem Licha e Farías a dar garantias na frente, pode correr mais riscos. E com o preço do colombiano Falcão a disparar pelo telhado, a opção por Hulk desperta curiosidade. Mais engraçado ainda, amanhã (25 de Julho) o rapaz completa 22 anos. Com os seus 70 golos em pouco mais de 100 jogos no Oriente, o jovem Givanildo cria água na boca no Dragão. Está garantida a tal surpresa para a apresentação do plantel, no sábado, contra os escoceses do Celtic de Glasgow. Será o primeiro acto de uma nova Hulkamania? Tudo dependerá de como adaptar a sua rapidez, pujança física e facilidade de disparo com os dois pés (dizem...) a outro patamar de exigência, bem mais elevado. Última nota: em França, davam o Hulk como contratado há alguns dias pelo Paris Saint-Germain, por 4 milhões de euros...
PS1: Esta temporada, na principal J-League, Hulk soma 7 golos em 13 jogos. Parece excelente. No entanto, checkando mais alguns dados, vê-se que precisou de realizar 100 remates, um número que ofusca os restantes jogadores do topo da lista dos melhores marcadores. Outro brasileiro, Marquinhos, do Kashima Antlers, utilizou apenas de 49 remates para marcar 12 golos. No Dragão, e actuando ao mais alto nível de azul e branco, quantos remates poderá Hulk desperdiçar numa realidade onde a eficácia é determinante? Ora aí está uma enorme aresta para Jesualdo Ferreira limar.
PS2: Aconselhamos uma visita a este excelente blogue em inglês do Tokyo Verdy: Soilent Green 1969. Vão descobrir que o Hulk está "desaparecido", supostamente devido ao nascimento do seu primeiro filho, de seu nome Ian. Quem segue um clube chamado Verdy, e tem um jogador chamado Hulk, já devia adivinhar que as "verdinhas" da Europa acabariam por desviá-lo. Let's see what he does over here. Para terminar, o indispensável grito de guerra: "Hulka-mos"!!!