junho 19, 2008

FutMercato: Jorge Valdivia do Palmeiras rende Lucho no FC Porto? El Mago em vez do El Comandante ou... ambos no 4x4x2?


O chileno Jorge Valdivia, de 24 anos, conhecido como "El Mago", é o grande craque do Palmeiras e está na mira do FC Porto para enriquecer o poder criativo na intermediária, dando rosto à notícia que Record avançou e que dava conta da intenção da SAD em reforçar o meio-campo ofensivo. Apesar de ser um "10", pode desempenhar funções parecidas com as de Lucho González, pelo que se o "El Comandante" fizer mesmo questão de rumar a outras paragens, Jesualdo Ferreira já pode contar com um reforço de peso para garantir que as bolas chegam com qualidade ao ataque. Se o argentino ficar, então está mesmo garantido o tal salto qualitativo que a SAD pretende concretizar, provavelmente com um colectivo mais forte e adoptando o 4x4x2 como sistema preponderante ao não ter de suportar os caprichos de um miúdo egoísta que gosta de brincar às trivelas e se acha o rei da cocada preta. Quanto a Mago Valdivia, teria ainda o valor acrescentado, sempre de ter em conta nas guerras dos gabinetes, de ser mais um jogador apontado ao Benfica que acabaria no Dragão. E como no Palmeiras é o "sex simbol" do plantel, a sua imagem e futebol malabarista (por alguma coisa sofre 7 faltas por jogo...) podem oferecer perspectivas comerciais interessantes no capítulo da venda de camisolas que o futebol moderno tanto valoriza. Venha ele.
Para terminar, aqui ficam dois vídeos de Jorge "El Mago" Valdivia, mas o que não falta é literatura videográfica deste rapaz na internet. Para mais detalhes biográficos, a melhor paragem é mesmo na sua entrada da Wikipedia, de onde não resistimos a retirar algumas das frases emblemáticas do "xodó" da torcida do "Verdão":
- "No campo quero ser um cara livre, um inventor de jogadas"
- "Os bons jogadores se destacam porque se adaptam às circunstâncias de cada partida"
- "Eu sou daqueles jogadores que gostam de ir para cima, desses que não tem medo de ir à frente. Mas também não sou egoísta, porque quando percebo que posso perder a bola, opto por dar um passe que deixe um companheiro em boa posição. É mais proveitoso servir aos atacantes"
- "O Valdívia não provoca, quem provoca é o futebol do Valdívia."
- "Valdivia é um chileno que joga como um brasileiro"

Ligações:
Jorge Valdivia na Wikipedia