maio 27, 2007

As "Azenhices" do Dragão


Carlos Azenha, adjunto de Jesualdo Ferreira no FC Porto, deu uma aula de conceitos que rompe com a concepção tradicional de muitos treinadores. Convidado a participar no Congresso sobre futebol no ISMAI, o metodólogo apresentou aquilo que entende por modelo de equipa e por modelo de jogo. O primeiro é um conceito composto por quatro premissas (modelo de jogadores, modelo de treino, modelo de comunicação e modelo de jogo) e que interagem.
Quanto ao modelo de jogo, é desmembrado no sistema táctico (4x3x3), no método de jogo (métodos para defender e atacar); no esquema táctico (lances de bola parada); e princípios orientadores (passes curtos, longos, agressividade). Há ainda um dado interessamte - as transições que no seu entender "não devem ter mais do que três segundos é o primeiro gesto técnico". Carlos Azenha também ensinou qual a diferença entre estratégia (preparação antes do jogo) e táctica (aquilo que se vê no jogo). Depois, revelou como tem jogado o FC Porto - 4x3x3 com variante em 4x4x2, em ataque rápido, cujo sistema foi elogiado por Mourinho. E terminou com uma frase sua "Os treinadores que dominam o conceito de modelo de equipa são aqueles que mais perto estão do êxito".

ORGANIZAÇÃO. O último dia do III Congresso Internacional do Desporto ficou marcado pela intervenção de Carlos Azenha. O treinador-adjunto do FC Porto esteve no ISMAI para explicar o que é um modelo de jogo. Um dos colaboradores directos de Jesualdo Ferreira foi bem claro quanto ao comportamento táctico habitual do FC Porto: "O sistema táctico da nossa equipa é o 4x3x3, com uma variável de 4x4x2. O método defensivo é à zona, uma zona pressionante, e jogamos em ataque continuado. O FC Porto só faz ataques rápidos, nunca joga em contra-ataque". Depois, Azenha explicou que "a diferença entre contra-ataque e ataque rápido" está relacionada "com a equipa adversária". Ou seja: "Num ataque rápido, a estrutura defensiva do adversário está organizada e no contra-ataque está desorganizada. Como no caso do FC Porto todos os adversários estão organizados, não treinamos o contra-ataque". Entre outras revelações, Carlos Azenha disse que esta época os três grandes "busílis" do FC Porto foram os jogos com Sporting e Boavista e o da Taça de Portugal com o Atlético onde, reconheceu, a equipa foi "incompetente".

Sem comentários: