maio 24, 2007

Câmara lembrou-se que o Palácio de Cristal está ao abandono...

A Câmara do Porto anunciou que prevê concluir em 2009 um investimento de 17 milhões de euros na reconversão do Pavilhão Rosa Mota (Palácio de Cristal) em espaço multiusos. O presidente da autarquia do Porto, Rui Rio, afirmou que o objectivo é transformar o Rosa Mota numa estrutura com as mesmas valências do Pavilhão Atlântico, em Lisboa, ainda que com apenas um terço da capacidade. Tendo em conta esse objectivo, o estudo da requalificação foi feito pela própria Parque Expo.
Com a transformação a operar, o Rosa Mota ficará apto a receber eventos "de grande escala", nos campos desportivo, cultural ou musical, sustentou o autarca. O investimento será financiado, segundo Rio, com verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e com recurso à banca, mas a renda a obter da sociedade que explorará o futuro multiusos cobrirá, espera o autarca, os custos do empréstimo.
Gonçalo Gonçalves, vereador que tutela a empresa municipal Porto Lazer, actual gestora do Rosa Mota, disse que a exploração do espaço será feita numa parceria pública/pública ou público/privada. A câmara já decidiu que o espaço será gerido por uma sociedade em que a autarquia terá participação minoritária.
Rolando Borges Martins, da Parque Expo e da sua participada Sociedade Pavilhão Atlântico, manifestou já interesse em envolver-se na gestão do futuro multiusos. A intervenção agora anunciada prevê o rebaixamento da cota de arena, que permitirá duplicar o número de lugares sentados para 5.300. Alterações na cobertura em semicírculo do palácio, instalação de ar condicionado e a construção de espaços complementares constam também do plano.

Sem comentários: