O Sonazol, que compete nos eventos FutPoker como Gageiro, rubricou mais um enorme desempenho em MTT's este domingo. Desta vez, brilhou no mundialmente famoso "Sunday Million", o megatorneio na Pokerstars que é justamente considerado a Champions League do póquer e onde se concentra a nata da modalidade. O Sonaz investiu $200+15 no buy-in e batalhou durante praticamente 6 horas contra um field de 6521 participantes. Sim, não há engano: seis mil quinhentos e vinte e um jogadores... No final teve a recompensa: ficou em 171º após um push com TT que deu em virada para o caller e facturou $1434,72 dólares. Parabéns.
LOBO. A outro nível, o RugbyWolf, que joga entre nós como Lergio, tem-se especializado nas sits de 90 players do Full Tilt. Na semana passada transformou $10+1 de buy-in numa vitória que lhe rendeu $300 dólares mais alguns bountys de 2 dólares por cada adversário eliminado. Também nos chegaram ecos de estragos de monta feitos pelo Roscas na Bwin, mas não foi possível arranjar frame. Good game, malta.
As insónias já começaram na Luz. Katsouranis diz que está infeliz no Benfica e queixa-se de não existirem voos directos para Atenas. Faz lembrar aquele que tinha medo de aterrar no Funchal. Como o FC Porto ainda não tem trinco para render Paulo Assunção, a teoria da conspiração não podia ser melhor. A esta hora, as chamadas do Dragão para o telemóvel do grego devem suceder-se. E, pelo seu discurso, resultam. Alguém nega que seria um grande reforço, apesar de ter mandado o Anderson para o estaleiro? Luís Filipe Vieira e Rui Costa devem estar a sentir-se ligeiramente entalados. Quando agora até fotocópias de jogadores, como um tal de André Carvalhas, dizem que foram contactos pelo FC Porto para se valorizarem na Luz, realmente o assunto começa a exigir terapia psiquiátrica.
O grande golo pelo Inter, contra a Roma, tornou-o mundialmente famoso. Chama-se Pelé e está a caminho de ser o Patrick Vieira do futebol português. Ainda que o olho clínico do Futsabado aconselhasse a permanência em Itália, às ordens de Mourinho. Mas o futebol tem timings especiais e, sem trinco no Dragão, podem abrir-se portas interessantes para este jovem com nome de velha glória. Na época do Vitória de Guimarães no inferno, com 18 anos, estreou-se na Liga de Honra no decorrer da 5ª jornada, com o Chaves, e selou a titularidade na ronda seguinte frente ao Gil Vicente. “Nasci e cresci com a bola nos pés. Não é uma frase feita, é a verdade”, confessou ao famoso repórter "Roc Roc". Aos 5 anos já jogava no Boavista. Era conhecido por Vítor Hugo, mas seria por pouco tempo. A alcunha de Pelé vinha a caminho, forjada aos 6 anos de idade e quando parecia um avançado dos bons. “Não seria tanto pelo aspecto físico, mas pelo toque de bola e rapidez. Marcava muitos golos. O treinador Valdemar começou a chamar-me Pelé”, sorri. Ficaria no Bessa até aos 13 anos. A verdade é que, nesse ano, mudou-se para o Salgueiros, onde permaneceu três épocas. Com efeito, o mundo do futebol deu-lhe mais argumentos e possibilita-lhe viver uma experiência (pouco luminosa) durante 6 meses no Benfica, em 2005/06. Recém-chegado à capital, não conseguiu assimilar a nova realidade de um destino contrariado pela ausência da família. “Não consegui adaptar-me da melhor forma. O Benfica é um clube muito grande e preferi voltar para junto dos meus pais. Queria jogar no Norte”, sustenta. Deixou Lisboa para rumar aos juniores do V. Guimarães pelas mãos de Rogério Gomes. Quem tem memória, porém, não esquece a vergonhosa actuação dos encarnados da Luz em relação aos encarnados de Paranhos depois de Luís Filipe Vieira ter chorado lágrimas de crocodilo prometendo ajuda: "Aproveitando-se da situação difícil que o Salgueiros vive, o Benfica, numa atitude inqualificável - traiçoeiramente, pela calada - contactou os nossos jogadores Pelé e Joel, tendo assinado com o primeiro um contrato de trabalho e integrado o segundo numa deslocação à Suiça que a sua equipa de juniores realizou." Em Agosto de 2007, aconteceu o que é normal no futebol português. Manuel Cajuda achou que Pelé não contava para o seu totobola em face dos portentosos Flávio Meireles, João Alves e Moreno que já tinha para o meio-campo e o Vitória de Guimarães preferiu encaixar 2 milhões no imediato despachando o jogador para o mesmo Inter de Milão que não parece muito disposto a deixá-lo sair no negócio de Quaresma, até porque firmaram um vínculo até 2012 e percebem que há ali margem de progressão. Agora, se Pelé for mesmo envolvido na transacção e o seu passe valorizado em 10 milhões de euros, o Salgueiros ainda pode sacar à volta de 150 mil euros pelos direitos de formação.
11:26 - Catenaccio O FC Porto nem precisa de gabinete de prospecção. Basta esperar que o Benfica demonstre interesse por algum jogador e depois avança. Parece aqueles miúdos que só querem um brinquedo, quando vêem os outros comprar.
• 11:09 - Vitor Santos Erm... Isto não é notícia! Qualquer um que queira fazer parte do Benfica é automaticamente assediado pelo porto... Mas isto já não é de agora! Até o roupeiro já tentaram levar do clube lol.
• 11:00 - Ricardo Pinto Interesse num jogador como tu? Tem juízo, pá.
• 10:45 - Pedro O manchester tb o quis mas é um puto humilde que quer competir c o petit quem da mais sarrafda... o bayern tb o quis.. e o inter .. mas o benfica é o maior clube do mundo n ha volta a dar....
• 10:35 - Hugo Pereira O Porto mostrou interesse. Depois pediram-lhe para dar toques na bola e desinteressaram-se... :S
• 10:31 - Mr kruG A noticia é: Balboa "O FC Porto mostrou interesse em que eu fosse para o SL Benfica"
• 10:30 - ZEALBLF o fcporto nao mostra interesse...compra. mas foi uma boa tirada
• 09:14 - João Barbosa A anedota do ano...
• 08:50 - ruben ahahahahah está a faltar imaginação ao SLB.....
• 08:50 - Mr_Clark Pois deve ter mostrado interesse deve!!!!!!!!!!!!! Foi então que viu o C. Rodriguez e disse: Que estupidez !!!!!! VAMOS É CONTRATAR, UM GRANDE JOGADOR, RODRIGUEZ.
• 01:17 - leandro machado Claro! Que grande vingança esta do SLB!
• 01:05 - Joao Costa Começas bem...
• 01:04 - Tiago Simoes Se não mostrasse é que eu me admirava!
• 01:01 - PAULO FCPORTO Para que?Para treinares pugilismo com o reinaldo teles?
PS: Extractos exemplificativos do grande momento de forma dos comentadores das notícias no Record Online.
Um jogador de extraordinária projecção como o colombiano Radamel Falcão, do River Plate, só é acessível a um clube como o FC Porto numa fase inicial da sua emergência desportiva. É caso para dizer que é agora ou nunca. Se, ainda por cima, a SAD envolver Farías e Bolatti no negócio, o mínimo que se pode dizer é que ontem era tarde. Com Lisandro e "El Tigre" Falcão na frente, secundados por Cebola e Lucho, se calhar até se pode mesmo acreditar que Raul Meireles ou Tomás Costa podem preencher a vaga de Paulo Assunção a trinco. O que não acho tão positivo é o regresso de Pelé a Portugal no âmbito da saída de Quaresma para o River. O jovem internacional português cresceu em Itália, e se calhar por isso mesmo deve continuar no envolvimento desportivo que o pode ajudar a ser ainda melhor. No Dragão, iria provavelmente ter a mesma sorte que em Guimarães, prejudicando a sua trajectória. Veremos o que será cozinhado pelas cabeças pensantes da gestão azul e branca também em relação ao lateral-direito, posição pela qual andam no mercado. Se calhar, em vez de um telescópio bastaria um canudo para encontrar o substituto ideal para Bosingwa. Como diria uma figura do futebol português: "Telescópio/canudo, canudo/Braga, Braga... João Pereira".
"O Júri de Apelo vai reunir-se na sexta-feira, dia 13, uma data susceptível de assustar os supersticiosos pela sua conotação com o azar. No entanto, os dragões não têm nada a perder e tudo o que vier à rede será peixe em Nyon. A audiência onde os portistas vão esgrimir as suas razões, frente a frente com os acusadores, é a última hipótese de ser reaberta a porta da Champions para 2008/09. Se os elementos nomeados pelo Comité de Apelo não ficarem convencidos com as razões que serão colocadas na mesa, o FC Porto tem consciência de que o derradeiro recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) é uma missão quase impossível. Naquele órgão superior sedeado em Lausana, o departamento jurídico azul e branco teria de avançar com duas acções: uma destinada a anular o castigo da UEFA, a outra para solicitar o efeito suspensivo desse recurso. Todavia, como o membro português daquele tribunal, Nogueira da Rocha, explicou recentemente a Record, “para que o efeito suspensivo fosse aceite pelo TAS teria de existir um dano irreparável para o clube”. Olhando aos prazos estipulados para o TAS julgar, mesmo com urgência, um recurso portista, e a promessa da UEFA em preencher rapidamente a vaga, o máximo que o FC Porto poderia conseguir em Lausana seria fundamento para nova acção, em tribunal português, exigindo uma indemnização, dado que a Liga dos Campeões nunca seria congelada. De resto, e olhando ao prazo máximo de 20 dias para accionar o TAS por escrito, pode nem chegar para o Conselho de Justiça da FPF dar por encerrados os recursos de Pinto da Costa no Apito Final."
Este artigo foi publicado em Record a 10 de Junho de 2008. Todos os argumentos que deixavam claro para o FC Porto que um recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) jamais colocaria o clube na Champions se o Júri de Apelo da UEFA não revogasse a decisão negativa da Comissão de Controlo e Disciplina são agora válidos para o esforço patético do Benfica na sua luta contra os moinhos de vento da justiça desportiva internacional. Luís Filipe Vieira, ao pensar que alguma vez conseguiria suspender a Liga dos Campeões, o que seria sempre uma vitória de Pirro, só demonstra o estado de alienação a que algumas pessoas chegaram na Luz de tão cegas que ficaram na guerra encarniçada com o FC Porto. Ainda por cima, são sempre os mesmos a ganhar. São sempre os mesmos a perder.
PS: A manchete de hoje em A Bola consiste numa "notícia" que foi dada pelo próprio Benfica, em comunicado, a 16 de Junho (confirmar aqui). Pena não terem ouvido o que o Vitória de Guimarães tinha a dizer sobre o assunto. No jornalismo desportivo, "as in so much in life", reciclar é viver.
¿Y el Porto? Como presidente de la UEFA no estoy nada contento con su inclusión en la Champions League. Lo digo así de claro. La UEFA, bajo mi mandato, va a luchar a muerte contra la corrupción. Puede estar sujeto a derecho, pero me parece que ese no es el espíritu. Si un equipo ha sido sancionado por su federación, por la UEFA, por corrupción no puede disputar una competición europea. Entrevista de Michel Platini ao El Mundo Deportivo, 26/06/2008
O conceito de batotice selectiva continua a ser defendido com unhas de dentes por Michel Platini. Lazio, Fiorentina e Juventus são corruptas, mas podem competir na Europa sem problemas. Claro, basta analisar as receitas do "market pool" televisivo italiano na Liga dos Campeões, superior aos 10 milhões de euros por participante, quando o FC Porto recebeu apenas 1,850 milhões de euros relativos à época passada. Não há coincidências e a UEFA gosta muito de dar exemplos sem colocar em risco o recheio dos cofres. Quem é que meteu o Liverpool à socapa na Liga dos Campeões quando não tinha direito a defender o último título? Para acabar. Tive a infelicidade de descobrir a 16 de Maio de 1984 o que a expressão "batota" queria dizer no futebol. O braço armado do "Platini" uefeiro de então foi um senhor da ex-RDA, chamado Adolf Prokop. Na final da Taça das Taças, em Basileia, o FC Porto foi roubado indecentemente. Mas não veio mal ao mundo, dado que ficou a rir a tal Juventus que pode entrar esta época na Champions sem que Platini se indigne (o falecido Zé Beto indignou-se em Basileia e foi suspenso um ano...). Ah, mas estou a lembrar-me agora, não se trata da mesma Juve onde Platini jogava em 1984? O mundo é mesmo pequeno. Como diria o Octávio Machado, vocês sabem do que estou a falar...
Nada como estar atento à imprensa espanhola, sobretudo à "oficial" do Real Madrid, para termos surpresas. O craque Javier Balboa chegou à Luz por 4,5 milhões, e como o Benfica só comunicou 4 milhões à CMVM é fácil adivinhar para onde foi o restante. Mas a melhor notícia não é essa: os merengues estão contentes da vida porque não só despacharam o "Rocky" por 900 mil contos como ainda vão sacar metade dos lucros de uma futura transferência. Fantástico. Resultou a criação de "uma grande tensão" nas negociações entre Rui Costa, Mijatovic e o empresário do atleta, Carlos Bucero. O Maestro não queria ceder mas, em véspera de Assembleia Geral quente na Luz, era preciso apresentar um jogador. E cedeu. A notícia do As diz tudo e dispensa outros comentários: "Al final se llegó a un gran acuerdo para la entidad blanca..."
O vaga de Bosingwa continua por preencher no FC Porto e, a cada dia, são ventilados novos candidatos para o posto de lateral-direito. O último nome a surgir foi o de Cristian Sapunaru, romeno do Rapid Bucareste, mas o argentino Marcos Angeleri, do Estudiantes, ou até o marroquino Michaël Chrétien, do Nancy, podem ser opções válidas. Aliás, entram todos no perfil de jogador emergente, relativamente jovem (estão todos entre os 23 e os 25 anos...) e não demasiado dispendioso. Os dragões já têm Jorge Fucile no plantel, o que dá algumas garantias, mas será interessante avaliar como vai a SAD azul e branca gerir as opções de mercado. Depois de analisarem os vídeos, se quiserem dar o vosso palpite, sintam-se à vontade para usar o FutMural na coluna do lado direito. Pessoalmente, contratava o João Pereira, que para além de ser jovem e muito ofensivo, ainda por cima tem a vantagem de ser ex-Benfica. Mas isso sou eu com o meu mau feitio.
O nosso camarada André "Morteiro" Monteiro, que não joga póquer online desde que a vizinha lhe cortou o acesso à rede wireless, deu largas à sua veia comediante com esta paródia ao anúncio da TMN. Pelos vistos, as t-shirts criativas já não davam pica, por isso nada como um verdadeiro ataque de Morteiro ao Ricardo, que tinha tudo para ser internacional pelo Perú. Quem quiser recordar a prestação do "Gulliver" da nossa redacção (sempre rodeado de belas "lilliputianas"...) no FutPoker Ao Viva-mos realizado em casa do Imparável, pode clicar aqui.
São centenas de jornalistas à beira de uma cerca, chamada oficialmente de zona mista, à espera que um jogador resolva parar para dar entrevistas após a partida. Isso se ele parar ao menos ao alcance do ouvido ou do braço com o gravador. Se for um astro como Cristiano Ronaldo, então, a disputa torna-se ainda mais ingrata. Menos para Martina Franz. A repórter da TV mexicana Televisa fez o craque do Manchester United retornar à área de entrevistas apenas para falar com ela. E depois de uma partida em que nem mesmo atuou, na derrota de Portugal para a Suíça. Ronaldo já fazia a curva quando ouviu o pedido de entrevistas, olhou para trás e, ao dar de cara com Martina. Abriu um sorriso e parou para algumas respostas. A repórter, que fez a cobertura da seleção brasileira na Copa de 2006, nasceu na Suíça, cresceu em Porto Rico e foi participante de um concurso de beleza de uma revista mexicana antes de começar na TV. Ela fraturou o pulso esquerdo há dois anos e por isso, às vezes, usa uma proteção no braço quando não está no ar.
Já diz o ditado que 'de Espanha nem bom vento nem bom casamento', mas e se, a surpresa que Gilberto Madaíl já admitiu poder vir a apresentar para o cargo de seleccionador nacional na reunião da próxima semana com os seus pares, for o ex-treinador do rival do Fofó? Todos falam em Zico, Luxa e Queirós, mas esquecem-se que o perigo pode vir de mais perto. Assim, sempre atento nestas questões de interesse nacional e depois de alguma meditação, o Futsabado, lança a sua aposta. Ele não é português, não tem ascendência lusa, que se saiba, e fala português... bem, mais ou menos. Encaixa!
Portugal está fora do Euro'2008. Marcámos 2 golos à Alemanha mas a sensação com que todos os portugueses ficaram é que, se por milagre entrasse o terceiro, o buraco na nossa baliza acabaria por dar na mesma o triunfo à Alemanha, nem que fosse no prolongamento. É altura de dizer basta. A Selecção é para quem a merece. Para quem justifica ao longo da época ter qualidade para envergar as quinas ao peito. O próprio Ricardo Labrecas, agora que o seu padrinho vai de abalada para o Chelsea, só tem um caminho digno depois de ter hipotecado a nossa caminhada até Viena desta maneira vergonhosa: renunciar à Selecção.
PS: Para os senhores da FPF, Gilberto Madaíl ou quem lhe suceder. No caderno de encargos para o futuro técnico façam questão de garantir que Zico, ou outro qualquer, tem a mínima noção como se organizam as bolas paradas defensivas. Depois de Charisteas na Luz, dispensava-se bem esta humilhação de Basileia. Os vídeos masturbatórios do Euro'2004 no balneário e os sucessos pimba do Roberto Leal no autocarro não fazem milagres dentro de campo. Nossa Senhora de Caravaggio nos valha.
O chileno Jorge Valdivia, de 24 anos, conhecido como "El Mago", é o grande craque do Palmeiras e está na mira do FC Porto para enriquecer o poder criativo na intermediária, dando rosto à notícia que Record avançou e que dava conta da intenção da SAD em reforçar o meio-campo ofensivo. Apesar de ser um "10", pode desempenhar funções parecidas com as de Lucho González, pelo que se o "El Comandante" fizer mesmo questão de rumar a outras paragens, Jesualdo Ferreira já pode contar com um reforço de peso para garantir que as bolas chegam com qualidade ao ataque. Se o argentino ficar, então está mesmo garantido o tal salto qualitativo que a SAD pretende concretizar, provavelmente com um colectivo mais forte e adoptando o 4x4x2 como sistema preponderante ao não ter de suportar os caprichos de um miúdo egoísta que gosta de brincar às trivelas e se acha o rei da cocada preta. Quanto a Mago Valdivia, teria ainda o valor acrescentado, sempre de ter em conta nas guerras dos gabinetes, de ser mais um jogador apontado ao Benfica que acabaria no Dragão. E como no Palmeiras é o "sex simbol" do plantel, a sua imagem e futebol malabarista (por alguma coisa sofre 7 faltas por jogo...) podem oferecer perspectivas comerciais interessantes no capítulo da venda de camisolas que o futebol moderno tanto valoriza. Venha ele. Para terminar, aqui ficam dois vídeos de Jorge "El Mago" Valdivia, mas o que não falta é literatura videográfica deste rapaz na internet. Para mais detalhes biográficos, a melhor paragem é mesmo na sua entrada da Wikipedia, de onde não resistimos a retirar algumas das frases emblemáticas do "xodó" da torcida do "Verdão":
- "No campo quero ser um cara livre, um inventor de jogadas" - "Os bons jogadores se destacam porque se adaptam às circunstâncias de cada partida" - "Eu sou daqueles jogadores que gostam de ir para cima, desses que não tem medo de ir à frente. Mas também não sou egoísta, porque quando percebo que posso perder a bola, opto por dar um passe que deixe um companheiro em boa posição. É mais proveitoso servir aos atacantes" - "O Valdívia não provoca, quem provoca é o futebol do Valdívia." - "Valdivia é um chileno que joga como um brasileiro"
Depois de no megatorneio da Betfair ter sido o último eliminado do primeiro dia, estampando-se com TT contra o KK do melhor jogador português da actualidade, o LostLucky, o nosso camarada Sérgio Lopes voltou a não ter sorte no regresso à Solverde Season. Na entrevista ao Pokerpt, ele explica o que aconteceu. Só que, nestes torneios ao vivo, de facto ninguém joga "by the book". Basta seguir o "online" do Pokerpt para perceber que há muita, muita gente com nome na praça a fazer bluffs inacreditáveis. Ao menos o Livro de Poker está a vender bem. Parabéns Sérgio. Cá te esperamos para te tratar da saúde.
O brasileiro Lori Sandri é o treinador escolhido por Carlos Pereira para liderar o Marítimo na próxima temporada, sucedendo ao compatriota Sebastião Lazaroni, que deixou o clube no final do último campeonato. A contratação de Sandri foi anunciada pelo clube insular numa nota publicada no seu site oficial na Internet, onde é destacada a grande experiência do técnico, que conta com 59 anos e iniciou a carreira em 1976. O novo treinador verde-rubro destacou-se ao serviço de clubes como Botafogo, Atlético Mineiro, Goiás, Criciúma, Paraná e Internacional, contando ainda com passagens pelos campeonatos de Emiratos Árabes Unidos, Arábia Saudita e Japão. No entanto, tornou-se uma celebridade por ter sido detido e algemado em campo quando orientava o América de Natal, em jogo contra o Sport Recife, depois de um erro da equipa da arbitragem e posterior desentendimento com a Polícia Militar. Pelo que se vê, tem mesmo o feitio ideal para encarar as manobras dos apitadores do futebol português. Esperemos para ver... A última equipa orientada por Lori Sandri foi o Sertãozinho, já este ano. No seu palmarés, destacam-se 2 vitórias no campeonato gaúcho (Internacional 2004 e Juventude 1998) e 1 no campeonato paranaense (Atlético 1983), além de vários troféus ao serviço de clubes árabes.