fevereiro 18, 2007

Pai do telecomando morreu com 93 anos...

Sem ele, a prática do zapping a partir do sofá seria impossível. Lançado no mercado norte-americano em 1956, o pequeno aparelho que revolucionou a forma de ver televisão e se tornou companheiro fiel nas nossas casas - o telecomando - acaba de perder o seu inventor, Robert Adler, falecido esta semana em Boise, no estado de Idaho, na sequência de uma crise cardíaca. Tinha 93 anos e o último registo das mais de 180 patentes que detinha acabara de ser formalizado no passado dia 1.
Apesar de o telecomando de ultra-sons ter sido a sua mais famosa invenção, Robert Adler - nascido a 4 de Dezembro de 1913, em Viena, e radicado no outro lado do Atlântico desde 1941 - não encarava esta como a sua criação favorita. Leitor ávido, apaixonado pelas artes em geral, "raramente via televisão", recordou à AP a sua viúva, Ingrid Adler, e o seu dinamismo levava-o frequentemente a "acordar a meio da noite, para dizer 'acabei de resolver um problema'". Adepto das actividades de ar livre, era também um amante do ski, que praticou até aos 89 anos.
Com um doutoramento em Física, em 1937, Robert Adler emigrou para os Estados Unidos quatro anos depois, fixando-se em Chicago. Na Zenith Electronics, onde ingressou logo nesse ano de 1941 e se manteve até 1999, desenvolveria a sua mais célebre invenção com a ajuda de um colega, Eugene Polley. Criação multipremiada, nomeadamente com um Emmy, atribuído em 1997. Destacado foi também o seu contributo na área dos equipamentos de comunicações militares, em que se especializou durante a II Guerra Mundial.
No seu desaparecimento, Jerry Pearlman, antigo administrador da Zenith, evocou-o como "um líder e professor sem paralelo. Distinguiu-se pelos seus incontáveis dons e paixões, incomparáveis conselhos e ausência de ego".

1 comentário:

Anónimo disse...

paz à sua alma, oh nobre inventor! chegou a existir televisão sem comando? e era de facto possível mudar os canais? não me digam que nesses obscuros tempos... era preciso levantar do sofá?!?!?!?!?!?