janeiro 16, 2007

O arranque "Bombástico" do semanário gratuito "Ripa Desporto"

O semanário gratuito "Ripa Desporto" começou a ser distribuído na sexta-feira na área da Grande Lisboa e quer ser um jornal sobre todas as modalidades desportivas, afirmou hoje a directora executiva do projecto.
"O objectivo é conseguir transmitir o desporto de uma forma sã, sem as problemáticas que normalmente vendem os diários", disse Sofia Spínola, acrescentando que o jornal quer dar também visibilidade a modalidades que já movimentam muitas pessoas em Portugal e fomentar o desporto junto do seu público.
O projecto editorial, detido pela empresa independente Visuallook — Imagem e Comunicação, foi lançado, numa primeira fase, em Novembro de 2005 com o nome "Ripa na Rapaqueca" (uma expressão que foi popularizada pelo locutor Jorge Perestrelo), com o formato de revista e com um conteúdo editorial só dedicado ao mundo do futebol.
Após um ano de edições, a empresa fez um estudo de opinião e concluiu que a maioria das respostas da sondagem apontavam para a transformação do projecto para um jornal tablóide com conteúdos desportivos mais abrangentes.
"O público quer ter notícias de leitura rápida", referiu Sofia Spínola, destacando que o jornal passa a contar com notícias de várias modalidades, como atletismo, automóveis, ciclismo, basquetebol, vela, ténis, golfe, futsal, artes marciais, entre outras.
O primeiro número do novo jornal, que contou com uma tiragem de 60 mil exemplares, foi distribuído na sexta-feira à tarde em algumas das zonas mais movimentadas da cidade de Lisboa.
O jornal, que é um vespertino, conta com uma equipa de oito distribuidores situados nas zonas do Marquês de Pombal e do Saldanha. Além disso estabeleceu parcerias com alguns quiosques lisboetas.
É também distribuído nos estádios do Sporting e Benfica (nos dias de jogos) e em vários clubes de ténis, golfe e ginástica, abrangendo assim outras localidades da região da Grande Lisboa, como Estoril, Cascais e Belas.
Sofia Spínola garantiu que "mal tenha possibilidade, nomeadamente investimento publicitário, o próximo passo será estar no Porto".
Com uma média inicial de 12 páginas semanais, que será ampliada no futuro para 24 páginas, o jornal conta, neste momento, com uma equipa de três jornalistas fixos e colaboradores nacionais e internacionais (Brasil, Espanha e Inglaterra).
A direcção do semanário é assumida pelo jornalista José Carlos Soares.

PS: Este é um caso paradigmático de como fazer um texto deixando a verdadeira notícias para a última linha. "Bombástico", sem dúvida.

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