maio 29, 2007

Cofina Media vai ter edifício próprio nos arredores da Luz


A Cofina Media vai mudar de instalações para um novo edifício, em Lisboa, prevendo acomodar cerca de 850 pessoas, correspondentes aos vários activos deste grupo de comunicação social, e ainda instalar futuros projectos, nomeadamente o de um canal de televisão, segundo escreve o Semanário Expresso. A mudança está prevista para 2009, após a construção do novo edifício, que ficará situado na envolvente do estádio da Luz, na Rua José Maria Nicolau, junto ao centro comercial Colombo. O projecto foi concebido pelo arquitecto Miguel Correia, do ateliê Ideias de Futuro, e a estrutura é composta por oito pisos: quatro andares acima do solo (16.410m2) e quatro abaixo do solo (18.477m2), com 423 lugares de garagem.
Todos os activos do grupo Cofina - nomeadamente os jornais ‘Correio da Manhã’, ‘Jornal de Negócios’, a revista ‘Sábado’, mais dez outras publicações e ainda os vários sítios «on-line» - ocuparão dois dos andares em regime de «open space». Também as redacções dos jornais gratuitos ‘Destak’ e do novo projecto denominado ‘Meia Hora’ integrarão este espaço. “Acima de tudo, o edifício permite-nos enfrentar o futuro com as ambições de crescimento que temos, que passa pela evolução na parte de ‘media’ escrita e também noutros sectores onde temos demonstrado vontade de estar, nomeadamente na televisão”, salienta Luís Santana, administrador da Cofina Media. E adianta que “a ideia é concentrar todas as unidades de negócio da Cofina Media, numa lógica de sinergia”.
O novo projecto de televisão generalista, que tem sido anunciado pela Cofina, ocupará um dos andares do edifício (4100m2), mas caso este projecto se concretize antes de 2009, Luís Santana admite adoptar instalações provisórias para o seu arranque.

‘Meia Hora’ complementa ‘DN’ e ‘Público’
A Cofina anunciou, ainda, que vai lançar um novo jornal diário gratuito intitulado ‘Meia Hora’, que pretende entrar no segmento dos diários generalistas de referência, onde estão o ‘Público’ e o ‘Diário de Notícias’. No entanto, “não queremos ser concorrência directa destes jornais mas sim um complemento de informação talhado para o mesmo público alvo: as classes A e B”, salienta Sérgio Coimbra, director da nova publicação.
O ‘Meia Hora’ resulta da parceria da Cofina com a Metro News (ambas já detêm o ‘Destak’) e vai começar a ser distribuído em Lisboa 6 de Junho. A equipa editorial é composta por 15 pessoas vindas essencialmente da rádio e televisão, que serão lideradas por Sérgio Coimbra, antigo director da revista ‘National Geographic’.
A política editorial será diferente da dos restantes gratuitos do mercado, dando um maior enfoque a temas de política, economia e internacional. “O objectivo é passar a informação que interessa em meia hora”, refere ainda o mesmo responsável. A publicação terá entre 24 e 32 páginas, com diversos outros conteúdos nas áreas de cultura, desporto e «life sytle». O jornal também vai contar com espaços de opinião, estando já confirmados os nomes do ex-director do canal 2 da RTP, Manuel Falcão, da historiadora Maria Filomena Mónica e do professor universitário Luciano Amaral.
Os 100 mil exemplares diários do ‘Meia Hora’ serão distribuídos em vários pontos da capital, um esquema que foi “cuidadosamente pensado para abordar o público-alvo do jornal”, salientou o administrador da Metro News Publicações, Francisco Pinto Barbosa.
Metade da distribuição do novo gratuito será realizada em 70 semáforos da cidade de Lisboa, com os restantes exemplares a estarem disponíveis em centros de escritórios, bairros residenciais de alto poder de compra, ginásios, restaurantes e transportes públicos.
O investimento global do projecto é de dois milhões de euros, com o retorno esperado pelos investidores a três anos.

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