junho 27, 2008

FutBolas: Benfica faz birra e leva "choradeira" da Champions até ao Tribunal Arbitral do Desporto

Château de Béthusy, a sede do TAS em Lausana
"O Júri de Apelo vai reunir-se na sexta-feira, dia 13, uma data susceptível de assustar os supersticiosos pela sua conotação com o azar. No entanto, os dragões não têm nada a perder e tudo o que vier à rede será peixe em Nyon.
A audiência onde os portistas vão esgrimir as suas razões, frente a frente com os acusadores, é a última hipótese de ser reaberta a porta da Champions para 2008/09. Se os elementos nomeados pelo Comité de Apelo não ficarem convencidos com as razões que serão colocadas na mesa, o FC Porto tem consciência de que o derradeiro recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) é uma missão quase impossível.
Naquele órgão superior sedeado em Lausana, o departamento jurídico azul e branco teria de avançar com duas acções: uma destinada a anular o castigo da UEFA, a outra para solicitar o efeito suspensivo desse recurso. Todavia, como o membro português daquele tribunal, Nogueira da Rocha, explicou recentemente a Record, “para que o efeito suspensivo fosse aceite pelo TAS teria de existir um dano irreparável para o clube”.
Olhando aos prazos estipulados para o TAS julgar, mesmo com urgência, um recurso portista, e a promessa da UEFA em preencher rapidamente a vaga, o máximo que o FC Porto poderia conseguir em Lausana seria fundamento para nova acção, em tribunal português, exigindo uma indemnização, dado que a Liga dos Campeões nunca seria congelada. De resto, e olhando ao prazo máximo de 20 dias para accionar o TAS por escrito, pode nem chegar para o Conselho de Justiça da FPF dar por encerrados os recursos de Pinto da Costa no Apito Final."

Este artigo foi publicado em Record a 10 de Junho de 2008. Todos os argumentos que deixavam claro para o FC Porto que um recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) jamais colocaria o clube na Champions se o Júri de Apelo da UEFA não revogasse a decisão negativa da Comissão de Controlo e Disciplina são agora válidos para o esforço patético do Benfica na sua luta contra os moinhos de vento da justiça desportiva internacional. Luís Filipe Vieira, ao pensar que alguma vez conseguiria suspender a Liga dos Campeões, o que seria sempre uma vitória de Pirro, só demonstra o estado de alienação a que algumas pessoas chegaram na Luz de tão cegas que ficaram na guerra encarniçada com o FC Porto. Ainda por cima, são sempre os mesmos a ganhar. São sempre os mesmos a perder.

PS: A manchete de hoje em A Bola consiste numa "notícia" que foi dada pelo próprio Benfica, em comunicado, a 16 de Junho (confirmar aqui). Pena não terem ouvido o que o Vitória de Guimarães tinha a dizer sobre o assunto. No jornalismo desportivo, "as in so much in life", reciclar é viver.

Ligações:
Sítio do Tribunal Arbitral do Desporto